Posted on

Qual a Influência das Estações do Ano no Consumo de Vinhos ?

As estações influenciam e motivam os mais variados comportamentos humanos, e o consumo de vinho e determinados estilos deste alimento também são mais condicionados por mais horas de sol, altas e baixas temperaturas e outros aspectos climáticos como chuvas, neves e ventos. Essas diferenças podem moldar de forma significativa o que comemos, o que bebemos, as nossas mais variadas atividades e as respostas biológicas do nosso corpo, atuando também sobre o nosso humor e atividades sociais. Estudiosos afirmam que esta mudança sazonal é uma herança evolutiva que nos capacitou a sobreviver nas mais diferentes condições climáticas. Neste artigo partilharei alguns aspectos que podemos observar em cada estação que podem contribuir com o consumo de vinho ou de determinado estilo em diferentes momentos do ano.

Primavera

Com o aumento das temperaturas e as transformações da natureza, a primavera é marcada pelo abrolhamento das plantas que no inverno se mantiveram em dormência, e a explosão de cores com flores em contraste com o céu azul. Com este clima mais agradável o ser humano tende a melhorar o seu humor e aumentar o seu ânimo pela vida, inspirando uma maior conexão com a natureza e com a socialização com pessoas.

O consumo de vinhos é influenciado pelo contexto do clima e também pelas opções gastronômicas da estação. Assim como o estado da natureza na primavera, os pratos são leves e coloridos. Ocorre uma abundância de vegetais frescos, saladas, peixes grelhados e muitas ervas frescas para temperar. Os vinhos seguem esta mesma linha onde ocorre um maior consumo de vinhos aromáticos e versáteis. Vinhos rosés, brancos florais e espumantes são sempre boas escolhas para esta estação, mas vinhos tintos leves com menor extração e sem grandes períodos de maturação podem ser também uma boa opção para acompanhar uma carne grelhada de forma simples sem muitos condimentos.

Verão

No verão com os dias mais longos e mais exposição de horas de luz solar ocorre o aumento na produção da serotonina e da dopamina, hormônios que atuam diretamente na promoção da alegria e da motivação. O ser humano fica muito mais disposto a atividades ao ar livre, ir a praia, ao campo, a prática de esportes na natureza e ao convívio com amigos e familiares. Também devido a elevadas temperaturas tende a querer consumir bebidas mais frescas e leves.

A estação pede muita leveza e frescura, e neste ponto a enogastronomia trabalha em sinergia absoluta. O corpo pede alimentos como saladas frescas, grelhados, frutos do mar, sopas frias como gazpacho, peixe no sal, frutas da estação refrescantes como melancia, morangos e laranjas. A escolha dos vinhos recaem preferencialmente por bebidas refrescantes. Os espumantes são o número um da estação por aportar tudo o que o clima pede, refrescância acima de tudo e capacidade de harmonizar com os pratos da estação.

Outono

Com a chegada do outono ocorre o período de transição e pedida de aconchego. O clima se torna mais ameno e levando a algumas pessoas a se encorajarem com práticas de atividades ao ar livre como caminhadas contemplando a beleza de cores outonais em árvores e plantas como a Vitis vinífera. É uma estação em que as pessoas se sentem mais calmas e tranquilas influenciadas pela diminuição das horas de luz solar e dias mais curtos.

Quanto a gastronomia da estação começa a procura por pratos mais quentes e com mais sustança, podendo em alguns lugares serem chamados de comidas de “conforto”. Os ingredientes da estação passam por cogumelos, abóbora, batata-doce e tubérculos. Pratos como cozido a portuguesa, sopas quentes variadas, e pratos em geral com caldos quentes são muito atrativos nesta época do ano. Nesta estação de transição, também se transita nos estilos de vinhos que agora a preferência são por tintos de corpo médio como por exemplo vinhos produzidos a base de Merlot ou Pinot Noir, brancos mais encorpados como um Chardonnay estagiado em barrica e espumantes com maior tempo de autólise onde predominam mais aromas e sabores terciários.

Inverno

Com a chegada do inverno e menor período do ano de exposição a luz solar, o corpo do ser humano produz um aumento da melatonina, hormônio que induz ao sono, levando as pessoas ao comportamento de mais reclusão por estarem mais sonolentas em horário mais cedo comparado ao período das outras estações. Esta condição somada as condições climáticas adversas de temperaturas mais baixas e em determinados lugares, a dificuldades de se locomoverem devido maior presença de neves e ventos desconfortáveis, levam as pessoas procurarem mais atividades indoor como assistir a filmes e séries em casa, ler um livro ou alguma atividade manual que possam fazer sem sair na rua. Nesta estação predominam um clima especial com as lareiras acesas e as brasas estalando.

Com o frio os pratos que mais predominam nas mesas são os mais calóricos e cheios de robustez com o objetivo de aquecer o corpo. Os mais pedidos são sopas, ensopados, carnes preparadas com cozeduras lentas, massas com molhos ricos e em alguns lugares os fondues são as estrelas da estação podendo terem imensas variações entre doces e salgados. Para acompanhar este estilo de gastronomia e também a condição climática nesta estação os vinhos tintos encorpados, com maior tempo de estágios e mais potentes são os mais pedidos. Alguns exemplos para harmonizar com os pratos mais robustos de inverno são Baga, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah. Não esquecendo de um belo cálice de vinho do Porto ou de Madeira para acompanhar uma noite fria de inverno.

Datas de Celebrações

No período de comemorações as pessoas estão muito mais alegres e festivas, desejando estarem com amigos e com a família. Nestas datas como por exemplo o final do ano que envolve o Natal e a passagem do Ano Novo ocorre um maior envolvimento entre as pessoas para a troca de presentes, o agradecimento de parcerias de negócios e o estreitamento de laços entre empresas e colaboradores, assim como entre amigos. Apesar dos espumantes serem reis nestes períodos festivos, por ser considerado culturalmente uma bebida de celebração, ocorre na verdade o consumo de muitos estilos de vinhos, pois os almoços e jantares nestas épocas são muito mais alargados e com muitos estilos de pratos festivos diferentes. Portanto nestas datas de celebração as pessoas quando orientadas e informadas sobre o mundo dos vinhos tem como carta na manga uma enorme versatilidade de possibilidades de encantar seus convidados ou presenteados com imensos tipos de vinho.

Finalizo este texto ao qual tive o objetivo de pontuar de forma pedagógica como as estações do ano influenciam o consumo e estilos de vinhos diferentes, espero que não entendam com algo rígido, mas sim uma analise de fatos perceptíveis entre as condições da natureza, gastronomia da estação e comportamento humano. Espero que você leitor tenha apreciado este ponto de vista e desejo que durante o ano todo você possa consumir este alimento milenar e sagrado, o vinho.
Saúde e boas provas !
Adoraria saber qual vinho você apreciou degustar numa estação em especial do ano, deixe o nome dele aqui abaixo nos comentários.

Contact us : geral@treeflowerssolutions.com

Fonte:

Mundo de Baco por Dayane Casal