Posted on

A Mais Antiga Confraria Vínica de Portugal

Fundada em junho no ano de 1979 a Confraria dos Enófilos da Bairrada além de ser a mais antiga confraria vínica em atividade de Portugal, exerceu e exerce um papel fundamental na demarcação e preservação do território vitivinícola da Bairrada. Algo importante de ser mencionado é que a própria Confraria nasce antes da demarcação da Bairrada, que só alguns meses depois, em dezembro de 1979 se estabelece.

Eng. Célia Alves, XLV Capítulo dos Enófilos da Bairrada, Crédito de Imagem: A Lei do Vinho

Breve Histórico

A figura ilustre do Sr. Luiz Costa (1928-2012) na Bairrada teve um papel fundamental para a consolidação da região demarcada, para a formação da confraria e de tantos outros aspectos sócios-culturais que foram enaltecidos a partir do grande empenho do seu trabalho e de outros mais 16 bairradinos que compartilhavam do seu mesmo ideal. Inspirado pelas ações dos franceses desejou na época fazer algo que em Champagne, em Bordeaux e na Borgonha já se faziam, que eram a formações de confrarias vínicas, onde essas tinham e tem o papel de defender, propagar e enaltecer o vinho da região. Para isso era necessário ter agentes dos mais diversos setores da cadeia do vinho e também em outros campos em que as regras do estatuto pudessem ser seguidas e consolidadas.

Grande Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada

Anualmente no último sábado do mês de novembro acontece o Grande Capítulo, este ano de 2023 foi o XLV Capítulo da Confraria dos Enófilos da Bairrada, sempre no Palace Hotel Bussaco, um dos ex-líbris arquitetônicos e históricos da região.

Hotel Palace Bussaco, Bairrada

A cerimônia segue ritos solenes estabelecidos, onde os novos confrades são apresentados ao público presente, através da leitura dos seus currículos e em seguida são entronizados. O momento da entronização é realizado em latim e o novo enófilo confrade tem que responder também em latim a saudação “Vinum Baerradinum”. A cada ano são realizadas homenagens e escolhido um confrade de honra segundo critérios avaliados pela comissão da Confraria na Assembleia Geral.

Após todas as solenidades e ao som sempre de músicas especiais dar-se o início ao grande jantar da noite, onde são servidas delicatéssen de pratos regionais harmonizados com vinhos da Bairrada.

Concurso “Os Melhores Vinhos da Bairrada”

Após a consolidação da confraria e da demarcação de origem da Bairrada, anualmente a Confraria dos Enófilos da Bairrada realizam o concurso “Os Melhores Vinhos da Bairrada“. Este ano no final de outubro ocorreu a 43° Edição da premiação que é marcada sempre pelas avaliações criteriosas dos jurados destinados a avaliarem as amostras. É motivo de muita alegria e orgulho ao produtor que recebe esta condecoração, pois vem coroar o trabalho ardo na vinha e na vinificação, entregando assim ao mercado um vinho com qualidade superior.

Composição e Figuras Ilustres da Confraria

Em 1979 a formação se deu com 17 membros e após está última entronização de 2023, já contam-se 853 confrades e confreiras, que comprometem-se defender, valorizar, prestigiar e divulgar os vinhos portugueses e em especial os vinhos da Região Demarcada da Bairrada.

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e a Eng. Célia Alves

Dentre esses membros da Confraria há inúmeras figuras ilustres de âmbito nacional e internacional como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, Mario Soares, Francisco Lucas Pires, Eduardo Souto Moura, Alvaro Barreto, Augustina Bessa Luis e Gonçalo Ribeiro Teles.

Perspectivas para o Futuro da Confraria

Ao gravar um BacoCast (podcast vínico disponível no Spotify e demais plataformas de streaming de audio) com um dos fundadores da Confraria o Prof. Eng. Antônio Dias Cardoso além de me relatar inúmeras curiosidades da época da formação da confraria, ele me narrou acreditar que a confraria cumpriu o seu papel idealizado desde o início. Entre altos e baixos que todas as entidades podem passar, foram ultrapassados e nos últimos anos ganhou novos ares com a Presidente da Confraria Eng. Célia Alves.

Na última Assembleia Geral foi eleito o novo Presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada o Sr. Carlos Campolargo, um viticultor e engarrafador tradicional da Bairrada que já fazia parte dos órgãos de direção da Confraria. A Eng. Célia Alves ocupa agora a Vice-Presidência da Confraria juntamente com o segundo Vice-Presidente o Eng. José Pedro Soares que é o atual Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada.

Considerações Pessoais sobre a Confraria

Participo dos Grandes Capítulos da Confraria dos Enófilos da Bairrada há cerca de uma década, e em 2017 fui entronizada tendo como meus padrinhos o Eng. Antônio Celestino Almeida e o Presidente da Confraria na época o Eng. Fernando Castro. Considero de suma importância a atividade da Confraria para a região demarcada, sobretudo por estar a defender um tão pequenino e encantador território que representa 2% do que o país produz, mas que guarda uma grandeza de riquezas para serem propagadas.

A casta Baga, o vinho da região, a gastronomia, os hábitos culturais e a história da Bairrada foi a mim apresentados por um casal de bairradinos, a Professora Alexandrina Almeida e pelo Eng. Celestino Almeida, eles foram os responsáveis diretos pela minha paixão à está região encantadora do Mundo de Baco. Todos os ensinamentos que tive através do tempo e de centenas e centenas de taças de vinhos da Bairrada, foram consolidados também com a participação deste grupo seleto de homens e mulheres que veem assim como eu uma Bairrada que o mundo precisa conhecer, lapidando aretras e ultrapassando obstáculos do mercado e da natureza para enaltecer juntos a mais fantástica região vitivinícola de Portugal, a Bairrada.

Já possuo 4 afilhados na Confraria ( Joaquim Cabral, Paulo Duarte, Rui Caroço e Alberto Almeida), esses selecionados ao pormenor e que tem a Bairrada e seus vinhos também uma paixão. Espero que todos nós juntos possamos levar ao mundo o melhor que a Bairrada possui, engrandecendo sempre a região.
Fica o convite a todos os leitores a degustarem os vinhos da Bairrada e também visitarem esta terra cheia de atrações entre o mar e a montanha, rica em tradições e história, com uma gastronomia ímpar e que tenho certeza que você também irá se apaixonar e ao final irá também dizer …

VINUM BAERRADINUM !!!

Saudações Báquicas e Saúde!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal