Posted on

As trufas ganham a mesa carioca

Antes restritas a um público seleto, até pelo valor, as trufas parecem ter caído no gosto dos cariocas. É o que observa o chef Elia Schramm, que mais um ano apresenta um menu feito com a iguaria no Babbo Osteria, com direito a entradas, pratos principais e, acredite, até sobremesa.

O fungo subterrâneo em forma de tubérculo cresce em simbiose com as raízes de determinadas árvores. Por não serem encontradas em muitos lugares, as trufas tem um alto valor de mercado, o que torna seu consumo um momento especial. Mas nem por isso o número de pessoas dispostas a pagar mais caro para experimentá-las deixou de expandir.

Trufas negras no Babbo Osteria
Elia Schramm criou seis opções de pratos com a iguaria para este anoTavinhu Furtado/Veja Rio

+ Brasileiros de olho na verdadeira pizza napolitana

“O azeite trufado ajudou a popularizar a trufa e despertou a curiosidade do público, mas ao mesmo tempo criou uma expectativa de aroma muito forte por ser aromatizado artificialmente que, às vezes, prejudica a percepção da trufa verdadeira”, explica o chef.

Continua após a publicidade

Mas Elia destaca que o sabor da trufa fresca é mais complexo e autêntico e acredita que os comensais ao experimentarem entenderão o toque especial que ela dá nas receitas. Este ano elas acompanham polenta cremosa e carpaccio de vieiras canadenses como opções de entrada no Babbo; Cacio Pepe, Tortelli recheado de burrata e Filé Mignon com foie gras brülée de principais; além da combinação surpreendente com a Tarta Basca com mel trufado.

A expectativa é repetir o sucesso do ano passado e servir cerca de 4 kg de trufas negras no menu especial. E se levar em consideração a aceitação nos primeiros dias do menu sazonal o sucesso está garantido. O Babbo Osteria fica na Rua Barão da Torre, 632, em Ipanema.

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO