
A grande maioria dos amantes de vinhos e até profissionais que trabalham dentro do próprio setor, desconhecem os imensos detalhes que participam da composição do preço de uma garrafa de vinho até chegar ao mercado consumidor. Neste artigo abordarei os aspectos mais relevantes dividindo-os em três grandes tópicos: o custo da produção da uva, o custo da produção do vinho e o custo para criar uma marca, posiciona-la e vender a garrafa do vinho no mercado. O objetivo deste texto é gerar mais conscientização e percepção de valor aos vinhos produzidos de forma qualitativa.
1. Custos de Produção da Uva
Quando pensamos no que custa produzir a uva, muitos pulam componentes significativos dentro do custo de produção da matéria-prima, esquecendo que se estamos falando de um vitivinicultor há um enorme incremento de valor imobilizado do seu capital e que deve ser colocado nos custos que vão desde o custo da compra da terra, a implantação dos vinhedos (trabalho no terreno para preparar ou corrigir o solo, o custo da compra ou aluguel das máquinas agrícolas, da estrutura de embardamento, implantação da irrigação), a compra de clones qualitativos, a mão-de-obra que irá efetuar o plantio e de acompanhamento técnico especializado. Esses detalhes só no primeiro momento do investimento da implantação de um vinhedo, lembrando que os custos quanto a cada item deste mencionado pode variar bastante dependendo do local do globo onde se localize este vinhedo e também devido as legislações vigentes em cada Denominação de Origem. O período de 3 a 5 anos de espera para poder fazer a primeira vindima qualitativa para a produção de vinhos também deve está presente na composição custos.
Ultrapassando todo este primeiro ciclo e o vinhedo está estabelecido de forma eficiente, há em seguida um conjunto de trabalhos com o manejo deste vinhedo implantado, agora apto a produção para vinhos, onde entram os custos elevados com mão-de-obra para os mais diferentes trabalhos como podas, controles de pragas, reparos nos vinhedos. Também há custos com equipamentos, máquinas agrícolas e combustível, materiais variados para reparos nas treliças, tesouras, luvas e etc. Durante o ano ocorrem vários tratamentos nos vinhedos e há o custo com a compra de produtos agrícolas e nos vinhedos orgânicos e biodinâmicos ocorrem os custos com a produção dos seus tratamentos e com o manejo de animais utilizados também. Custos com água, eletricidade, seguro e depreciação de equipamentos devem está também na composição do custo de produção de uvas.
Após ter percorrido todo o ciclo, chega o momento da vindima e o momento de uma certa forma “recompensador” ao produtor depois de um ano inteiro de trabalho, podendo colher os frutos dos seus investimentos e esforços, esperando que nenhum grave intempéries da natureza tenha comprometido a safra. A escolha do dia em vindimar não depende de um só fator, mas de diversos parâmetros de avaliação nos bagos, condições meteorológicas, organização da logistica nas vinhas e nas adegas e no manejo de tudo que envolve esse momento. E aí entram outros componentes de custo dentro da conta da produção de uva. Mão-de-obra treinada para efetuar a vindima, equipamentos, máquinas, carros de transporte do vinhedo a adega e claro que tudo sob o comando de um técnico qualificado. Existem viticultores que produzem as uvas e as vendem a terceiros, e há os que as produzem e as vinificam onde são chamados de vitivinicultores. Importante entender a diferença para que se possa perceber melhor a composição dos custos envolvidos para elaboração dos preços do que chega ao mercado consumidor.
Como forma de uma atenção e alerta a algo que tenho visto com bastante preocupação é que muitos pequenos produtores de uva muitas vezes nem sabem bem o preço que irão conseguir receber com seus frutos entregues as cooperativas ou a outros grandes produtores, pois a cada ano os gigantescos custos em produzir uva vem se elevando e não se aumentam proporcionalmente os preços pelo que lhes pagam, causando na atualidade uma desmotivação no setor e consequentemente abandonos das vinhas e atividades. Já os que produzem as suas uvas para os seus vinhos vão tentando se equilibrar dentro do possível e muitos tentam buscar outras fontes de renda associadas ao setor como o enoturismo, hospedagens e outras fontes de renda vindas da terra ou da propriedade.
2.Custo com a Produção do Vinho
Neste tópico outros custos estão associados como o estabelecimento da adega e todos os demais custos com a vinificação, maturação dos vinhos, embalagens e rotulagens. A estrutura física de uma adega pode ser uma fatia importante do investimento, onde os custos com a compra do terreno, com a construção e os equipamentos como tanques, prensas, bombas, barricas, equipamentos de refrigeração e filtragem, e tantos outros materiais, todos juntos podem ser vultuosos e se tornam custos imobilizados expressivos.
Dentre os componentes associados aos custos da produção de vinho estão o custo da uva, da mão-de-obra em tempo integral e a especializada como enólogos e consultores, o custo dos maquinários funcionando como eletricidade, combustível e manutenção, os produtos enológicos em geral, água para limpezas constantes de toda a adega, custos com analises laboratoriais, custos de tempo de estágio dos vinhos que podem estagiar por longos períodos e durante esse tempo é necessário constantes acompanhamentos especializados, custos com as embalagens, com vedantes, com as rotulagens e com os selos dos órgãos que regulamentam a região vitivinícola, e claro que não podemos deixar de contabilizar os custos com a depreciação dos equipamentos e etc.
3.Custo para Criar uma Marca, Posicionar e Vender no Mercado
No atual cenário globalizado em que se encontra o setor dos vinhos, um dos passos importantes é entender para quem se quer vender a garrafa de vinho em questão, pois toda a comunicação de imagem e marca irá ser criada a partir desta definição. Conhecer quem se quer atingir torna a estratégia e os custos mais eficientes. Estabelecer se é para o mercado de volume ou para um nicho segmentado, se é para um país ou região específica, se é para um público conhecedor ou se é para iniciantes são algumas das questões, mas muitas outras podem ser feitas para se definir as melhores estratégias.
A contratação de empresas ou profissionais de design e de marketing pode ajudar bastante a diminuir os problemas quanto a imagem de marca, mas nem todos os produtores de vinho possuem orçamento para esse nível de profissionalização, o que torna a tarefa muito mais árdua, devido só contar com o “feeling e com as experimentações dentro do mercado” este cada vez mais exigente, volátil e com imensa mudanças na forma de se vender vinho.
Estabelecido a marca e o público, vem os custos para posicionar o vinho no mercado. Geralmente as participações em grandes eventos como feiras nacionais e internacionais são estratégias muito usadas pelos mais diferentes tamanhos de produtores. Muitas destas são parcialmente subsidiadas pelas entidades da região produtora ou país, mas há outros custos como os longos deslocamentos, passagens áreas, hospedagens, além das garrafas que são abertas para as provas.
São incontáveis os eventos como jantares, almoços, provas comentadas e a apresentação de uma nova marca e conceito no mercado também fazem parte de custos envolvidos para dar a conhecer seus vinhos ao público. O envio de vinhos para concursos, propensos clientes, jornalistas e pessoas que possam de alguma forma influenciar a venda do vinho também devem entrar nas contas. E em caso do vinho esteja presente nas grandes redes varejistas há os custos com o posicionamento para continuar dentro deste canal de distribuição.
Após a marca está criada, posicionada e ter atingindo a devida apresentação ao seu respectivo público, vem também o custo com o pós-venda, e nestes estão incluídos o transporte e os impostos.
Custos dos Vinhos Extraordinários
O mercado de luxo sempre esteve presente no setor dos vinhos, se retornarmos aos fatos históricos onde os vinhos especiais sempre foram destinados aos reis, aos imperadores e a nobreza. Os fenícios na antiguidade produziam os vinhos mais valorizados, e claro que o componente do terroir das fenícias ter aptidão para a produção de uvas qualitativas ajudou bastante, mas outro aspecto é que os fenícios foram os melhores comerciantes de sua época, conhecidos por produzirem produtos luxuosos e os mais desejados pelas nobrezas que habitavam as margens do mediterrâneo. Os egípcios por exemplo pagavam em moedas de ouro pelas ânforas de vinhos dos fenícios.
Na era moderna temos alguns vinhos que podemos classificar com caracter extraordinário, e isso não só pela qualidade ímpar do néctar, mas sobretudo pelo poder da marca e da qualidade vínica construída ao longo da história. Alguns desses exemplos são o Petrus , o Romanée-Conti , o Chateau Latour , o Sassicaia, o Barca Velha , o Vega Sicilia , dentre outros poucos e restritos néctares extraordinários a nível mundial, que possuem um status de excelência e que atingem públicos que pagam por estarem consumindo vinhos fantásticos, com brilhantes trabalhos de branding e que estão ao acesso de poucos.
Aspectos Finais
Há uma grande variação e até nas quantidades de ítens que compõem o custo de uma garrafa de vinho. Podem variar de forma significativa conforme o local da produção das uvas, o tipo e estilo de vinho produzido, a imagem de marca criada e para onde se destina o produto no mercado.
Dentro do que descrevi acima ainda faltam alguns aspectos no custo que não mencionei como margens dos distribuidores, e demais comerciantes e canais que revendem os vinhos, sem falar dos mercados que criam mais barreiras burocráticas que geram um incremento significativo no custo até chegar a mão do consumidor, como por exemplo o mercado brasileiro. Com este texto espero sensibilizar aos mais diferentes níveis de consumidores e agentes dentro do setor, enfatizando o quão difícil e quão oneroso é produzir uma garrafa de vinho. Em muitos casos os menores produtores não possuem capacidade de negociação nos insumos, tornando seus custos ainda muitos mais elevados, dificultando a sobrevivência dentro do setor.
Da próxima vez que você leitor for comprar uma garrafa de vinho, observe os detalhes que podem está ou não está explícitos nos rótulos das embalagens, e analise se de fato a garrafa merece ou não merece determinado preço.
E não esqueça que preço é completamente diferente de VALOR !!!
Boas Provas e Saúde !

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