Posted on

Visit Rio lança projeto para transformar cidade em destino gastronômico

O Visit Rio lança em breve o projeto “Rio, cidade deliciosa!”. O objetivo é transformar a cidade em destino gastronômico e destacar o estilo carioca até mesmo no jeito de degustar as delícias servidas na cidade. Do mate com biscoito na praia ao fine dining em um restaurante estrelado Michelin, a ideia é mostrar todas as delicias e possibilidades de experimentar a cidade através dos seus sabores.

Em um evento realizado nesta segunda (03/02) com presença de chefs e donos de restaurantes e bares, a entidade apresentou o plano de ação do projeto que a longo prazo quer igualar a capital fluminense a destinos internacionalmente conhecidos por sua gastronomia, como Lima (Peru) e Paris (França).

“Não temos que inventar muita coisa. Temos o que ver o que já dá certo pelo mundo e ir fazendo na nossa forma criativa. Vendo exemplos pelo mundo de quanto as pessoas viajam para buscar as boas experiências de gastronomia, percebemos que o Rio ainda comunica isso muito pouco. Então precisamos fazer esse movimento junto com o setor gastronômico da cidade”, explica Carlos Werneck, Presidente Executivo do Visit Rio.

Pesquisas comprovam que a gastronomia é um grande motor do turismo mundial. Segundo levantamento do Booking.com, 39% dos turistas afirmar que experiências gastronômicas estão na sua prioridade durante uma viagem. O turismo gastronômico apareceu ainda em segundo lugar (71,43%) nos desejos do viajante de luxo brasileiro, segundo levantamento do Anuário de Tendências de Turismo de Luxo, publicado pela ILTM e Panrotas.

Para Ronaldo Porto, Gerente de Marketing do Visit Rio, a gastronomia é uma parte fundamental da alma carioca. Não só pelas comidas e bebidas, mas especialmente pela interação social. O jeito carioca de ser, segundo o executivo, é o grande atrativo do destino.

Continua após a publicidade

Na apresentação a Secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Dani Maia, destacou os esforços do pode público para incentivar o setor. Além de trazer de volta o Guia Michelin e duas cerimônias de entrega do Latin America’s 50 Best Restaurants, ela revelou que a secretaria está formando um comitê exclusivo do tema e que pretende em breve fazer um grande seminário na cidade para a formatação de um documento apresentando a gastronomia carioca.

“Temos influências diversas, dos povos originários, de diferentes regiões da África e de países europeus. Precisamos fazer um trabalho para apresentar ao mundo o que é a gastronomia carioca. Precisamos saber o que somos e o que queremos mostrar”, comentou.

Na participação da ILTM Canes, o Visit Rio já havia destacado a importância da gastronomia para aumentar o ticket médio dos viajantes. A ideia com o novo projeto é alavancar também o tempo de permanência na cidade, que hoje é em média de três noites.

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO