Posted on

Dia da Pizza: corredores podem usar a desculpa do famoso carb loading

Se existe uma desculpa oficial para comer pizza sem culpa, é essa: carb loading. E o Dia da Pizza, comemorado hoje, 10 de julho, é mais um bom motivo para prestigiar a redonda, especialmente por quem vai encarar um longão no fim de semana.

Confesso: adoro pizza, mas quase sempre como com culpa, principalmente em véspera de prova (já estou pensando nos 21k da Asics Golden Run, no domingo). Até acredito que a teoria de caprichar nos carboidratos faz sentido para ajudar a garantir energia extra. Mas será que pizza entra nessa conta?

Segundo a nutricionista esportiva Roberta Lima, embaixadora da Maratona do Rio, dá pra comer sim, desde que sejam escolhas mais conscientes. “Olha, pizza não é exatamente o alimento mais indicado quando o objetivo é otimizar o carb loading. Mas se for abrir essa exceção, vale planejar bem: prefira uma massa de fermentação natural, que costuma ter uma farinha de qualidade melhor e, por isso, é mais leve e digere mais fácil”, ensina. 

A cobertura também faz toda diferença para não transformar a pizza em armadilha. “Priorize toppings mais leves, como tomate, rúcula, cogumelos ou um frango desfiado se quiser uma proteína a mais. Recomendo evitar queijos muito gordurosos, embutidos como calabresa, pepperoni, presunto. Molhos muito pesados, tipo quatro queijos, também atrapalham. Quanto mais simples, melhor”, reforça.

E borda recheada, nem pensar: “A borda recheada dobra o valor calórico da pizza e, geralmente, é feita com mais queijo, catupiry, chocolate… São calorias e gordura a mais que a gente não precisa na véspera da prova ou de um longão”.

Continua após a publicidade

No fim das contas, está liberada a pizza para os corredores, mas fica o recado: “Se a gente olhar a composição, a pizza tem, na prática, mais gordura do que carboidrato de qualidade. E isso pode atrapalhar porque a gordura aumenta a saciedade e faz a pessoa comer menos carboidrato do que deveria. Por isso, massas, arroz, batata, aipim, acabam sendo opções mais eficientes na véspera de prova”.

A própria Roberta admite que é do time que não abre mão da pizza, desde que com uma boa dose de equilíbrio. “Adoro pizza e acredito muito que tudo pode entrar no planejamento, desde que não seja rotina. Uma marguerita, com molho de tomate, manjericão fresco e uma boa massa de fermentação natural é a minha preferida”.

No Rio, opções não faltam: das redondas clássicas da Bráz, passando pelas napolitanas do Ella Pizzaria até as pizzas artesanais do Ferro e Farinha, tem endereço para todos os gostos. E quem quiser se inspirar, vale conferir a lista especial da Veja Rio para celebrar em grande estilo.

Continua após a publicidade

5 dicas da nutri: pizza sem sabotar a corrida

1. Vá de massa leve
Fermentação natural e integral facilitam a digestão

2. Esqueça a borda recheada
Mais gordura, mais calorias e nenhum benefício.

3. Toppings inteligentes
Prefira tomate, rúcula, cogumelos, frango magro.

Continua após a publicidade

4. Diga não a embutidos e molhos pesados
Calabresa, pepperoni e quatro queijos podem pesar

5. Uma ou duas fatias bastam
Mais que isso, só atrapalha. O segredo é moderação

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO