O crescimento da demanda por vinhos espumantes italianos, especialmente o Prosecco do Veneto, tem sido constante há mais de uma década. Esses vinhos espumantes de Trento, elaborados segundo o método champenoise francês, mais exigente e lento, tem na Ferrari Trento Sparkling Wine Company seu ponto alto do campo à taça.
A lenda da Ferrari – para além de seus carros espetaculares – começou em 1902 com Giulio Ferrari e seu sonho de criar um vinho na região do Trentino capaz de competir com os melhores champanhes franceses. Foi ele quem fez as primeiras plantações substanciais de chardonnay na Itália.
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Agora, com a nomeação do enólogo francês, Cyril Brun, como Chef de Caves (o responsável pela adega e vinificação) para a Ferrari Trento, no nordeste do “país da bota”, surgiram especulações de que pode haver mudanças no estilo e na composição dos vinhos da empresa. Saiba o que pensam os dois principais personagens dessa história: Matteo Lunelli, presidente e CEO da Ferrari Trento, e o novo enólogo francês, Cyril Brun, sobre o futuro da companhia.
Forbes: Como se deu a escolha de Cyril Brun em vez de um Chef de Caves italiano?
Matteo Lunelli: Foi difícil encontrar um novo Chef de Caves, depois de muitos anos com Ruben Larentis. Entramos em contato com candidatos italianos e estrangeiros, pois nosso objetivo de crescimento contínuo e positivo é atrair talentos e compartilhar conhecimento. Após muitas entrevistas, nossa escolha foi Cyril Brun devido à sua incrível experiência e renomado talento para vinhos espumantes.
Temos certeza de que ele expressará plenamente o potencial e o estilo único da viticultura de montanha do Trentino, ao mesmo tempo que introduzirá algumas inovações. A chegada de Cyril representa uma tremenda oportunidade de aprendizado para a equipe Ferrari Trento. Por outro lado, o apoio de uma equipe trentina será fundamental para que Cyril conheça o terroir local.
Forbes: O Gruppo Lunelli procurou um novo chef de Caves entre os italianos?
Lunelli: Sim, a maioria dos candidatos eram italianos. Ao mesmo tempo, acredito sinceramente na UE e na circulação de capital, incluindo o capital humano. O intercâmbio cultural, neste caso a cultura do vinho, pode ser a abordagem certa para alargar os pontos de vista e fazer crescer os negócios. Procurávamos o melhor, mais talentoso e mais adequado candidato, independentemente da nacionalidade. Levamos quase dois anos entre a seleção, o scouting e a chegada.
Forbes: A produção e a área cultivada aumentarão?
Lunelli: Nosso principal objetivo não será aumentar a produção, mas sim melhorar ainda mais a qualidade do nosso Trentodoc, introduzindo ao mesmo tempo algumas inovações. Já iniciamos a expansão da adega para ampliar a capacidades de produção e envelhecimento, mas o nosso foco principal continua a ser a excelência e o posicionamento e não no crescimento dos volumes.
Em termos de área, além das vinhas da nossa propriedade, trabalhamos agora com 130 hectares de propriedade familiar; compramos uvas de mais de 700 famílias de pequenos produtores com quem trabalhamos há muitos anos. Procuramos sempre as vinhas mais bem posicionadas dentro da denominação Trentodoc e compraremos terras somente se encontrarmos áreas com melhor potencial. Ao mesmo tempo, procuramos novos viticultores em áreas adequadas.
Forbes: Como é que as alterações climáticas afetaram as vinhas da região?
Lunelli: As alterações climáticas afetaram as vinhas na medida em que aquelas que se encontram no fundo do vale já não são tão boas para a produção de vinhos espumantes. Por isso vamos mais alto, em busca de mais acidez, longevidade e complexidade.
O objetivo de longo prazo da Ferrari Trento é aumentar a altitude média dos vinhedos. O Trentino, com a sua viticultura de montanha, é uma zona extraordinariamente adequada para a produção de vinhos espumantes que combinam grande elegância e complexidade: durante o dia as nossas vinhas são beijadas pelo sol mediterrânico, mas durante a noite o ar frio desce do topo da as montanhas.
O turno diurno agrega qualidade às uvas, enriquecendo-as com abundância de diferentes sabores e fragrâncias. Plantamos vinhas até 700 metros de altitude; em altitudes mais elevadas pode-se ter maior potencial de acidez e complexidade. Ao plantarmos mais alto, tentamos compensar o aquecimento global. Ao mesmo tempo, estamos a trabalhar com novos produtores com vinhas de grande altitude.
Qual é o legado deixado por Ruben Larentis? E como Cyril continuará a desenvolver esse legado?
Lunelli: Ruben está na Ferrari Trento há mais de 37 anos. Sua incrível atenção aos produtos NV, como o Brut, e no desenvolvimento de novos rótulos como Ferrari Perlé Zero e Giulio Ferrari Rosé, deu uma grande contribuição para a busca contínua pela excelência em nossa vinícola. Graças ao seu trabalho, Ferrari Trento ganhou cinco vezes o título de Produtor do Ano no Campeonato Mundial de Champanhe e Espumantes.
No caso de Cyril, em primeiro lugar ele pretende ouvir, observar, analisar e assimilar informações que irá recolher da equipa para melhor compreender as características da viticultura de montanha trentina. A vinificação é uma questão de detalhes, onde pequenas mudanças podem ter um impacto muito grande. Como disse Cyril, ele não vai fazer com que Ferrari Trento tenha gosto de champanhe, mas quer respeitar a identidade do território e a tradição da nossa vinícola.
Forbes: O mercado dos espumantes italianos não está saturado?
Lunelli: Diferentes mercados têm diferentes níveis de distribuição de vinho espumante italiano. Nos Estados Unidos, por exemplo, estamos vendo um crescimento de dois dígitos nas vendas. Parte disso pode ser devido ao fato de os entusiastas de vinhos espumantes terem começado a escolher Trentodoc (como Ferrari) em vez de outras categorias, mas certamente parte desse crescimento se deve ao crescimento do mercado.
Forbes: O consumidor consegue distinguir entre os vinhos espumantes o que é o Trentino e que um Prosecco?
Lunelli: Ainda temos trabalho a fazer na sensibilização para as características únicas dos vinhos Trentodoc, que combinam o método tradicional de fermentação secundária com terroirs montanhosos.
Os formadores de opinião e apreciadores de espumantes conhecem muito bem a distinção, mas ainda temos trabalho a fazer junto ao consumidor final. Isto é muito importante porque Trentodoc e Prosecco são diferentes em termos de uvas, produção e consumo. Dentro do Gruppo Lunelli representamos ambas as denominações, Ferrari é a marca líder do Metodo Classico na Itália e Bisol1542 é uma vinícola histórica e bem estabelecida de Valdobbiadene e que pretende ser uma referência para o Prosecco Superiore.
O que pensa Cyril Brun, o novo Chef de Caves da Ferrari Trento
Forbes: Senhor Cyril Brun, será que um enólogo italiano seria considerado para igual trabalho na região de Champagne?
Cyril Brun: Se observarmos o quadro atual, não há nenhum italiano (ou qualquer outra pessoa que não a francesa) que desempenhe o importante papel na vinificação em Champagne, seja como Chef de Caves ou como assistente. E ainda existem muitos “champenoise” genuínos, tanto que os demais trabalhos correlatos são feitos por franceses nativos.
Acredito que os “champenoise” são mais conservadores e menos audaciosos que os italianos. Hoje em dia, existem grandes talentos por toda parte. Espero que a minha mudança para a Itália encoraje esse tipo de transferências transalpinas na outra direção.
Forbes: Qual a sua opinião sobre os vinhos italianos em geral e os vinhos do Trentino, em particular?
Brun: Considero os vinhos italianos excelentes. Existem terroirs incríveis, uma diversidade enorme de variedades e muita gente apaixonada por fazer essa mágica funcionar. Ao lado da França, a Itália é há séculos um berço histórico da viticultura.
Descobri os vinhos italianos há cerca de 20 anos, enquanto viajava pelo país e visitava várias vezes a Vinitaly (competição e exposição internacional de vinhos que acontece anualmente em abril, na cidade de Verona, região de Veneto). Desde então, me tornei um fã absoluto. Comecei pelos clássicos (sangiovese, nebbiolo, barbera) e comecei a prestar atenção nos vinhos brancos e nos espumantes. Descobri os vinhos Trentodoc há cerca de 15 anos com a Ferrari. Fiquei muito impressionado com a suavidade e delicadeza, bem como com o potencial de envelhecimento. Assim foi plantada a primeira semente em minha mente.
Forbes: Como eles podem ser melhorados?
Brun: Estou prestes a iniciar minha primeira colheita na Ferrari Trento. Vou me concentrar principalmente na observação, por enquanto. Com o tempo, poderemos começar a observar pequenas mudanças, mas é muito cedo para comentar quais poderiam ser.
Forbes: Como o sr. se adaptou ao estilo de vida e à mentalidade italiana?
Brun: A Itália é, há muito tempo, um lugar que gosto de visitar. O país possui uma bela qualidade de vida, onde a cultura envolve um profundo respeito pelos outros, pela família e pela tradição. Dito isto, mudei-me para o país há apenas um mês. Estou aprendendo a língua italiana e começando a captar as nuances da vida no Trentino. Pergunte-me novamente daqui a um ano!
Forbes: A Ferrari faz muitas “linhas” – Classic, Maximum, etc. É uma boa ideia ter tantas interações diferentes de uma marca? Elas serão reduzidas ou ampliadas?
Brun: Dispomos de diferentes vinhos que melhor expressam as características dos seus terroirs. Em alguns casos, diferentes linhas atendem diferentes mercados geográficos e/ou pontos de venda. Por exemplo, nossa linha Ferrari Maximum é dedicada apenas a bares e restaurantes, enquanto nosso clássico Ferrari Brut NV Trentodoc é para o mercado externo.
A nossa gama vai de Blanc de Blancs a Blanc de Noirs, de Pas Dosé a Demi-Sec, desde Trentodoc não vintage mais jovem, envelhecido durante meses (mínimo de 15) nas borras, até grandes reservas que envelhecem durante mais de uma década na escuridão da nossa adega. Ao longo de mais de um século, a Ferrari Trento criou rótulos com características e estilo específicos, dedicados a diferentes ocasiões e diferentes combinações.
*John Mariani é colaborador da Forbes EUA. Crítico de vinhos, é autor de 15 livros, entre eles “Encyclopedia of American Food & Drink” e “America Eats Out”, sua mais recente obra. Já escreveu para a Esquire Magazine e foi colunista de vinhos da Bloomberg News por dez anos. (tradução: ForbesAgro)
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