Posted on

Os Tesouros dos Terroirs Vínicos da Viña Geisse (Paredones e Marchigüe – Vale do Colchagua)

Diretamente da sua pátria o Chile, Mário Geisse e sua Viña Geisse tem produzidos vinhos peculiares, distintos e cheios de elegância no Vale do Colchagua. Ele desenvolve vinhos sofisticados e cheios de caráter em terroirs ainda desconhecidos por muitos e que na verdade, são grandes tesouros do mundo dos vinhos e que veem se revelando ao mundo, por possibilitarem a produção de vinhos tão distinguíveis. São vinhos brancos, rosés e tintos e estão sendo elaborados com perfis completamente diferenciados e que marcam o caráter destes terroirs. Esses terroirs a que me refiro são D.O Paredones e a microrregião de Marchigüe, ambos localizadas no Vale do Colchagua.

D.O Paredones / Vale do Colchagua / Chile

Localizado à 10 Km em linha reta do oceano Pacífico e à 20 Km do Vale Central, onde o clima apresenta-se como um grande diferencial. Há um fenômeno meteorológico da Vaguada Costeira onde a umidade e as brisas do mar entram no continente através de espécies de janelas, que são as partes mais baixas da cordilheira, e devido a diferença de pressão do ar atmosférico do local e dos arredores forma uma especie de circulação de ar constante nas partes mais baixas dessas áreas da Cordilheira da Costa. Pelas manhãs entram as brisas e é comum vermos nevoeiros, a tarde há uma boa insolação que seca bem as folhagens e os cachos, permitindo uma excelente sanidade ao vinhedo. A Cordilheira da Costa é a mais antiga das cordilheiras chilenas e apresenta um solo com característica granítica aluvial, são solos profundos, permitindo que as plantas enraizam bem a procura de nutrientes, um detalhe técnico interessante de ser mencionado é a deficiência de Boro nesse local, necessitando alguma correção.

Castas e Vinhos de Paredones

Em Paredones a Viña Geisse produziu a sua primeira safra vínica em 2018, nele tem sido plantadas as castas Sauvignon Blanc, Pinot Noir com dois diferentes clones ao qual se adaptaram muito bem e são as castas que compõe os Vinhos Costeiros, mas também neste terroir já iniciaram a produção de Chardonnay, essa ainda está em fase de implantação. Os vinhos da linha Costeiro da vinícola tem uma particularidade interessante de ressaltar, você consegue perceber e sentir nitidamente a característica do terroir presente em todos, seja no branco, no rosé e no maravilhoso Pinot Noir tinto.

Marchigüe / Vale do Colchagua / Chile

Marchigüe se localiza à 30 Km da Costa, apresenta altitude baixa com presença de formações de túneis de ventos permitindo um diferencial de clima importante, pois estabiliza a temperatura dos vinhedos, fazendo com que ocorra uma espécie de homogeneização da temperatura nos vinhedos e em todos os elementos do bago da uva, inclusive no período do ciclo de maturação isso se torna muito importante, devido fazer com que a maturação aconteça simultânea na película, na polpa e nas sementes. O solo é uma mistura de solos das duas cordilheiras, a do Andes com solos aluviais e coluviais e a da Costa com presença de solos graníticos e pedras de quartzo, onde há milhares de anos atrás era língua de uma formação glacial.

Castas e Vinhos de Marchigüe

As uvas produzidas na microrregião de Marchigüe pela Viña Geisse são em maioria a Carménère , a Cabernet Sauvignon e uma pequena quantidade de Petit Verdot que se adaptaram muito bem e que na avaliação dos grandes especialistas é inclusive um dos grandes terroirs chilenos para essas castas tintas devido as particularidades do terroir.

Os Vinhos que recebem a assinatura com o nome do mestre Mário Geisse e também o vinho Don Jorge Geisse e do espetacular e icônico vinho Notables produzidos com as nove melhores barricas selecionadas que provém deste terroir. Algo importante de mencionar é o comportamento dos taninos em boca dos vinhos produzidos com essas castas, vinho com a Carménère produzido em Marchigüe os taninos são muito mais macios, suaves, redondos e sentimos eles no centro da boca, já com o com Cabernet Sauvignon são muito mais potentes, apresentam mais estrutura e eles reagem mais rápido com as proteínas da saliva fazendo com com a percepção deles seja mais rápida e nas laterais na boca. Algo interessante é o blend com vinhos provindos dessas uvas, fazendo com que o néctar tenha peculiaridades importantes que agradam a muitos enófilos.

No Brasil a Família Geisse, chefiada pelo grande Mário Geisse se dedica desde a década de 70 exclusivamente em produzir espumantes, e que vale a ressalva e menção considerados um dos melhores espumantes do país e que elevam o nível dos vinhos brasileiros a patamares superiores internacionais. Fica o convite à você leitor conhecer in loco ou através dos vinhos esses terroirs maravilhosos chilenos que a Viña Geisse produz suas delícias e que tantos enófilos ainda desconhecem.

Desejo excelentes provas e muita saúde !

Viña Geisse / Família Geisse
www.familiageisse.com.br
WhatsApp +56 961215938 (Chile)
 WhatsApp +55 54 3455.7462 (Brasil)
COMERCIAL@VINICOLAGEISSE.COM.BR

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal