A região vinícola de Mendoza é amplamente considerada a região vinícola mais importante da Argentina. Mendoza ganhou esta reputação por ser responsável por quase dois terços de toda a produção de vinho na Argentina. Esta região vinícola está localizada no sopé oriental da Cordilheira dos Andes, com vista para o imponente Monte Aconcágua. As vinhas de Mendoza são plantadas em algumas das altitudes mais altas do mundo, com algumas chegando a 36 00 pés acima do nível do mar. A grande maioria das vinícolas da Argentina está localizada em Mendoza e, como tal, é considerada o coração da indústria vinícola do país.
O coração da indústria vinícola argentina – Região vinícola de Mendoza
A região vinícola de Mendoza, na Argentina, era originalmente conhecida como Cuyo. Esta região experimentou um grande boom na vinificação nos séculos 19 e 20, o que resultou na área se tornando a quinta maior região vinícola do mundo e a maior de toda a América Latina.
O clima de Mendoza é continental com áreas de condições desérticas semiáridas. Existem quatro estações distintas ao longo do ano, sem extremos de temperatura reais. Isso proporciona um ciclo de crescimento muito estável para as videiras sem grandes eventos, como dormência de inverno. A principal preocupação dos vinicultores em relação ao clima é o granizo durante os meses de verão, conhecido pelos moradores como La Piedra.
Os solos em Mendoza são predominantemente de solos aluviais que contêm areia solta sobre camadas de argila. Os muitos rios de montanha da região, incluindo os rios Desaguadouro, Mendoza, Tunya, Diamante e Athel, são excelentes fontes de irrigação. A água desses rios é fornecida pelo derretimento das geleiras na Cordilheira dos Andes. Em Mendoza, existem mais de 17.000 furos que fornecem à região o equivalente a dois rios de área de fluxo de água. Além disso, a região possui um intrincado sistema de irrigação de canais, canais e reservatórios que remonta ao século XVI.
As sub-regiões da região vinícola de Mendoza
As sub-regiões da região vinícola de Mendoza são Maipu, Luján de Cuyo, Vale do Uco, San Rafael e Mendoza Oriental (também conhecida como San Martin). Maipu está localizada perto da principal cidade de Mendoza e é a mais quente das sub-regiões. Os vinhos aqui produzidos são encorpados, com alto teor alcoólico, sabores frutados e taninos poderosos. Em Lujan de Cuyo, as variedades de uvas mais proeminentes cultivadas são Malbec e Cabernet Franc. No Vale do Uco, pode-se contemplar as mais belas vistas da região de Mendoza e beber alguns dos vinhos mais premium da região. Esta área no sopé da Cordilheira dos Andes é pontilhada de lagos azuis e vinhedos ondulantes, tornando-se o destino perfeito para o enoturismo.
Os vinhos de alta altitude da região vinícola de Mendoza
Devido ao seu tamanho e diversidade de variedades de uvas, a região de Mendoza produz uma variedade de vinhos brancos e tintos que impressionam o paladar de uma variedade de apreciadores de vinho. A área de Barrancas de Mendoza é conhecida pela produção de vinho tinto que tem sabores de frutas mais escuras e níveis suaves de acidez. Barrancas produz Syrah , Malbec e Cabernet Sauvignon reconhecidos internacionalmente vinhos. Em Maipu, a produção de vinho tinto é dominada pelo Malbec, que confere ao vinho sabores de frutas vermelhas com notas de tabaco. Os vinhos tintos do Vale do Uco são densos com camadas de sabores de frutas negras, como ameixas, amoras, azeitonas e framboesas. Estes vinhos apresentam notas de pimenta vermelha com um final de cacau em pó. A área de San Rafael produz principalmente vinhos tintos Cabernet Sauvignon e Malbec com sabores de frutas vermelhas torradas e um final herbal e salgado. Junto com isso, eles também produzem blends de vinhos tintos usando uvas Syrah e Malbec. Estes vinhos são roxos escuros com tons violetas.
Variedades de uva:
Tinto: Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah, Tempranillo
Branco: Chardonnay, Sauvignon Blanc
Embora a região de Mendoza seja mais famosa por seus vinhos tintos, os vinhos brancos também são produzidos na região com uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Mendoza Chardonnay é um vinho fresco que muitas vezes é descrito como vibrante. Estes vinhos têm uma acidez bem equilibrada com notas de frutas brancas como maçã, pêra e pêssego. A região também produz espumantes de Mendoza a partir das uvas Chardonnay e Pinot Noir. Nos últimos tempos estes espumantes tornaram-se extremamente populares tanto a nível local como internacional.
Principais vinícolas para visitar na região vinícola de Mendoza
Bodega Família Cassone
A Bodega Familia Cassone é uma vinícola e vinícola de gerência familiar localizada em uma das áreas vinícolas mais antigas e primeiras de Mendoza. A propriedade produz excelentes vinhos e azeites que são populares na Argentina e no exterior. A Bodega Familia Cassone está aberta de segunda a sábado aos visitantes para uma degustação de vinhos de 1 hora e 15 minutos e passeio organizado pelo enólogo da propriedade.
Bodega Salentine
A Bodega Salentine está localizada no Vale do Uco de Mendoza. A equipe da Bodega Salentine se esforça para produzir apenas vinhos da mais alta qualidade que prestem homenagem ao terroir de onde vêm. A sala de degustação da Bodega Salentine está localizada no subsolo da vinícola ao lado da adega e foi projetada com bom gosto para receber os visitantes para uma experiência de degustação de vinhos argentinos.
Mevi
A vinícola Mevi está localizada no sopé da Cordilheira dos Andes, na região de Mendoza. A Mevi produz uma gama de excelentes vinhos tintos, brancos e rosés a partir das uvas cultivadas na própria propriedade. A adega foi especialmente concebida para receber turistas e visitantes através de dois terraços que oferecem vistas impressionantes sobre a propriedade e as montanhas circundantes. Mevi oferece visitas guiadas à vinícola, seguidas de degustações de vinhos acompanhadas de maravilhosos produtos frescos locais.
Onde ir na região vinícola de Mendoza
Cidade de Mendoza – O Polo de Turismo da Região de Mendoza
A cidade de Mendoza é a capital da província de Mendoza. Embora esta área seja extremamente seca e árida, a cidade de Mendoza é lindamente verde graças ao seu sistema de irrigação artificial. As principais atrações para visitar na cidade de Mendoza são o Parque San Martin, as várias vinícolas dentro e ao redor da cidade, a Plaza Independencia, o Museu de Arte Moderna de Mendoza, a Piazza Espana, o Central Park e a Casa de Fader. Junto com essas atrações, a cidade de Mendoza também abriga uma série de festivais e eventos ao longo do ano. O mais popular deles é o festival da colheita no final de fevereiro de cada ano.
Ao visitar a cidade de Mendoza, não se esqueça de que a sesta ou o cochilo da tarde ainda são tirados diariamente das 13:00 às 17:00 horas, período em que a maioria das lojas, restaurantes e bancos estão fechados.
Aristides na cidade de Mendoza – Experimente a vida noturna de Mendoza
O clima quente nos meses de verão em Mendoza é o convite perfeito para visitantes e moradores locais passarem longos dias ao sol desfrutando de uma cerveja e do excelente vinho local. Depois que o sol se põe em Mendoza, a vida noturna realmente ganha vida em Aristides está repleta de movimentados restaurantes, pubs e salões de coquetéis que oferecem os melhores vinhos argentinos e cozinha de qualidade. Este bairro vibrante é o local perfeito para os turistas interagirem com os habitantes locais e aprenderem mais sobre a cultura local.
Museu do Vinho e da Colheita – A Joia da Coroa da Cidade de Maipu
O Museu do Vinho e da Colheita é um monumento nacional que está localizado na cidade de Maipu, na região vinícola de Mendoza. A história do museu remonta a 1896, quando Gerónimo Baustista Gargan Tini, imigrante suíço, iniciou uma parceria com Juan Giol, imigrante italiano, na cidade de Maipu. Juntos, eles fundaram La Colina de Oro – a primeira vinícola de Mendoza.
Depois de muitos anos, a vinícola cresceu para incluir acomodações para visitantes e várias residências para funcionários e proprietários de vinícolas. Esses edifícios foram projetados pelo renomado arquiteto italiano Manuel Mignini, que deu à propriedade um estilo italiano com vastos jardins.
Hoje, os edifícios de La Colina de Oro formam o Museu Nacional do Vinho e da Vindima. O museu está aberto à visitação de segunda a sexta-feira. Ao visitar o museu os visitantes podem observar o processo de vinificação e engarrafamento e fazer visitas guiadas pelas instalações e pela quinta.
Explore os vales ondulantes da região vinícola de Mendoza
A região vinícola de Mendoza é conhecida não apenas por seu excelente vinho, mas também por sua incrível natureza e ao ar livre. A zona rural de Mendoza está repleta de vales ondulantes de incrível beleza natural. Esta paisagem oferece o playground perfeito para os amantes da natureza no sopé da magnífica Cordilheira dos Andes.
Monte Aconcágua – o pico de montanha mais famoso da Argentina
O Monte Aconcágua é de longe o pico mais emblemático da Cordilheira dos Andes na Argentina. O maravilhoso Monte Aconcágua atrai todos os anos milhares de visitantes locais e internacionais que estão determinados a escalar seus picos imponentes. A montanha tem dois picos para escalar: o Pico Norte com 6962 metros de altura e o Pico Sul com 6930 metros de altura. O Monte Aconcágua faz parte do Parque Provincial do Aconcágua, aberto todos os anos de dezembro a março. Ao escalar os picos da montanha, é necessário parar ao longo do caminho para se aclimatar gradualmente à altura do pico. Existem vários acampamentos ao longo do caminho que permitem isso e fornecem os lugares perfeitos para descansar e recarregar.
Parques e Jardins de Mendoza – Passeio pela Natureza
Mendoza não é apenas frequentada pelos visitantes por seu vinho fantástico, mas também por sua variedade de belos parques e jardins. Essas maravilhosas atrações deram a Mendoza a reputação de uma das cidades mais bonitas da Argentina. Ao visitar Mendoza, os parques e jardins imperdíveis são a Plaza Espana, a Plaza Chile, o Parque San Martin, o Parque Civico, o Parque O’Higgins e a Plaza Italia.
Reserva Natural Villavicencio – Aprenda a história de Mendoza
A Reserva Natural Villavicencio, na província de Mendoza, mostra a paisagem, a história e a natureza da região, proporcionando aos visitantes uma sensação de aventura. A reserva foi criada em 2000 para preservar o patrimônio natural e cultural da região e garantir que o ambiente natural seja sustentável para os moradores locais de Mendoza. O parque fica aberto de quarta a domingo das 11h às 19h e sugere-se que os visitantes adquiram ingressos com antecedência. Dentro da Reserva Natural Villavicencio atrações imperdíveis são o Hotel Villavicencio, a Trilha dos Caracoles, o mirante El Balcon e a Cruz de Paramylons. Outras experiências que podem ser desfrutadas dentro do parque são passeios autoguiados, observação de pássaros, trilhas 4×4 e refeições nos restaurantes do parque e cafés.
Gastronomia em Mendoza
A culinária local de Mendoza é caracterizada por pratos quentes, saudáveis e calorosos que combinam perfeitamente com os vinhos tintos locais. Ao visitar Mendoza, não deixe de provar os vários pratos de estilo campestre que falam da calorosa hospitalidade da região.
Assado de Tira – Tiras de Carne Assada
O Asado de Tira é um prato típico argentino de costela de boi assada cortada em tiras. A carne desta receita é temperada apenas com sal e depois grelhada por alguns minutos. As tiras de carne são cortadas transversalmente para que as longas tiras de carne sejam intercaladas com o osso. O encurta as fibras duras da carne para que possa ser grelhada em vez de cozida lentamente. Em Mendoza, este prato é tradicionalmente servido com molho chimichurri recheado com alho e rico vinho local.
Choripan – A melhor comida de rua argentina
Choripan é a comida de rua mais famosa da Argentina e Mendoza. Este deleite delicioso é um sanduíche feito com linguiça de chouriço e uma variedade de condimentos adicionais. Estes são todos servidos juntos em um pão crocante. Choripan é mais comumente servido por vendedores ambulantes em barracas em toda a Argentina e é melhor comido em movimento.
Chimichurri – O Molho Nacional da Argentina
O chimichurri é o molho mais famoso da Argentina e costuma ser apreciado com bife grelhado. Este molho é feito com salsa, alho, orégano, azeite, vinagre e flocos de pimenta quente. Às vezes, ingredientes adicionais são adicionados, como coentro ou tomate picado. O molho chimichurri é de cor verde brilhante e geralmente é servido com um bife grelhado, mas também pode ser apreciado com carne de porco, frango, cordeiro, pato ou peixe. É perfeitamente complementado por um vinho Malbec local.
Sub-regiões em Mendoza
- Luján de Cuyo
- Maipú
- Vale do Uco
-
Cursos
“FALANDO EM VINHOS…..”
R$ 39,90 ou em 10x de R$ 3,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
A arte da harmonização
R$ 29,90 ou em 10x de R$ 2,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
Curso Mitologia do Vinho
R$ 597,00 ou em 10x de R$ 59,70[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso