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Uma das primeiras lembranças de Agustina Hobbs é caminhar de mãos dadas com seu pai, o renomado enólogo internacional Paul Hobbs, em um vinhedo na Argentina, aos quatro anos de idade. Dois anos depois, ela estava com ele em uma adega e caiu acidentalmente em um tanque cheio de uvas recém-colhidas. Quando o pai correu para resgatá-la, ela olhou para ele com um grande sorriso, lambendo o suco doce das uvas dos lábios e dos dedos.
Diante de uma infância em que, literalmente, cresceu cercada pelo universo do vinho, não é surpresa que Agustina tenha decidido se formar em viticultura e enologia pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos. A partir daí, trabalhou como estagiária de colheita em vinícolas na Europa e na América do Sul, além de atuar em vendas no Japão e em Hong Kong, antes de retornar a Nova York, onde passou sete anos vendendo vinhos para diferentes distribuidoras.
“Foi então que meu pai me apresentou uma oportunidade única: criar uma marca de vinhos de pai e filha, feita a partir de blocos especiais da nossa propriedade Nathan Coombs Estate, localizada em Napa Valley”, disse em uma entrevista à Forbes. “A chance de criar um vinho e levá-lo ao mercado foi um desafio que me empolgou desde o início.”
Após três anos de trabalho intenso, que incluíram a colheita das uvas no outono de 2022, fermentação e envelhecimento do vinho por 18 meses, além da finalização do blend, a nova marca de Agustina foi lançada ontem (1). “Gosto de pensar nela como um novo estilo de Cabernet Sauvignon de Napa Valley, fresco, vibrante e elegante, mas ainda com potencial de guarda”, afirmou. “Decidimos chamá-la de ‘ALH’, que são as minhas iniciais, pois meu pai me incentivou a fazer deste projeto algo verdadeiramente meu.”
Produzindo Cabernet em clima mais fresco
Um dos motivos que permitem a Agustina criar um estilo mais leve e fresco de Cabernet Sauvignon de Napa Valley é que a sub-região Coombsville, onde está a vinícola, é uma das mais frias da área.
Localizada ao sul da cidade de Napa, ela recebe mais brisas refrescantes vindas da Baía de San Pablo do que outras regiões do vale. Isso resulta em uvas que costumam amadurecer mais lentamente, o que permite o pleno desenvolvimento de sabores sem perder a acidez natural.
Agustina Hobbs, a enóloga
As manhã de julho na vinícola são acompanhadas de uma neblina e uma brisa fria, vindas da baía, e são comuns no sul de Napa Valley durante o verão, mas geralmente se dissipa ao meio-dia. É parte do motivo pelo qual as uvas se mantêm tão frescas, mas ainda assim desenvolvem sabores intensos e complexos.
“Esta propriedade é chamada de Nathan Coombs Estate, nomeada em homenagem ao fundador histórico da cidade de Napa”, anunciou Paul. “Eu a comprei em 2012, e ela possui um relevo ondulado com diferentes blocos de solo, exposições e inclinações variadas.”
Dois desses blocos foram os que Paul cedeu a Agustina para que ela pudesse produzir seu primeiro vinho, o ALH. “Quis criar uma seleção especial para a Agustina, que fosse só dela, para que pudesse exercer sua criatividade tanto na viticultura quanto na vinificação”, explicou.
Considerando que Paul Hobbs fundou sua primeira vinícola sozinho, é compreensível que desejasse que a filha também construísse sua trajetória por mérito próprio. No entanto, Paul não é dono apenas de uma vinícola; ele possui ou está envolvido com outras seis ao redor do mundo, incluindo Argentina, França, Armênia, Espanha e Nova York.

O vinho ALH harmoniza com diversos alimentos, graças ao seu estilo fresco e acidez vibrante
Além disso, ele atua como consultor internacional de vinhos, já produziu dez rótulos que receberam pontuação máxima (100 pontos) e foi chamado de “o Steve Jobs do Vinho” pela Forbes em 2013. Com esse nível de expertise em enologia, seria difícil para um pai não dar conselhos à filha.
Mesmo assim, Paul afirma estar tentando adotar uma postura de “não interferência”, e Agustina concorda. “Recorro a ele quando tenho dúvidas, mas fora isso, ele me incentiva a tomar minhas próprias decisões”, afirma ela.
Um dos blocos do vinhedo tem uma composição especial, com solos haire loam, argila e solo vulcânico e inclinação de 20%. Agustina explica que as uvas são certificadas como sustentáveis pelo selo Napa Green, colhidas manualmente e transportadas para a vinícola Paul Hobbs, no condado de Sonoma, onde passam pela fermentação com leveduras nativas (naturais).
“Após a fermentação, envelhecemos o vinho por 18 meses em barris de carvalho francês, sendo 29% novos. O blend final leva 90% de cabernet sauvignon, 7% de merlot e 3% de cabernet franc, e o engarrafamento é feito sem filtragem”, afirma.
Degustando o Cabernet Sauvignon ALH
A cor do vinho ALH é um rubi escuro e cintilante, com aromas de ameixa fresca, cassis, violetas e um toque de ervas complexas. No paladar, é aveludado e refinado, com notas de cereja negra, chocolate mocha e grafite, finalizando com elegância e persistência. É um vinho que harmoniza bem com alimentos, graças ao seu estilo fresco e acidez vibrante.
“Os jovens estão explorando mais a culinária internacional, e acho que este vinho combina bem com várias cozinhas”, disse Agustina. “Experimentei com amigos uma harmonização com berinjela grelhada, baba ganoush e feijões. Foi uma excelente combinação, porque os sabores realçaram as notas de frutas negras e azuis do vinho, e a acidez refrescava o paladar entre uma mordida e outra”, contou.
Agustina também mencionou que o vinho combina muito bem com a culinária coreana e japonesa, pois os sabores umami dos pratos ressaltam as notas frutadas e herbais do vinho. “Mas, como cresci na Argentina, não posso deixar de mencionar como o cabernet sauvignon combina incrivelmente com um bom bife grelhado, legumes assados e provoleta, o famoso queijo derretido argentino”, disse, sorrindo.
Lançamento da nova marca ALH
O novo vinho ALH será lançado em seis mercados estratégicos dos Estados Unidos a partir deste mês. Agustina fará uma turnê para contar sua história e apresentar o novo rótulo. O ALH Cabernet Sauvignon safra 2022 será lançado a US$ 75 (R$ 416,25 na cotação atual) por garrafa e estará disponível em restaurantes, lojas especializadas e no site alhwines.com.
O vinho será embalado de forma sustentável em uma garrafa leve e terá um rótulo com design laranja-avermelhado sobre fundo creme retangular. Ao observar de perto, o rótulo revela o nome em alto-relevo: “ALH – Coombsville Cabernet Sauvignon Napa Valley”.
“Trabalhamos com o designer gráfico Michael McDermott para criar o rótulo. Eu queria um design moderno e minimalista, que comunicasse o fato de que este é um vinho contemporâneo, que desafia limites. A tipografia em alto-relevo revela-se sutilmente com a luz, despertando a curiosidade de quem observa”, explicou Agustina.
* Liz Thach é colaboradora da Forbes EUA, onde escreve sobre vinhos, marketing e histórias sobre estilo de vida vinícola.
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