Posted on

Vinho e Hamburguer Combinam? Saiba Como Fazer Essa Harmonização

Quem ama hamburguer sempre no momento do pedido já pensa logo em um refrigerante gelado ou mesmo uma cerveja específica para acompanhar o prato, mas por que não dar uma chance a um delicioso vinho? Por mais estranha que esta possibilidade pareça, sabendo como harmonizar o prato corretamente com um vinho ideal, a experiência gastronômica promete ser realmente saborosa e ousada.

Embora muitos pensem que vinhos não são bebidas adequadas para acompanhar hamburgueres, vale lembrar que existem diversas harmonizações possíveis entre vinhos e alimentos como carnes, pães e queijos. Além disso, o vinho também facilita o processo de digestão destes alimentos, sendo, portanto, uma ótima escolha.

Vinhos tintos mais encorpados, como os elaborados com a uva Cabernet Sauvignon, normalmente necessitam de acompanhamentos que possuam maior personalidade, portanto, são ótimas opções de harmonização com hamburguer de cordeiro ou de carne suína com queijos expressivos, como gruyère, gouda ou cheddar, estas carnes e queijos possuem sabores mais intensos que valorizam o corpo do vinho. 

Hamburgueres de cordeiro também podem ser bem harmonizados com vinhos mais leves e suaves, como os da uva Carménère, que possui taninos discretos e agradáveis. Uma boa dica é incluir pimentões ou cogumelos ao prato.

Para quem prefere um aromático vinho branco, a harmonização de Chardonnay com hamburguer de frango e queijos leves é uma boa opção, especialmente quando o hamburguer é temperado com ervas aromáticas. Já os queijos que melhor se adequam a esta harmonização, são os dos tipos brie, camembert, muçarela de búfala, ou mesmo o cheddar, que apesar de ser um pouco mais forte também harmoniza bem com os demais componentes.

Quem é adepto aos saborosos hamburgueres de peixe pode apostar em um Sauvignon Blanc, que é conhecido especialmente por seus toques de mineralidade e acidez elevada, este vinho é capaz de fornecer um bom equilíbrio ao prato, além de também acompanhar bem temperos mais picantes que podem ser utilizados no preparo.

Os taninos macios dos vinhos Merlot são bem complementados com hamburgueres bovinos e cebolas fritas, ou mesmo pimentas fortes. Os vinhos Tempranillo também são boas opções de bebida para acompanhar hamburguer bovino, também combina muito bem com o tradicional queijo muçarela, pois sua acidez ajuda a equilibrar a gordura presente na carne e no queijo.

 Vinhos Syrah são muito conhecidos por sua intensidade e presença que costumam agradar aos mais exigentes paladares. Hamburguer de picanha acompanhado de molhos adocicados (como barbecue ou molho de cebola caramelizada) é uma excelente opção de harmonização para este vinho, que valorizam a expressividade desta uva.

Os vinhos Malbec harmonizam bem com hamburguer de costela e queijo gorgonzola, a suculência da carne compõe uma experiência deliciosa acompanhada da personalidade de Malbec. Além disso, queijo gorgonzola e molhos ketchup e mostarda ajudam a valorizar o sanduíche.

Fonte:

Vinho em Casa