Posted on

A produção de vinho no Rio avança

Quem diria! O Rio de Janeiro está caminhando a passos largos para se tornar um importante polo na produção de vinhos.

 

 

No último dia 10 foi lançado o projeto do Laboratório de Melhoramentos da Vitivinicultira Fluminense, em Areal, na região serrana à 90km do Rio.

 

Com um investimento será 3,5 milhões do Governo do Estado, o 1o laboratório do gênero no Rio vai contar com modernos equipamentos para análises físico-químicas, microbiológicos, fundamentais na produção de vinhos, além de um auditório para 40 pessoas.

 

Areal, já oficialmente reconhecida como “Capital da Uva” no estado, já conta com 17 vinícolas e 240 mil videiras. A variedade de castas plantadas é grande, com predominância de variedade francesas como Syrah e Cabernet Franc nas tintas e Sauvignon Blanc e Chardonnay nas brancas, mas também com presença de italianas como Sangiovese e Ribola Gialla e de castas ibéricas como a Tempranillo.

 

DUPLA-PODA

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da viticultura em Areal é a adoção da técnica da dupla poda, também conhecida como poda invertida ou colheita de inverno. Normalmente a colheita a Europa, acontece no fim do verão e início do outono, e após isso a videira hiberna na estação fria.

Continua após a publicidade

 

No Rio a época normal de colheita, fim do verão seria muito quente e chuvosa. A dupla poda consiste em cortar ao cachos que estaria nascendo, fazendo com que a videira reinicie seu ciclo (já que aqui não há inverno rigoroso, ela não hiberna), deslocando a colheita para o inverno, que aqui é mais seco e de clima mais ameno

 

Castas brancas
<span class=”hidden”>–</span>Prefeitura de Areal/Divulgação
Tintas
<span class=”hidden”>–</span>Prefeitura de Areal/Divulgação

O evento de lançamento do projeto aconteceu em uma das vinícolas, a Borgo del Vino, da Família Eloy. Outras vinícolas da região são Arouca, Tassinari, Fazenda Santa Teresa, Família Medina (do empresário Roberto Medina), Fazenda São João do Penedo, Di Bento, Inconfidência, Real das Ruínas, Terra Benta, Vale da Bússola, Vale dos Desejos, Vinhedo dos Mendez, Altos do Rio, Caniato, Casa Rozental e Fazenda Bemposta. O estado tem ainda vinícolas em outras regiões, como a Maturano, na região de Teresópolis.

Continua após a publicidade

 

E anotem na agenda: segundo Gutinho Bernardes, prefeito de Areal, “a rota dos vinhos será lançada em agosto com uma festa da vindima

Rota dos Vinhos
<b id=”message-undefined” class=”error-message”>Imagem sem texto alternativo</b> <span class=”hidden”>–</span>Prefeitura de Areal/Divulgação

Em primeira mão também trago boas notícias para os vinhos Rio de Janeiro. O maior concurso de vinhos brasileiros, a Grande Prova Vinhos do Brasil 2025, que avaliou mais de 1 mil vinhos de todo o Brasil, terá seus resultados anunciados até o fim deste mês. Adianto aqui que 3 vinhos feitos com uvas Areal, conquistaram prêmios.

 

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO