Posted on

Qual é a única pizzaria carioca na lista das 100 melhores do mundo

O centenário Teatro Mercadante, em Napoles, cidade italiana que é o berço da pizza, foi o palco da cerimônia onde o chef Sei Shiroma recebeu na terça (10) o prêmio que coloca pela primeira vez uma pizzaria carioca entre as 100 melhores do mundo. A Ferro e Farinha foi anunciada na 89ª posição do ranking do 50 Top Pizza, prestigiado guia digital italiano que avalia endereços em todos os continentes. Na última semana, ele também fez pizza pela primeira vez na Itália, convidado pela vinícola Planeta Ulmo, na Sicília, para uma noite à beira do forno.

+ Rock in Rio 2024: quanto custa comer e beber no festival

Enxergando suas pizzas como bases para receitas originais depositadas sobre a massa leve, que fermenta por 48 horas, Sei incluiu no cardápio da Ferro e Farinha, recentemente, novidades que definem seu estilo criativo e genética de sabores orientais. É o caso da Kimchúr (R$ 65,00), com costela bovina marinada no gengibre desfiada, pera e kimchi de rabanete. A primeira pizza vegana também desembarcou: a Say My Name leva queijo vegano de castanha de caju, caqui (fruta da época) e molho de curry (R$ 62,00).

Compartilhe essa matéria via:

ferro-e-farinha-50-top-pizza
Ferro e Farinha: Sei Shiroma recebe o prêmio no belo teatro de Nápoles./Divulgação

Nascido em Nova York, descendente de imigrantes asiáticos e “carioca” de história cinematográfica, desde os tempos em que, sem falar uma palavra de português, inventou um forno em carroça para vender pizzas nas ruas da Zona Norte, o chef coleciona prêmios nas atuais quatro unidades de seu pizza-bar (assim ele se refere à empreitada). A definição contempla uma bem cuidada carta de coquetéis autorais (a cargo de Alex Miranda), e ambientação descontraída e charmosa das casas de Ipanema, Leblon, Barra e Botafogo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Outro carioca a se destacar na noite de premiação foi Matheus Ramos, que está a frente do paulistano QT Pizza Bar. Ele foi eleito o Pizzaiolo do Ano, e sua casa ficou na 38ª colocação. A Leggera, de São Paulo, foi a brasileira mais bem colocada da lista, em 11º. Outras premiadas foram A Pizza da Mooca (53º) e a Unica Pizzeria (87º), ambas de São Paulo. O prêmio de melhor pizza do mundo ficou com a Una Pizza Napoletana, de Nova York.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Continua após a publicidade

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO