Posted on

Um Distinto Touriga Nacional

Crédito de Imagem: Dayane Casal

Descrever um vinho aparentemente pode parecer algo simples, uma tarefa fácil sobretudo para os especialistas, bastaria avaliar os dados técnicos da percepção da prova e fazer uma interpretação do que ali estar. Mas na verdade para mim passa muito além disto, sobretudo quando se pretende transmitir além do que está na taça e enaltecer a cultura vínica por trás de cada vinho produzido. Detalhes importantes de como foi o ano da safra em termos climáticos na viticultura, as características do produtor, do terroir e/ou parcela de cultivo e o método utilizado na vinificação, podem ser ferramentas muito úteis aliadas claro que a nota de prova em si, gerando mais valor a quem quer entender mais sobre vinho. Este artigo tem o objetivo de partilhar com os leitores detalhes sobre um vinho distinto, o Busto Touriga Nacional 2020, produzido pela Quinta da Barca, localizada em Mesão Frio, na sub-região Baixo Corgo, no Vale do Douro em Portugal.

1.Quinta da Barca – Mesão Frio – Baixo Corgo – Vale do Douro

Com uma paisagem monumental e sendo uma das Quintas mais antigas da região, a Quinta da Barca está localizada em Mesão Frio, no Baixo-Corgo no Vale do Douro, numa zona conhecida por ser a porta de entrada do Douro. Carrega em seu nome “Quinta da Barca” um pedaço da rica história do próprio Douro, onde as pessoas que desejavam atravessar de uma margem para outra do rio, tinham que utilizar barcas e pagar taxas aos proprietários para se locomover. Isto foi há muitas décadas atrás e hoje ao pé da Quinta passa a linha de comboio e que é um dos encantos de quem visita a Quinta, admirar a bela paisagem com os socalcos e poder contemplar o trem passando entre as vinhas beirando o rio Douro. A região do Douro foi a primeira região a ser demarcada e regulamenta do mundo dos vinhos, isto em 1756 por Marquês de Pombal.

Segundo dados de 2023 do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a sub-região do Baixo Corgo possui uma área total 13.096 ha dos 43.813 ha total da região Douro, representando 30% do total da área deste icônico Vale. O solo predominante na região é o xisto e o clima proporciona excelentes amplitudes térmicas e capacidade de produção de muitas castas com características diferentes, devido a grande quantidade de micro-climas presentes entre as montanhas, onde as vinhas estão implantadas em diversas altitudes. O Baixo Corgo produz vinhos mais frescos, elegantes e com ótima acidez o que lhes conferem uma boa ajuda para longevidade.

2.Cepa Touriga Nacional

A Touriga Nacional é uma casta autóctone e nobre de Portugal. Virou praticamente um símbolo nacional pela sua capacidade versátil de ser produzida em muitas regiões deste país como em Lisboa, Alentejo, Tejo, Setúbal, Bairrada, Algarve, Douro e no seu considerado berço o Dão. A reverência nacional também é pela característica enológica qualitativa que a ela é conferida, podendo entrar em blends ou estar em varietais. Ela é uma casta de vigor elevado necessitando um controle na produtividade, apresenta ciclo de maturação médio, é sensível ao estresse hídrico, térmico e ao vento. Apresenta cachos pequenos que podem variar de 100 a 150 gramas, seus bagos são da cor negro-azul e possui película espessa.

Imagem Touriga Nacional, Crédito de Imagem : Dayane Casal

As variações do que ocorrem de safra para safra muitas vezes podem ser bem significativas, deixando marcas na lembranças através do próprio vinho produzido. A parcela de Touriga Nacional que forneceu matéria-prima para produzir o vinho Busto 2020 clones provindos da região do Dão, está implantada na zona nobre para esta casta na Quinta, ficando bem próxima ao rio. Mas o ano de 2020 caracterizou-se por ser um ano com verões extremamente quentes, onde a videira sofreu bastante com estresse térmico e hídrico com baixos índices pluviométricos.

3. Vinificação do Néctar

Após a vindima e recepção das uvas na adega, iniciou-se a vinificação deste néctar em que a sua fermentação foi utilizado tanques de inox de pequenos volumes sob temperatura controlada. Um detalhe curioso deste produto é que foram utilizadas para estágio de 9 meses diversos tipos de barricas de carvalho com diferentes tostas e tanoarias.

Foto Ilustrativa de Barricas na Quinta da Barca, Crédito de Imagem : Justina Teixeira

4.Nota de Prova

Em seu aspecto ele se apresenta límpido, de intensidade média e cor rubi, com presenças de delicadas lágrimas.

Limpo e de intensidade pronunciada ao nariz, com presença de notas de ameixa, amora, pimenta preta e noz-moscada.

Em boca é seco, com alta acidez e de álcool. Corpo e taninos médio (+) bem polidos, intensidade de sabor pronunciada conferindo com as notas sentidas ao nariz e com um final longo.

Um vinho com muito bom nível de qualidade, está jovem mas que já se bebe bem e tem grande potencial para o envelhecimento por conjugar importantes parâmetros com níveis altos de álcool e acidez.

Análises apresentadas na ficha técnica do Busto 2020: Álcool:15,60%vol.(20o) Acidez Vol.:0,6g/dm3 pH:3,65

5.Sugestão de Harmonização

Um vinho com estas características pode ser harmonizados de fato com muitos tipos de pratos, sendo bastante versátil. Um boa sugestão para harmonizá-lo é com uma boa posta de carne bovina grelhada, mas também pode lhe acompanhar sendo ele próprio a sua companhia ao fim do dia.

6.Comando da Quinta da Barca

Reservo um parágrafo para compartilhar o trabalho que a bióloga molecular Justina Teixeira vem fazendo na Quinta da Barca. A Quinta que os seus pais adquiriram em 1995 e começaram a replantar e a recuperar as vinhas desde de 2000. Justina foi desafiada pela vida a cuidar dos negócios da família, devido um grave problema de saúde do seu pai, quem comandava tudo. Ela, uma mulher destemida, determinada e inteligente teve que trocar de carreira, e vem enfrentando todos os tipos de desafios do cenário econômico mundial e do mercado vínico, e o tem feito superando a cada dia os intempéries com maestria e ousadia. Lhe parabenizo como uma verdadeira guerreira, uma mulher que ainda iremos ouvir falar muito dela.

Desejo sucesso à Quinta da Barca, convido você leitor a degustar o vinho Busto Touriga Nacional 2020, estou certa que poderá ser uma prova muito agradável para seu crescimento em cultura vínica.

Saudações Báquicas e Saúde !

Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural

Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial. 

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA !

Desejo boa jornada através desta rica leitura!

Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal