Prepare seu caneco, um dos momentos mais aguardados do calendário etílico carioca vai começar. De quinta (11) a domingo (14), o Mondial de la Bière, maior festival de cervejas artesanais do Brasil, toma conta do Píer Mauá, com a promessa de realizar a edição mais impactante de sua história. Os armazéns 3, 4 e 5 terão muito mais que torneiras de chope, com shows simultâneos em três palcos, além de apresentações de humor. Atendendo a pedidos dos frequentadores, o evento vai contar, pela primeira vez, com uma área de recreação infantil. Ao todo, serão mais de 1 500 rótulos nacionais e internacionais, entre lançamentos exclusivos e clássicos consagrados. Sob nova gestão e com patrocínio master da espanhola Estrella Galicia, a empreitada dá início a uma nova fase, que amplia sua proposta original, prometendo atrair mais de 50 000 pessoas — 60% a mais que em 2024 — e movimentando 13 milhões de reais. “A ideia é deixar de ser apenas um evento de cerveja para nos tornarmos uma potente atração cultural”, resume Gabriel Pulcino, CEO do festival, acrescentando que trezentas marcas quiseram se unir à celebração.
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Nascido no Canadá, há 31 anos, o Mondial de La Bière aterrissou no Rio em 2013 e vem crescendo ano a ano. Além da área para distrair a criançada, outra novidade é o open beer, disponível no ingresso experiência, à venda por 350 reais — a entrada parte de 110 reais. A modalidade VIP garante uma degustação de sete rótulos, copo térmico, acesso sem fila e lounges para descansar. Entre as atrações musicais, Toni Garrido, Moacyr Luz & Samba do Trabalhador, tributos a Pearl Jam e Legião Urbana e festas como o Baile do Saddam.
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No sábado (13) e no domingo (14), Paulinho Serra vai apresentar seu stand-up comedy. “O público é muito diverso, por isso vamos oferecer mais de trezentos estilos de cerveja e a trilha sonora irá do samba ao rock e do funk ao pagode”, comenta Pulcino, adiantando que a proposta de imersão se reflete em detalhes como o tamanho das doses de degustação — com opções de 100 mililitros — que permitem experimentar uma variedade maior de rótulos sem onerar os fabricantes parceiros. “Queremos transformar o visitante em protagonista, com ativações sensoriais de aromas, sabores e texturas. É tipo um parque temático da cerveja”, explica o CEO.

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Um dos pontos altos desta edição será a presença de onze cervejarias gaúchas, a exemplo da Farol, Rasen Bier e Santa Madre. O convite teve caráter simbólico após um ano desafiador para o setor, que sofreu as consequências das enchentes que assolaram o estado. “O Rio Grande do Sul é precursor da cerveja artesanal no Brasil e viveu meses muito difíceis. O Mondial sempre buscou apoiar produtores em momentos de crise, seja com campanhas solidárias ou oferecendo visibilidade dentro da festa, como faremos agora”, destaca Pulcino, calculando que três milhões de pessoas são impactadas direta e indiretamente pelo festival, ao somar mídia, público e ativações digitais. “O Mondial de la Bière fortalece a imagem do Rio como um destino plural, mesclando cultura, negócios e lazer em um só lugar”, aponta Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

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Há também espaço para a competição e a inovação no mundo cervejeiro. O MBeer Contest, considerado o “Oscar” da bebida, e o Desafio Mondial, em que rótulos são desenvolvidos em cocriação com o público, seguem na programação. Observador atento desde o início, o sommelier José Padilha, mestre em estilos e especialista do Supermercado Zona Sul, recomenda atenção especial aos lançamentos da linha Ana Bierhaus, da fluminense Denker, detentora de duas medalhas de ouro no Brasil Beer Cup, além da presença da belga De Halve Maan, com clássicos como a Brugse Zot Blond Ale. “O Píer Mauá, com o Boulevard Olímpico, a Baía de Guanabara ao fundo e museus no entorno, transforma o Mondial em um motivo a mais para visitar o Rio. Não à toa, se tornou a maior festa da cerveja da América Latina”, ressalta.
A sommelière Francesca Sanci ressalta que o encontro vai muito além da bebida, reunindo de grandes grupos a pequenos produtores com ativações criativas. “Já vi sorvete de cerveja, drinques e até espuma de gengibre em cima do chope”. O Carnaval dos cervejeiros vai começar.
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