Guia de viagem para a região vinícola de Setúbal
A Península de Setúbal situa-se ao sul de Lisboa e faz fronteira com a região vinícola do Tejo. Esta região fica do outro lado do estuário do Tejo e é o local perfeito para passar o tempo explorando as belezas naturais e apreciando os excelentes vinhos locais. Isso é devido ao clima marítimo idealmente quente. Uma viagem pela Península de Setúbal significa também a oportunidade de descobrir alguns dos vinhos excelentes de Portugal. Não se esqueça de harmonizar estes vinhos com pratos locais, pois Setúbal é conhecida pela sua gastronomia. A Península de Setúbal oferece a melhor experiência de enoturismo português tanto para apreciadores de vinho como para apreciadores de vinho casuais.
Terra dos Vinhos Fortificados
Os vinhos da Península de Setúbal são reconhecidos internacionalmente pelas suas notáveis e marcantes qualidades. O mais famoso da região vinícola de Setúbal é o Moscatel de Setúbal, um vinho sublime que não se pode perder.
Dentro da Península de Setúbal existem duas sub-regiões: Setúbal e Palmela. A maior parte da região vitivinícola de Setúbal é constituída por terrenos planos com solos arenosos e extensas fileiras de vinhas. A parte mais alta da região vinícola fica ao longo da Serra da Arrábida, onde as vinhas foram plantadas em solos argilosos calcários.
CAIXA DE HISTÓRIA: Os livros de história da região vinícola de Setúbal mostram que a vinha foi introduzida na região por volta de 2000 AC. Estas vinhas foram trazidas para a região para que o vinho pudesse ser utilizado no comércio. A região vinícola da Península de Setúbal foi oficialmente reconhecida como região vinícola em 1908.
Vinhos de Carvalho de Setúbal
A maioria dos vinhos de Setúbal são deixados para amadurecer em barricas de carvalho por pelo menos quatro a cinco anos. Durante este tempo, o vinho adquire uma cor laranja queimada. Também desenvolve um sabor picante e cheira semelhante a um delicioso bolo de Natal assando. Os vinhos premium de Setúbal passam quatro vezes mais tempo na barrica, eles então se tornam mais amarronzados.
Os vinicultores desta região costumam adicionar cascas de uva Moscatel à mistura ao fazer seus vinhos. Estas cascas de uva são então deixadas por até 6 meses durante os quais maceram com os vinhos. O resultado disso é o Moscatel de Setúbal extremamente pungente e com aromas florais pesados.
Castas Tintas: Moscatel Roxo, Afrocheiro, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Syrah
Castas brancas: Arinto, Fernão Pires, Moscatel de Setúbal
O que esperar dos vinhos de Setúbal
Dentro da região vinícola da Península de Setúbal, o DOC Palmela é muito conhecido pela produção de vinhos tintos. A alta qualidade destes vinhos tintos deve-se ao amadurecimento tardio da casta Castelão. Essa uva cresce muito bem nos solos arenosos de Palmela onde também é muito quente. A maturação tardia da uva confere-lhe um sabor complexo com extrema profundidade. A DOC Setúbal é mais conhecida pela produção de vinhos doces e fortificados. Estes vinhos são feitos principalmente com a uva Moscatel. Quando o Moscatel constitui mais de 85% da mistura de vinhos, pode então ser rotulado como Moscatel de Setúbal. O Moscatel de Setúbal tem sabores de laranja cristalizada e passas. Quando o vinho é deixado para envelhecer ao longo do tempo, seus sabores evoluem e adquirem notas de nozes e um nível mais profundo de complexidade. Juntamente com o Moscatel de Setúbal, os vinhos licorosos são produzidos em pequenas quantidades na região vinícola de Setúbal. Esses licores são elaborados com a uva Moscatel Roxo.
Vinícolas para visitar
Caso se hospede em Lisboa e queira fazer uma viagem de um dia, ou viajar por Portugal, visitar a região vitivinícola de Setúbal e descobrir os seus vinhos no meio rural, é uma experiência que deve colocar na sua lista de lugares imperdíveis.
A região vinícola da Península de Setúbal oferece um leque de fantásticas provas e experiências de vinhos e é o ícone do enoturismo em Portugal.
Vinícola Fernão Pó
A Adega Fernão Pó é uma adega familiar que produz vinho há gerações. O foco desta adega é produzir vinho português o mais próximo possível da natureza. Todos os que visitam Fernão Pó sentem-se em casa pela família. Essa casa oferece uma variedade de experiências de enoturismo, incluindo degustações de vinhos, harmonizações de comida e vinho e refeições tradicionais.
Quinta Do Piloto
A adega da Quinta Do Piloto e a propriedade situam-se na bonita vila de Palmela. Esta adega familiar tem mais de 200 hectares de vinhas plantadas no melhor terroir da região. Para os visitantes da Quinta Do Piloto, há experiências de degustação de vinhos, eventos vínicos e uma fantástica loja de vinhos. Para aqueles que procuram prolongar a sua estadia, a Quinta Do Piloto oferece instalações de alojamento acolhedoras e calorosas.
Vinhos Ribafreixo
A adega do Ribafreixo é uma das mais modernas instalações vitivinícolas da região de Setúbal. A adega de última geração inclui uma loja de vinhos, restaurante que serve pratos tradicionais locais e uma área de degustação de vinhos. A Adega Ribafreixo oferece experiências à medida das necessidades de cada visitante.
Descubra mais Adegas na Península de Setúbal.
Mergulhe na Cultura e Natureza de Setúbal
Lugares para visitar na Península
Costa da Caparica – Paraíso na Terra
A Costa de Caparica é uma praia localizada a apenas 20km de Lisboa. Este paraíso à beira-mar é o local perfeito para passar os dias quentes de verão e também para aprender mais sobre a cultura portuguesa local. A atração mais popular da Costa de Caparica é a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica.
Esta área protegida é um paraíso para caminhadas, pesca e desfrutar do melhor e mais fresco marisco português. Outra zona da Costa de Caparica imperdível é o Bairro dos Pescadores ou o Bairro dos Pescadores. Aqui você pode experimentar a cultura pesqueira portuguesa em sua essência e saborear o melhor peixe fresco diretamente do oceano. Se puder, não deixe de caminhar pelas praias da Costa de Caparica ao pôr do sol para vistas verdadeiramente inesquecíveis.
Setúbal – Uma Antiga Cidade Industrial de Incrível Beleza
A cidade de Setúbal é um movimentado porto e centro de pesca comercial. Setúbal situa-se nas margens do Rio Sado, a 40kms de Lisboa. Historicamente Setúbal já foi o centro de pesca mais importante de Portugal. Hoje, no entanto, a maioria dos centros de pesca e fábricas fecharam e o local tornou-se um polo de turismo. Os visitantes vêm a Setúbal para experimentar as belas paisagens naturais. Um dos locais mais populares da localidade é o Parque Natural da Serra da Arrábida. Este parque oferece aos visitantes acesso a algumas das melhores praias do Oceano Atlântico e à natureza completamente intocada.
Ao visitar a cidade não deixe de ficar atento à colónia local de golfinhos que vivem no rio Sado. A cidade de Setúbal tem algo a oferecer a todos os visitantes, desde resorts de praia de luxo de 5 estrelas a cabanas de praia descontraídas com vistas gloriosas. Certifique-se de adicionar Setúbal ao seu itinerário para uma experiência maravilhosa à beira-mar.
Palmela – A Ligação ao Portugal Antigo
Palmela é conhecida por muitos como uma das vilas mais charmosas de Portugal. Esta cidade foi construída em torno do castelo da Quinta do Picão, que fica a 1200 metros de altura. O castelo está situado na extremidade da serra da Arrábida. Sua localização proporciona aos visitantes algumas das melhores vistas sobre as quintas circundantes e o estuário do Sado. Há quem diga que consegue ver até Lisboa!
Os habitantes de Palmela consideram esta pequena vila uma terra de história, excelentes petiscos e vinho ainda melhor. Além de apreciar os vinhos locais, há uma série de outras atrações para visitar em Palmela, uma delas é a Igreja de São Pedro. Os visitantes podem entrar na igreja e ver a escultura em madeira do Peregrino de Santiago, esta escultura está presente na igreja desde o século XVI. Para os melhores petiscos e vinhos locais, não deixe de visitar a Casa Mãe de Rota dos Vinhos.
Tesouro Escondido de Setúbal
A albufeira do Alqueva, na península de Setúbal, é um dos tesouros escondidos do lugar. O lago Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa, é o lugar perfeito para desfrutar de uma série de atividades ao ar livre, que incluem esqui aquático, vela, wakeboard, canoagem e caiaque. Para quem prefere ficar em terra, também há trilhas maravilhosas para caminhadas e mountain bike. O lago do Alqueva é o refúgio perfeito para quem procura um dia em família ou uma minipausa romântica. As belas casas flutuantes no lago são o local perfeito para uma noite romântica observando as estrelas.
Setúbal é o lugar perfeito para explorar a natureza
As paisagens em mudança desta região vinícola proporcionam cenas de tirar o fôlego, pois estão em constante mudança. Graças ao clima perfeito da região há sol sem fim e dias longos. Aproveite o melhor da natureza e explore as paisagens da Península de Setúbal.
Reserva Natural do Estuário do Sado
A Reserva Natural do Estuário do Sado é uma reserva natural que protege o Estuário do Sado. Essa reserva natural é constituída por uma rede de zonas úmidas que se estendem a nascente e a sul de Setúbal. É o local perfeito para quem gosta do ar livre e da vida selvagem. O local abriga mais de 250 espécies diferentes de aves. Para quem gosta de passar o dia na natureza ali também encontra-se uma boa quantidade de pequenos trilhos pedestres para explorar as zonas úmidas.
Formas incomuns de formação rochosa fóssil
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica é uma área protegida na Costa de Caparica. Esta área é protegida por abrigar os Fósseis da Arriba. Os fósseis estão embutidos em uma série de rochas sedimentares que datam de 10 milhões de anos atrás. A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica é hoje um destino turístico popular onde os visitantes podem caminhar por trilhos marcados e explorar as rochas incrustadas de fósseis. A melhor época para visitar o parque de fósseis é ao entardecer, quando o sol lança um brilho dourado sobre as imponentes formações rochosas.
Parque Natural da Arrábida – Natureza intocada no seu melhor
O Parque Natural da Arrábida é um parque natural situado ao longo da costa da Península de Setúbal, este parque é feito de uma coleção de colinas verdes, falésias afiadas e trechos dourados de praias. O Parque Natural da Arrábida tem 350km de extensão e acompanha o percurso da Serra da Arrábida. A área é estritamente protegida por causa de sua riqueza de fauna e flora intocadas. Caminhe pelo Parque Natural da Arrábida e descubra intermináveis campos de lavanda, camomila, pistache e oliveiras. Este é realmente o lugar perfeito para se reconectar com a natureza.
Top 3 pratos que você deve experimentar em Setúbal
Como o coração da indústria pesqueira portuguesa, a Península de Setúbal é mais famosa por seus frutos do mar frescos. Pare em qualquer restaurante da região vinícola de Setúbal e garantimos-lhe o melhor e mais fresco marisco a preços extremamente acessíveis. Não perca a oportunidade de provar as famosas e deliciosas sardinhas de Setúbal acompanhadas de um vinho branco local fresco e crocante.
Quaijo de Azeitão – Queijo Premiado
Em 2014, o Quaijo de Azeitão foi nomeado pelos Great Taste Awards como um dos 50 melhores produtos gastronômicos do mundo!
O Quaijo de Azeitão é um queijo produzido exclusivamente na região vinícola de Setúbal. A produção do Quaijo de Azeitão na região de Setúbal remonta ao século XIX. Este queijo local é semi-mole e é feito de leite de ovelha não pasteurizado. O leite que é usado na fabricação do queijo é retirado apenas de ovelhas que pastam na vegetação natural da região.
As ovelhas são ordenhadas usando apenas métodos manuais. Depois disso, o leite de ovelha é misturado com uma planta de cardo local para começar a coagular. Depois de coagulado, adiciona-se sal à coalhada e a mistura é trabalhada manualmente com panos de musselina. Os sabores do Quaijo de Azeitão são salgados e azedos com notas de ervas. É mais bem servido com pão fresco, mas também pode ser uma ótima sobremesa com frutas.
Choco Frito – Choco da Península de Setúbal
Choco Frito é o prato local mais famoso da Península de Setúbal. O nome do prato parece que pode conter chocolate, mas na verdade é uma espécie de lula frita. Depois de fritos, os chocos são normalmente servidos regados com limão e acompanhados de batatas fritas, salada ou batatas fritas.
Na preparação do Choco Frito, os chocos são primeiro cozidos em alho e louro. Depois disso, eles são marinados em vinho e suco de limão. Depois de deixar marinar por tempo suficiente, eles são revestidos com centáurea temperada e depois fritos até ficarem dourados e perfeitos. Para um verdadeiro sabor de Setúbal, morda um Choco Frito crocante, crocante e suculento.
Farinha Torrada – A sobremesa tradicional de Setúbal
O nome Farinha Torrada significa farinha torrada. Esta sobremesa tradicional da região vinícola de Setúbal tem uma longa e interessante história. A guloseima surgiu da necessidade de fazer uma sobremesa deliciosa, que durasse muito e fosse nutritiva para que os pescadores pudessem levá-los ao mar. A Farinha Torrada é feita de ovos, açúcar e farinha de trigo. Esses ingredientes são combinados para formar uma massa que também pode ser aromatizada com canela, limão e chocolate. Depois de cozida, a Farinha Torrada é normalmente servida cortada em quadrado. Este mimo local é tão importante para a região de Setúbal que até foi registado pela Câmara Municipal local.
-
Cursos
“FALANDO EM VINHOS…..”
R$ 39,90 ou em 10x de R$ 3,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
A arte da harmonização
R$ 29,90 ou em 10x de R$ 2,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
Curso Mitologia do Vinho
R$ 597,00 ou em 10x de R$ 59,70[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso