Posted on

Trabuca Tinto, Um Baga com Caráter Marcante

O vinho Trabuca foi idealizado e produzido pelo grande enólogo bairradino Eng. Pedro Guilherme Andrade, o néctar carrega o nome da alcunha do seu pai o Sr. Trabuca, ao qual o filho lhe presta uma linda homenagem com um dos vinhos de Baga mais inesquecíveis desta casta rainha da região da Bairrada.

Crédito de Imagem: Dayane Casal, 2024

O enólogo faz parte da quarta geração de vitivinicultores e o projeto familiar possui sete hectares de vinhas localizadas no Vale do Boi (Anadia – Portugal), que englobam castas brancas e tintas, dentre estas a Baga.

A Casta Baga

Baga é uma Vitis vinífera autóctone de Portugal que apresenta-se com abrolhamento em época média e maturação tardia, o que requer muita atenção nas vinhas. Alguns descritores ampelográficos da Baga são, folhas adultas apresentam tamanho médio, de forma pentagonal com a presença de 5 lóbulos. Seus cachos são de tamanho médio, cônico, compacto, pedúnculo de comprimento médio. O bago desta uva é de tamanho pequeno, compacto, arredondado, de cor negro-azul e com película de boa espessura.

Esta magnífica casta da Bairrada produz desde espumantes elegantíssimos de longa guarda, espumantes de consumo rápido, espumantes tintos, espumantes rosés, espumantes blanc de noir, espumantes blends, vinhos brancos tranquilos “blanc de noir”, vinhos rosés, vinhos tintos de consumo contemporâneo e vinhos tintos de longa guarda, este último foi como ela ficou mais conhecida, por seus vinhos de décadas em garrafas.

Entender detalhes sobre a sua vinificação permite perceber como os enólogos e produtores a trabalham desde quando está na vinha, vislumbrando o estilo de vinho que desejam elaborar. As suas características moleculares são o fator chave do trabalho com a Baga, e claro que para isso é preciso conhecimento técnico especializado e muita experiência, e isso os BACOS bairradinos o tem de sobra e a trabalham na perspetiva de tirar o seu melhor.

O Vinho Trabuca Tinto

O vinho Trabuca Tinto é um vinho distinto qualitativamente, produzido a partir de 100% Baga, matéria-prima provinda de vinhas com 95 anos de idade, muito adaptadas ao terroir e que produzem cachos com atributos especiais para a produção de grandes vinhos. Este vinho é vinificado de forma especial, estagia entre 4 a 5 anos em barrica de carvalho francês e depois mais 2 anos em garrafa em cave.

Em aspecto ele apresenta-se limpo, intensidade média e cor rubi, com presença de lágrimas. No nariz mostra-se limpo, intensidade pronunciada e com características de aromas complexos com ameixa preta, caruma de pinheiro e especiarias. Em boca um vinho com taninos presentes mais muito bem polimerizados, ótima acidez, sabores que se confirmam com os aromas sentidos ao nariz, possui um final longo e se destaca pela elegância e pelo equilíbrio admirável entre álcool, acidez, corpo e taninos. Um vinho com um grande potencial para o envelhecimento.

Sugestão de Harmonização

Este vinho bairradino encantador tem a capacidade de harmonizar com diversos pratos e momentos. Fica a minha sugestão para fazer pairing com uma coxa de pato ao molho com redução de vinho, balsâmico e ervas com purê de batata.

Apreciar um bom vinho à mesa é sempre um bela forma de avaliarmos a sua performance e sobretudo extrairmos o melhor dele por muito mais tempo, junto da família e dos amigos. Fica a minha sugestão de vinho para prendas e para também estar nas suas festas de fim de ano.

Desejo boas provas, saudações báquicas e saúde !

Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural

Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial. 

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA !

Desejo boa jornada através desta rica leitura!

Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal