Posted on

Harmonização – Chester e Vinho

O Chester aparece sempre na época festiva do Natal dos brasileiros e brilha como o prato principal da ceia em muitos lares, geralmente é assado inteiro e servido com a pele completamente dourada em uma linda bandeja decorada compondo uma bela mesa de Natal junto de inúmeras outras iguarias e claro ao lado de um bom vinho.

Esta ave possui carne leve, delicada e macia e geralmente começa a ser preparada com uma certa antecedência onde é colocada para marinar em “vinha d’alho” por cerca de 2 a 3 dias antes do Chester ser assado inteiro. Durante esse tempo todos os temperos, ervas e especiarias tendem a serem incorporados nos músculos, afinando ainda mais essa delicatéssen gastronômica tão apreciada no Brasil e que para muitos é muito mais gostoso devido ter a carne mais suculenta comparada ao seu concorrente o Perú. Geralmente o Chester é servido acompanhado de arroz com frutas secas, farofa com amêndoas torradas e um delicioso salpicão.

Para criar um casamento perfeito com essa delícia natalícia a escolha de um bom vinho é necessário, e para harmonizar um Chester servido de forma tradicional assado é indispensável observar algumas condições como a analogia de cores e sabores, a carne clara desta ave já predispõe um vinho claro, os condimentos que são utilizados para marinar essa ave podem lhe conferirem mais algumas informações gastronômica interessantes, portanto deixo-vos duas opções de escolhas de vinhos. A primeira um vinho branco de corpo médio, boa acidez, aromas e sabores elegantes, podendo ter ou não leve passagem em barrica como um Pouilly-Fumé ou um Arinto da Bairrada. Como segunda sugestão um vinho rosé de bom corpo, ótima acidez e com riqueza de sabores e aromas, com alguma passagem em barrica conferindo algumas notas delicadas, como os vinhos Phenomena e o Rosa Celeste.

Desejo uma excelente noite de Natal à você leitor e que não falte em sua mesa a harmonia de uma boa enogastronomia.
Saúde!

*Curiosidades Sobre o Chester*

Essa ave não recebe esse nome devido a sua espécie e sim devido ser uma marca registrada, a marca Chester®. Sua história é bem interessante e curiosa pois nasce fruto de um trabalho de uma empresa brasileira especialista em criação de animais querer se diferenciar no mercado que até então só se tinha o Perú como produto para venda na época do Natal. A empresa a partir de 11 tipos de linhagens de aves escocesas efetuou através do trabalho de melhoramento genético criterioso uma seleção de marcadores moleculares, que caracterizavam as qualidades que desejavam para se chegar ao produto final, que possui inúmeras vantagens frente aos concorrentes ao qual se destaca a disposição muscular de 70% do peso da ave estar distribuído no peito e nas coxas comparado a um outro frango que possui somente 40%, a precocidade de idade e peso para o abate também é algo importante a se destacar.

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal