Posted on

O Ícone dos Espumantes Brasileiros

Ser a referência e um ícone dos espumantes do Brasil sem dúvida é fruto de um trabalho muito árduo e que tem por trás uma história de perseverança, determinação, visão de futuro, audácia, comprometimento e sobretudo uma inquietude de um pesquisador que desejava produzir um espumante de classe a nível dos grandes Champagnes franceses.

Essa história começa em 1976, quando o chileno, engenheiro agrônomo e enólogo Mário Geisse foi contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Nessa época ele também começou a estudar o solo da região e detectou que em Pinto Bandeira havia um terroir muito especial para produção de uvas. Em 1979 fundou a Vinícola Geisse, e logo em 1981 começou a produzir os primeiros ensaios de espumantes que evidenciavam a potencialidade que esse terroir tinha para produzir espumantes. As castas escolhidas foram Pinot Noir e Chardonnay. A safra de 1989 marca a comprovação de capacidade de produção de grandes espumantes a nível mundial onde esses passaram por 12 anos em autólise e em prova demonstravam o brilhantismo do terroir de Pinto Bandeira.

Dentre inúmeros prêmios e referências dos maiores críticos de vinhos do mundo, em 2011 a Master of Wine Jancis Robinson incluiu a Vinícola Geisse em sua lista das 15 vinícolas que ela acreditava que poderiam marcar o futuro do vinho, sendo a Família Geisse a única produtora de espumantes da seleção apresentada pela crítica. No importante evento Wine Future, realizado em Hong Kong, o Cave Geisse Brut foi o único espumante do mundo a fazer parte da lista de 15 vinhos recomendados. O rótulo Cave Geisse Terroir Nature foi único espumante sul-americano a entrar no livro “1001 Vinhos para se Beber Antes de Morrer”.

Mas há algo mais extraordinário que a Família Geisse participou ativamente não só para enobrecer os espumantes, mas para abrilhantar o nome do Brasil no universo do mundo dos vinhos, isso se deu ao encaminhamento da D.O. Altos de Pinto Bandeira, junto as entidades de pesquisa e definições. Desta forma eles deram início à primeira Denominação de Origem do Novo Mundo específica para Espumantes, assim como a de Champagne, na França. Esta D.O. representará os diferenciais de qualidade deste Terroir, identificado por Mário Geisse nos anos 70. E eu Dayane Casal, como verdadeira devora de Baco, eu faço um agradecimento especial ao Mário Geisse, a toda a sua equipe e família pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pelo seu espírito inquieto em fazer sempre o melhor e por elevar o nome da minha pátria BRASIL no mercado vínico mundial.

Convido a todos todos os bacoloves, enófilos, winelovers a degustarem os maravilhosos vinhos espumantes Cave Geisse, tenho certeza que será uma bela experiência vínica e cheia de muito prazer. Abaixo ficam os contatos da Vínicola para você leitor que tiver interesse em fazer um enoturismo ou estabelecer contato comercial. Desejo saúde e boas provas vínicas!

Família Geisse Vinhedos de Terroir
Linha Jansen, s/n – Zona Rural, Pinto Bandeira – RS- Brasil 95717-000
E-MAIL: COMERCIAL@VINICOLAGEISSE.COM.BR
E-MAIL: TURISMO@VINICOLAGEISSE.COM.BR
 WHATSAPP: +55 54 3455.7462 ( Comercial )
 WHATSAPP: +55 54 99696.6791 ( Enoturismo )
https://loja.familiageisse.com.br

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal