Foi no início do século XX, para dar uma situada no leitor, que o professor e cientista japonês Kikunae Ikeda descobriu, e até isolou industrialmente compostos de um novo gosto, que entrou como quinto “convidado” na cartilha conhecida que até então contava com o quarteto formado por doce, salgado, amargo e azedo. O quinto gosto foi por ele batizado de umami, que significa, em japonês, algo como delicioso. É um gosto que ocorre de forma intensa em ingredientes como cogumelos, as tantas algas da comida japonesa, peixes como atum, vegetais como o tomate e queijos curados como o parmesão, para ficar em poucos exemplos. Um provocador de saliva, menos óbvio que os demais gostos, e ao mesmo tempo um “elevador” para todos.
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Pois o uísque Johnnie Walker Blue Label lançou, em vultuosa ação de marketing, e parceria com um estrelado chef japonês, um rótulo de preço superior a R$ 2.000 que se chama Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami. A bebida, onde o referido quinto gosto estaria presente, é tema de um festival onde o Rio entra com 12 restaurantes, incluindo alguns dos mais premiados da cidade (São Paulo, Fortaleza e Brasília também participam da ação).
A ideia é que cada estabelecimento crie uma experiência envolvendo a bebida e sabores do cardápio, em harmonização que desperte os predicados do uísque com umami. A lista carioca tem Clan BBQ, Elena Horto, Emiliano Rio, Izär, Mee, Mitsubá, Naga, Nosso, Rudä, Spicy Fish, Sushi Leblon e Sushi Vaz.
O Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami é feito, segundo a marca, com uma seleção de barris, e “apenas um em 25 mil consegue dar vida ao rótulo”. A bebida foi criada pela master blender Emma Walke e o chef japonês Kei Kobayashi, do restaurante Kei, um três estrelas Michelin na França. O sabor da bebida é obtido por variáveis como o tipo de grãos e leveduras utilizados, a forma do alambique e o tempo de maturação no barril.
“O umami possui uma qualidade misteriosa que desperta nossos sentidos, revelando um sabor suntuoso e complexo. O líquido final é uma expressão multifacetada do que eu interpreto como sendo o umami“, diz o chef, no site da Johnnie Walker.
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O descritivo sensorial fala em notas de laranjas sanguíneas e frutas vermelhas, com um toque de especiarias de madeira doce, além de missô caramelizado: esse ponto se conecta com o umami, que é abundante no famoso fermentado de soja.
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