Posted on

Com Tecnologia da Dupla Poda, Grupo Góes Cria Nova Vinícola para Focar Só em Rótulos Premium

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Uma das mais tradicionais famílias do vinho no Brasil está de olhos atentos no segmento de rótulos finos. O Grupo Goés, já na quinta geração de produção da bebida no interior de São Paulo, acaba de lançar uma nova vinícola dedicada exclusivamente ao seu portfólio premium, com foco nos vinhos de inverno: a Philosophia Terroirs de Expressão.

O movimento, que se expande a partir do sucesso de rótulos como o premiado Philosophia Cabernet Franc safra 2014, quer posicionar o trabalho de mais de duas décadas da empresa no desenvolvimento de vinhos de alta gama e dialogar com um consumidor cada vez mais exigente.

“A nova vinícola nasce com o objetivo de posicionar a evolução do nosso trabalho e trazer mais clareza na comunicação das diferentes propostas de valor de cada marca do grupo”, explica Luciano Lopreto, Diretor Comercial do Grupo Góes. Segundo ele, a iniciativa é uma resposta direta a uma mudança no perfil de quem consome vinho: “O consumidor brasileiro está descobrindo o valor do vinho nacional de qualidade. Há um orgulho crescente em consumir rótulos premium feitos aqui, especialmente quando expressam origem”.

Nessa aposta, a Philosophia projeta quintuplicar o faturamento de seus rótulos premium nos próximos três anos e chegar a mil pontos de venda em 12 estados brasileiros até o fim de 2026. O investimento para chegar a esse patamar, no entanto, não é de agora. Com a Vinícola Góes já consolidada na produção de vinhos de mesa (são 6 milhões de litros por ano), o grupo olha para o segmento de vinhos finos desde 2001, e já apontou um total de R$ 23 milhões em pesquisa e desenvolvimento na categoria.

Ricardo D’Angelo

Fábio, Claudio e João Góes, quarta e quinta gerações da vinícola da família

Agora, a nova marca coexistirá com a tradicional Vinícola Góes, mas com focos distintos. Enquanto a Vinícola Góes segue forte com seu público tradicional, a Philosophia chega para dialogar com um “consumidor entusiasta, que busca fugir do óbvio”, define Lopreto, com vinhos especiais em pequenos volumes. Na prática, as propostas se complementam, reforçando o valor do grupo em diferentes segmentos.

A Philosophia Terroirs de Expressão já nasce com 13 rótulos, muitos deles elaborados com a técnica da dupla poda, que permite a colheita das uvas no inverno e resulta em vinhos de “notável concentração aromática e equilíbrio”, explica o enólogo Fábio Góes. O portfólio da nova vinícola aposta na exploração dos terroirs, com uvas cultivadas em regiões que vêm se destacando nas safras de inverno – como Divinolândia, Itobi e São Roque (SP), além do sul de Minas Gerais. O plano é expandir essa origem nos próximos meses para áreas como Espírito Santo do Pinhal, Brasília, Rio de Janeiro e Bahia.

Os investimentos também se estendem à estrutura física da marca. A novidade inclui a inauguração de uma sede produtiva e de enoturismo em São Roque, a 70 quilômetros da capital, com a oferta de experiências aos visitantes.

Para o futuro, a visão é otimista. “Vivemos um grande momento da história do vinho brasileiro. Se olharmos para o consumo per capita, que ainda é baixo, e para o mercado internacional cada vez mais aberto ao novo, vemos um futuro muito promissor”, finaliza Lopreto.

O post Com Tecnologia da Dupla Poda, Grupo Góes Cria Nova Vinícola para Focar Só em Rótulos Premium apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte:

Notícias e Conteúdos sobre vinhos na Forbes Brasil