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A Realidade do Atual Mundo dos Vinhos

Ao que temos de dados históricos-científicos se passaram oito mil anos da presença do vinho na vida dos seres humanos, e chega ao século XXI transpondo incontáveis momentos históricos através de várias civilizações com muita resiliência. Durante toda a história do vinho ocorreram diversas evoluções desde a forma de cultivo da Vitis, a vinificação, as embalagens de transporte, como era servido e consumido, o público que o bebia e o que as pessoas pensavam sobre o vinho.

O fato é que estamos vivendo tempos onde a evolução de tudo está acontecendo muito mais rapidamente, as disrupturas em diversos setores tem ocorrido de forma extremamente aceleradas e por vezes as novas tecnologia tem deixado muitas empresas e até setores inteiros incrédulos no que estão vendo, por estarem tentando lutar contra algo que já está estabelecido. Um exemplo histórico que podemos correlacionar isso sendo em outro setor, foi quando a luz elétrica foi consolidada através das teorias de Thomas Edison no fim do século XIX. Muitos relutaram, mas passado todo esse tempo chega a ser engraçado olharmos como muitos não conseguiam perceber a chegada de novos tempos e as possibilidades que a eletricidade iria proporcionar aos seres humanos. O objetivo deste texto é expor alguns assuntos dentro do setor dos vinhos que observo como realidade de um novo momento que estamos vivenciando dentro da cadeia produtiva e de consumo como um todo.

A Viticultura do Século XXI

Detalhes de como melhor produzir a Vitis foram marcados por diversos momentos, tendo tidos incrementos significativos de qualidade de manejo desde os romanos. Os monges franceses também participaram de forma exemplar em estudar, em identificar, em catalogar e em selecionar as melhores plantas, e muitos dos ensinamentos deles foram fundamentais para a evolução e percepção do comportamento da Vitis. Já agora no século XXI temos um arsenal de recursos modernos desde selecionar e reproduzir as melhores plantas de forma molecular, identificando as melhores características seja na resistência a doenças, tipos de solos e climas, detalhes da composição da uva para cada estilo de vinho. No manejo dos vinhedos os recursos também evoluíram de forma impressionante, com diversos recursos para facilitar o controle, a produção, o manejo e a capacidade produtiva das Vitis em cada canto do globo onde se produz Vitis para a produção de vinho. Alguns exemplos são as mini estações meteriológicas já vistas em muitos produtores, os tratores modernos controlados por satélite, os robôs de uso agrícola, os drones, os produtos agrícolas usados na atualidade, as técnicas laboratoriais modernas para análises do solo, dos bagos das uvas e até de rastreio de doenças das Vitis. Tudo isso somado tende a ter um incremento na produtividade por área plantada, só ficando de fora as questões dos intempéries da natureza um problema que pode a comprometer safras.

A Enologia do Século XXI

A enologia teve incrementos significativos após os estudos da fermentação alcoólica por Lavoisier, Gay-Lussac e Louis Pasteur, e muito destes ensinamentos são usados até a atualidade. Mas a realidade da era em que estamos imersos são a quantidade de recursos que os enólogos possuem para exercerem a sua arte e produzirem grandes vinhos, com qualidade, com responsabilidade e sobretudo mantendo a essência do que é este fantástico néctar milenar, o vinho sendo vinho. Muitas pesquisas de ponta em cada fase do processo da produção dos vinhos vem sendo desenvolvidas há muito tempo, com detalhes significativos e importantes para o melhor direcionamento do técnico do que fazer e usar em cada momento. Seleção das melhores estirpes de leveduras, modernos produtos enológicos, equipamentos com detalhes que incrementam qualidade como controle de temperaturas e pH, robôs que pisam a uva, prensas com alta tecnologia, uso de gases inertes, inúmeros tipos de recipientes que hoje vemos nas adegas a estagiarem os vinhos e também utilizados para a fermentação. Além das análises organolépticas cada vez mais profissionais, as análises laboratoriais para acompanhar cada estágio do vinho tem sido belos recursos da era moderna utilizados pelos Bacos do século XXI.

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O Consumidor de Vinho do Século XXI

Pelos dados da OIV(2024) mais da metade do consumo de vinho deste ano se concentrou em 6 países, Estados Unidos(15,5%), França(10,7%), Itália(10,4%), Alemanha(8,3%), Reino Unido(5,9%) e Espanha(4,6%) que somados chegam a 55,5% do consumo global dos vinhos. Este dado evidencia como ainda está concentrado esta população de consumidores dentro do cenário globalizado que vivemos. O Estados Unidos tido como um “jovem país produtor e consumidor de vinho” desponta no consumo e pode ser uma boa referência do que está acontecendo na atualidade.

Temos visto imensos problemas de grandes estoques de vinhos nas adegas das principais regiões vitivinícolas sobretudo europeias e a reclamação é generalizada da diminuição das vendas e do consumo de vinhos, fatos esses comprovados também pelos dados da OIV que mostram um decréscimo de consumo. Quando analisamos por um prisma mais global há imensos fatores que somados tem levado a este triste cenário, mas neste momento vou salientar só um que cabe neste momento, a identificação correta do consumidor de vinho no século XXI. Quem conhece um pouco sobre negócios e marketing sabe bem que existe uma máxima. Para você vender qualquer coisa, não basta você conhecer o seu produto, você tem que conhecer a fundo sobre pessoas, pois só dominando o comportamento atual do consumidor do XXI, os produtores de vinho conseguirão efetivar as vendas dos mesmos.

E afinal quem é o consumidor do século XXI ?
Um consumidor com mais acesso a recursos tecnológicos, um consumidor que não está muito preocupado com regras tradicionais, um consumidor que gosta de viver e sentir novas experiências, um consumidor que valoriza a facilidade de acesso, um consumidor que gosta de comunicação facilitada e sem eloquência, um consumidor com mais preocupação com a saúde, são alguns detalhes importantes de serem entendidos para a produção e para a comunicação do setor dos vinhos os sensibilizem em colocar o vinho como parte integrante das suas vidas cotidianamente.

As Novas Formas de Comercializar Vinho no Século XXI

Quando me refiro as novas formas de comercializar o vinho na atualidade pode-se levar em consideração diversos aspectos como uso de tecnologias de novos canais de venda digitais, assim como novas embalagens e rótulos apelativos ao consumidor da atualidade, o acesso ao vinho de forma mais facilitada e a aberturas de novas frentes de mercados ainda poucos explorados são alguns detalhes que podem parecer óbvios, mas que não estão de fato sendo percebido pela grande maioria do setor dos vinhos.

O mundo digital passou por grandes evoluções em curto tempo, antes quando era referido a venda no digital só se pensava em e-commerces, mas na atualidade há incontáveis formas de comercialização de produtos como o vinho através dos meios de digitais que ultrapassam as tradicionais lojas dentro da internet. Ferramentas como opções de links partilhados nas redes sociais seja nos stories ou na bio das redes sociais dos produtores ou das empresas que comercializam vinhos, o uso WhatsApp Business, a Tik-TOK loja, a venda através de marketing de afiliados com os influencers são alguns exemplos disto.

As opções de embalagens com vinhos qualitativos em diferentes formatos para atender consumidores nos mais diferentes momentos da vida. Escolhas por embalagens fáceis de manusear e abrir como latas, tetrapack, bag-in-boxes, as Pets “Polyethylene Terephthalate” de variados tamanhos e formatos, as brick, as pouchas, as taças já com vinhos na dose certa são opções para transversalizar o consumo não só as novas gerações, mas sobretudo em condições onde a garrafa de vidro seja algo que dificulte ou até impossibilite o consumo do vinho, como por exemplo em festivais e grandes aglomerações de pessoas. Rótulos e nomes fáceis de serem entendidos também devem fazer parte da comunicação para comercializar os vinhos na atualidade.

Novos mercados consumidores também devem ser importante foco de concentração dos agentes do setor, pois dentro dos mercados maduros o consumo pode está mais saturado e portanto criar outros fronts de ações devem ser tracejados com um bom planejamento, sobretudo conhecendo o propenso consumidor local.

A Transmissão da Cultura Vínica no Século XXI

Observando por um ponto de vista, um dos problemas que estamos enfrentamos no setor do vinho no século XXI é o “gap” na transmissão da cultura vínica para as novas gerações e conquistas de novos consumidores. Antes os jovens viam e aprendiam com os pais, com os avôs a consumirem o vinho nas refeições em casa como parte da dieta alimentar. Na realidade atual de modo geral, nenhuma das refeições são mais realizadas em conjunto em família. Este é um exemplo de um aspecto de mudanças muito significativas no comportamento da sociedade e que estão também sendo sentidas pelo setor dos vinhos. Outro dia estive em contato com uma jovem da geração millennium, filha de um produtor de vinho e que não consome vinho, só em ocasiões especiais. Este é só um exemplo impressionante da realidade que vivemos.

Sensibilizar as novas gerações com informações qualitativas sobre a importância do vinho ao longo da história como produto sócio-econômico, salientando seus benefícios a saúde quando consumidos de forma moderada e frequente é sem dúvida uma importante ação que deveria está presente em TODAS as comunicações das entidades, produtores e pessoas envoltas ao setor dos vinhos, mas por incrível que pareça há também um gap de informações com mais profundidade sobre a cultura vínica dentro do próprio setor, acreditam que só falar do seu vinho e do seu terroir é o suficiente, e esquecem que é preciso dominar as informações históricas para embasar e encantar os clientes com riqueza cultural.

Criar uma grande campanha de sensibilização enfatizando tudo que o vinho carrega de legado histórico em múltiplas frentes e canais de comunicações da atualidade é uma possibilidade de ajudar a transmitir a cultura do vinho a novas gerações para que o vinho possa continuar o seu caminho na história. E para tal, o vinho depende de cada um de nós na sua jornada milenar. Espero que com este texto, eu tenha levantado o pano para algumas reflexões importantes sobre a realidade atual do mundo dos vinhos.

Desejo boas reflexões, boas provas e saúde à você leitor !

Fonte:

Mundo de Baco por Dayane Casal