Posted on

Preparação para o Repouso Vegetativo – Ciclo da Videira

Após o período das vindimas as videiras começam a preparação para o repouso vegetativo. No Hemisfério Norte geralmente ocorre nos meses de novembro e dezembro e no Hemisfério Sul nos meses de maio e junho. Neste período os dias começam a serem mais curtos, as temperaturas começam a cair, o clima fica mais frio, desencadeando uma série de reações internas na planta.

Dayane Casal na Bairrada, foto por Igor Pinto, Novembro 2023

O sistema de transportes de vasos condutores da videira denominados Xilema e Floema param de irrigar água (seiva bruta) e carboidratos (seiva elaborada) respectivamente para os pâmpanos. Como resultado desta escassez, a vinha começa a apresentar desidratação levando a diversas alterações no cenário dos vinhedos, que antes apresentavam-se verdes e agora estão amarelados, vermelhos e castanhos.

As primeiras a sentirem as alterações são as folhas, localizadas nas partes mais distais da planta, faltando recursos para se manterem exuberantes, começam a desidratar e a alterarem as suas cores, formando um lindíssimo arco-íris na paisagem em que os vinhedos estão implantados. Logo em seguida vão caindo uma a uma deixando os sarmentos ou varas desnudos.

Os sarmentos nesta fase do ciclo da videira começam a lignificar, alterando suas cores de verdes para marrom, com a desidratação de maleáveis se tornam rígidos e lenhosos. Em seguida se dá a poda do inverno, onde se retiram as varas que se desenvolveram no ano anterior, deixando gomos na sua base para darem origem a novos pâmpanos no próximo período de crescimento vegetativo da planta.

Imagem do tronco da videira após poda de inverno, Dayane Casal, Novembro 2023

Essas ações de manejo na Vitis são importantes para preparar a planta para o período de dormência que não tarda a chegar e será o tema de um outro artigo sobre esse fantástico ciclo da videira.
Espero que apreciem a maravilha que é visitar os vinhedos nesta fase do ciclo da videira, o outono é simplesmente mágico.
Desejo boas provas e saúde!

Saudações báquicas!!!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal