Posted on

Harmonização – Rabanada e Vinho

As deliciosas rabanadas marcam presença em quase todas as mesas de Natal, elas podem ser fritas ou assadas, servidas de forma simples ou adicionadas caldas de diversos sabores, na Inglaterra são chamadas de Eggy Bread, nos Estados Unidos de French Toast e na França de Pain Perdu. O interessante desta delicatéssen é a sua simplicidade e que em sua história está marcada por ser um alimento produzido a partir do aproveitamento do pão dormido, e que antigamente eram dadas para mulheres após o parto, pois acreditava-se que as rabanadas potencializavam a produção do leite materno. Histórias ou lendas não se sabe bem, o certo é que são deliciosas e que fazem parte da cultura e tradição de muitos lares nesta época do Natal.

Rabanadas podem ser harmonizadas com alguns estilos diferentes de vinhos dependendo como são confeccionadas ou servidas. Se elas forem servidas de formas simples sem caldas casam bem com um bom Espumante. Já as rabanadas servidas com calda de laranja uma boa sugestão é um cálice de um excelente vinho Madeira. As que são servidas com calda de vinho do Porto fazem um excelente pairing com um bom vinho do Porto. Há também quem sirva as suas rabanadas com uma bola de sorvete e para essa harmonização um bom Ice Wine, o vinho do gelo faz um belo casamento.

Desejo à você leitor, que o seu Natal seja rico em aromas e sabores e que possas aproveitar a ocasião para experimentar novas sensações olfativas e gustativas enogastronômicas.
Saúde!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal