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Por que o mundo precisa se preparar para novos apagões cibernéticos

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Parte do mundo parou na manhã desta sexta-feira (19), após uma pane nos sistemas da Microsoft causada por meio de uma plataforma da empresa de cibersegurança CrowdStrike paralisar sistemas de bancos, emissoras de TV, companhias aéreas e até das Olimpíadas de Paris. Segundo a Microsoft, o problema foi resolvido, mas, até as 9h30, afetava mais de 360 aplicativos de seu portfólio.

Alois Reitbauer, estrategista-chefe de IA da Dynatrace, explica que, dada a crescente complexidade dos softwares, todos os desenvolvedores e organizações estão suscetíveis a interrupções. “Quando elas ocorrem, as empresas precisam ter a capacidade de identificar a causa raiz e corrigi-la imediatamente. As abordagens orientadas por IA tornaram-se essenciais para a implementação de operações de TI complexas, pois os processos manuais não conseguem acompanhá-las. Uma abordagem de IA com poder triplo, aproveitando a IA preditiva, causal e generativa, é cada vez mais essencial para ajudar as organizações a oferecer a mais alta disponibilidade e desempenho de software, além de minimizar a interrupção da experiência do usuário final.”

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“Esse incidente destaca a importância de testes rigorosos e atualizações em etapas para agentes EDR. Normalmente, os testes são feitos a cada lançamento e podem levar de dias a semanas, dependendo do tamanho da atualização ou das alterações. Um problema como esse nos lembra como a infraestrutura de TI é frágil e por que a segurança cibernética deve ser integrada de forma nativa ao backup. Uma solução integrada é a única maneira de fornecer proteção completa que permitiria a rápida reversão para o estado de funcionamento”, explica Kevin Reed, Chief Information Security Officer da Acronis.

O que causou o apagão?

Em comunicado, a Microsoft informou que o apagão teve origem em uma falha em seu sistema Azure, plataforma de comunicação em nuvem. Já a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, parceira da Microsoft, explicou que sua ferramenta, a Falcon, que detecta possíveis invasões hackers, teve um problema na atualização (update) de software. A companhia garantiu que o ocorrido não se trata de um ataque.

O presidente-executivo da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou na plataforma de rede social X que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção estava sendo implantada.

Reprodução

A temida Tela Azul, do Windows, foi apenas parte do problema ocorrido nesta sexta-feira (19)

“As consequências podem ser desastrosas, seja no âmbito de perdas financeiras ou reputação da imagem das organizações. Sem contar que apagões como este afetam diretamente o cliente final, causando um impacto não somente para empresas, mas também para usuários. A maioria dos apagões em sistemas são originados por “falhas humanas”. A falta de aplicação de pacotes de correção ou atualização dos sistemas podem ocasionar problemas graves, assim como a falta de rotinas e processos de homologação e salvaguarda. Em caso de crise, o ideal é ter um bom plano de continuidade de negócio. Abranger os sistemas críticos é fundamental para reestabelecer as operações o mais rápido possível. Outra ação, é ter medidas de proteção e detecção de possíveis ataques cibernéticos em massa contra ecossistemas críticos – o que afeta grande parte dos serviços públicos e privados que utilizam da mesma infraestrutura ou serviço com frequência”, afirma Rogério Athayde, CTO da keeggo.

O que disseram as empresas afetadas no Brasil?

Em comunicado, o Bradesco informou que suas equipes estão atuando “para regularização o mais breve possível”. Já a Azul pediu para que os clientes com voos marcados para esta sexta-feira e que ainda não realizaram o check-in cheguem mais cedo ao aeroporto e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia.

Outros apagões globais na história

Ao longo da história, diversos eventos causaram apagões tecnológicos globais, impactando drasticamente a comunicação, os serviços financeiros e a vida das pessoas em todo o mundo.

1983
Grande Apagão de Nova York
Uma tempestade solar atingiu a Terra, causando um surto de voltagem que derrubou sistemas de energia em grande parte do nordeste dos EUA e Canadá. O apagão afetou milhões de pessoas, paralisou o transporte público e causou bilhões de dólares em prejuízos.

2000
Bug do Milênio
O temor de que computadores falhassem com a virada do milênio gerou um frenesi global. Felizmente, o impacto real foi mínimo, mas o evento serve como um lembrete da dependência da sociedade da tecnologia.

2008
Apagão da Internet
Um corte de cabo submarino na Ásia afetou o tráfego de internet em grande parte do mundo por horas. O evento evidenciou a fragilidade da infraestrutura da internet e a necessidade de maior resiliência.

2012
Ataque DDoS à Dyn
Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) de grande escala derrubou sites populares como Amazon, Twitter e PayPal. O ataque destacou a vulnerabilidade dos serviços online a ataques cibernéticos.

2020
Pandemia COVID-19
A pandemia global levou a um aumento exponencial no uso da internet para trabalho, educação e entretenimento. A infraestrutura digital foi testada ao limite, com alguns serviços enfrentando sobrecargas e lentidão.

2023
Apagão global da Microsoft
Uma falha no sistema de nuvem da Microsoft afetou diversos serviços online, como Teams, Outlook e Azure. O apagão causou transtornos para empresas e indivíduos em todo o mundo.

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Forbes Brasil