Por trás de uma marca de vinhos bem projetada existe uma série de fatores que alicerçam a sua criação. Um dos mais importantes é ter a clareza a que mercado se destina o vinho, para que todos os demais elementos possam está sinergicamente alinhados em sua comunicação. Por outro aspecto não menos importante, a importância do olhar visionário de quem maestra cada passo desde os primeiros esboços de desenhos da sua criação, e tudo que vem posteriormente com a implantação da marca no mercado, seguindo uma sinfonia de etapas até chegar as mãos do consumidor. Neste artigo farei a apresentação da marca de vinhos QURA, e ao mesmo tempo enfatizarei alguns detalhes ao qual acredito serem importantes para a construção de uma marca de vinhos fortes num mercado cada vez mais competitivo e globalizado ao qual estamos no século XXI.
O Nome QURA e a Logomarca

O nome da marca dos vinhos QURA foi elaborada com um genial trocadilho fonético que remete a palavra no português “cura” que no dicionário significa terapia, recuperar a saúde, curativo, solução para algo, processo terapêutico, tratamento, regeneração, restabelecimento da saúde e ato ou efeito de curar. Nesta escolha do nome foi exaltado de forma subjetiva e com excelente intencionalidade, a capacidade especial que o vinho apresenta de ser um aliado à saúde, fato este conhecido desde a antiguidade, para a saúde do corpo e da mente, claro que quando consumido de forma moderada e frequente. A sua logomarca é um desenho de um sol em espiral e tem a inspiração num dos símbolos do antigo Egito, que significa cura.

O Conceito dos Vinhos QURA

Buscando unir paixões o idealizador da marca QURA, o empresário e produtor Mário Rocha, traçou uma estratégia juntando o “vinho e lifestyle” com uma rica proposta de terapia a quem deseja ser “curado”. O conceito da marca é estar presente na vida de uma pessoa em seus mais diferentes contextos de lifestyle. Para explicar o conceito de forma pedagógica, a equipe de marketing criou os 10 Mandamentos da QURA, enfatizando que nos vários momentos o vinho QURA pode estar presente.

Os 10 Mandamentos da QURA :
Comemorar QURA
Desfrutar QURA
Convidar QURA
Degustar QURA
Conviver QURA
Celebrar QURA
Festejar QURA
Seduzir QURA
Sunset QURA
Rosé QURA ?
A Embalagem dos Vinhos QURA
Uma garrafa com um design pensado ao pormenor, de vidro transparente e com um formato extremamente elegante, o vedante é um outro detalhe importante, pois além de ser charmoso contribui com a outra função que a embalagem dos vinhos QURA se propõe que é executar um papel na sustentabilidade, podendo ser reaproveitadas com os mais diferentes tipos de bebidas após o consumo dos vinhos.


Outro aspecto que vale a pena mencionar é a proposta da marca na possibilidade de personalização dos rótulos das garrafas, de forma fácil e sem exigência de quantidades mínimas de compras. Portanto se o cliente desejar fazer rótulos diferentes ou dar um mimo a alguém com uma garrafa estilosa pode criar o seu rótulo personalizado e a empresa ainda proporciona a possibilidade de efetuar a entrega conforme o cliente deseje.
Os Vinhos QURA
Os primeiros vinhos com a marca QURA a serem lançados no mercado são o QURA branco 2024 e o QURA rosé 2024, ambos blends especiais com as castas típicas do Vale do Douro em Portugal, onde são produzidos a partir de parcelas de vinhedos em altitude.

O vinho QURA branco 2024 é produzido com as castas Gouveio, Viosinho, Rabigato, parte do lote (cerca de 20%) estagiou por de 3 meses em barricas de carvalho, apresenta o teor alcoólico de 12,5%, em boca se apresenta com uma bela frescura, mineralidade e uma discreta complexidade. No nariz aromas florais e de frutas, com ligeiros laivos de aromas de tosta.
O QURA rosé 2024 é produzido a partir do blend das castas Roriz (60%), Tinto cão(30%) e Touriga Nacional (10%), com parcial estágio de lote em barricas de 500L, apresenta o teor alcoólico de 12,5%, com aromas que vão da frescura das frutas vermelhas a discretos nuances de especiarias. Um vinho fresco que acompanha qualquer bom momento ao lado dos amigos e família.
Presença nos Canais Digitais
Um dos primeiros passos que da marca QURA realizou foi criar o seu perfil @qurawine nos canais digitais como uma importante forma de comunicação com o seu público. Este meio para dar a conhecer a sua marca, o seu conceito e seus incontáveis detalhes diferenciadores, mesmo antes do seu lançamento. Na atualidade é fator indissociável de uma marca está presente nos mais diferentes meios digitais, pois é a vitrine “a montra” dos tempos modernos. Se posicionar de forma profissional e intencional nestes veículos de comunicação contribui para maior alcance da marca, do que ela quer transmitir ao mercado e acaba por se tornar uma rápida fonte de consulta e comunicação com o consumidor. O site da marca www.qurawine.com também já está no ar com todas as informações para o mercado consumidor.



Os Bacos Responsáveis pelo Projeto QURA
Jorge Alves dispensa apresentações, um dos enólogos portugueses mais respeitados a nível nacional e internacional, percorreu uma brilhante carreira que se iniciou com o licenciamento em Engenharia Agronómica pelo Instituto Politécnico de Bragança e Pós-Graduado em Enologia pela Universidade Católica do Porto. Desde então imergiu completamente no universo do vinho, construindo história em muitos projetos reconhecidos pela grande qualidade dos seus vinhos. Na atualidade aceitou honrosamente o desafio efetuado pelo Mário Rocha em desenhar em conjunto os vinhos do projeto QURA, imprimindo qualidade absoluta, algo que está expresso em seu DNA profissional em tudo que faz.

Pedro Alves um dos jovens enólogos brilhantes portugueses, tem se dedicado a construir a sua carreira primando por cada passo em fazer o seu melhor. Dono de uma enorme simpatia e carisma, características herdadas do seu pai, Jorge Alves e da sua mãe Ana Mota. Também participa ativamente na elaboração dos vinhos QURA.
O Visionário Autor do Projeto QURA

Detentor de uma grande visão empresarial em múltiplos mercados e também um verdadeiro amante de vinhos, Mário Rocha é o cérebro e o produtor dos vinhos QURA. Ele iniciou a sua trajetória profissional no mobiliário em território português há mais de 20 anos, seus mobiliários são cheios de requintados detalhes de designes, levando a sua marca ANTARTE e o nome de Portugal para os mais diversos países pelo mundo. Sua paixão pelo vinho é algo antigo, já tendo construído um projeto ousado e cheio de design e riqueza em artes no Crato no Alto Alentejo, denominado Herdade da Rocha. Neste novo investimento Mário Rocha propõe um conceito diferenciador, se comunicando com um público que deseja degustar vinhos nos mais diferentes aspectos de uma vida rica de um lifestyle, e que tem uma preocupação com a sustentabilidade dos recursos naturais.
O Evento de Lançamento da Marca QURA
Nesta última terça dia 29 de abril foi o lançamento oficial da marca de vinhos QURA, o local escolhido foi o Hotel Pestana Palácio do Freixo, local icônico pela sua arquitetura, história e glamour. O evento contou a participação da família Rocha, de amigos do anfitrião, esses vários empresários de diversos setores da sociedade, da imprensa e de agentes de setor dos vinhos. Uma cerimônia bonita e simbólica de apresentação da marca, do conceito, das embalagens foi realizada num dos lindos salões do Palácio. Houveram as falas do próprio idealizador de tudo, Mário Rocha, ao qual agradeceu sempre ao apoio da família em seus desafiantes projetos, também do enólogo Jorge Alves onde explicou o conceito dos néctares QURA, e o responsável pelo setor de marketing do projeto, que durante o seu discurso colocou no ar o site dos vinhos QURA, enfatizando os detalhes para se obter mais informações sobre o projeto.




Após a cerimônia de apresentação todos foram convidados para irem ao belo jardim do Palácio de frente ao rio Douro, com um fim de tarde muito agradável para assim degustar os vinhos QURA, num ambiente de lifestyle que fechou com chave de ouro a apresentação do conceito da marca dos vinhos QURA.












Finalizo esta apresentação de mais um projeto de sucesso da família Rocha, mostrando alguns detalhe que fazem parte da composição de uma criação de uma marca de vinhos elaborada com muitas nuances de detalhes e que trabalha dentro do setor de forma profissional e rica de muita paixão e amor à cultura vínica, enfatizando que o vinho deve está sempre presente na vida das pessoas dos mais jovens aos mais experientes. Desejo muito sucesso e que o exemplo dos vinhos QURA possam inspirar produtores a se profissionalizarem dentro do mercado dos vinhos, trabalhando as suas imagens de marca, acrescentando muito mais valor percebido pelos seus produtos.
Boas Provas Ricas de QURA e SAÚDE !!!
-
Cursos
“FALANDO EM VINHOS…..”
R$ 39,90 ou em 10x de R$ 3,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
A arte da harmonização
R$ 29,90 ou em 10x de R$ 2,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
Curso Mitologia do Vinho
R$ 597,00 ou em 10x de R$ 59,70[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso