Posted on

Os Guerreiros Espanhóis Corpinnat

Do epicentro espanhol de produção de espumosos já há mais de 130 anos, seis produtores iniciaram uma grande revolução pela defesa do seu território e em conjunto fundaram a marca Corpinnat, que significa “COR” do coração de Penedès e “PINNAT” possui raiz etimológica que traduz-se por território rochoso. A marca foi registrada desde agosto de 2017 no Departamento de Justicia de la Generalitat de Catalunya e como marca coletiva na União Europeia Corpinnat, em novembro de 2017.

Os Guerreiros Iniciais dos Corpinnat
Fonte: https://www.corpinnat.com/es/media-es/imagenes

Muitos estudos e trabalhos foram necessários e realizados para se atingir esses objetivos e na atualidade esses bravos guerreiros produtores de espumantes espanhóis com qualidade superior já são no total 11 registrados na Associació de Viticultors i Elaboradors Corpinnat (AVEC). Além de serem extremamente valorizados e consumidos pelos próprios catalães, já são distribuídos em inúmeros países com o peso da qualidade dos seus trabalhos. Esses produtores buscaram diferenciação através de acordos e regras entre si que os distinguissem dos outros espumosos produzidos não só na Catalunha assim como em outros pontos do país que recebem a D.O. Cava. São 46 municípios que abrangem a área dos Corpinnat, possuem uma superfície de 997 km² e 22.966 hectares de vinhas conforme as ilustrações nos mapas abaixo.

São inúmeras as regras para colocar em seus rótulos a marca Corpinnat e que são acompanhadas e fiscalizadas por empresas externas de auditorias. As uvas e a vinificação tem que atender no mínimo as exigências de serem ecológicas, mas grande parte deles também já são biodinâmicos. Os rendimentos de produção por área são bem estabelecidos. As castas permitidas tem que está no mínimo em 90% do blend com as autóctones Macabeu B, Parellada B, Malvasía o Subirat Parent B, Xarel-lo B, Garnacha T, Monastrell T, Sumoll T e Xarel-lo Rosado T. Os outros 10% podem ser usadas as Chardonnay, Malvasia de Sitges B, Pinot Noir T e a Trepat T.

Imagem do vinhedo do produtor Recaredo, março 2023, por Dayane Casal.

A vinificação tem que acontecer integralmente na propriedade garantindo assim o estilo, personalidade e qualidade desde a origem. O rendimento de prensa tem que ser 66,6 litros/100Kg de uvas. O único método permitido é o tradicional com no mínimo 18 meses de autólise, mas há produtores que optaram por fazer o degorgement em seus espumantes com no mínimo 30 ou 60 meses de crianza, mostrando assim o seu compromisso com produtos diferenciados e cheios de qualidade.

Imagem de garrafas de Corpinnat em estágio no produtor Recaredo, março 2023, por Dayane Casal.

O produtor Recaredo foi fundado em 1924 bem no coração de Sant Sadurní d’Anoia e hoje já está nas mãos da terceira geração da família. Eles tem uma produção de cerca de 280 mil garrafas de espumantes e 150 mil de vinhos tranquilos por ano. Possuem 85 hectares próprios, uns ecológicos e outros biodinâmicos, sendo 70% plantados com a casta Xarel-lo que fazem a coluna vertebral dos seus Corpinnat, também possuem plantadas a Macabeu, Parellada, Monastrell e a Garnacha.

O Gramona (1881) está localizado em Sant Sadurní d’Anoia, é um produtor dito por técnicos com “artesanal”, produzem cerca de 1 milhão de garrafas de vinhos por ano, sendo 60% espumantes Corpinnat e 40% de vinhos tranquilos. Sua forma de produção é totalmente biodinâmica e presam pela qualidade em cada detalhe desde a vinha à mesa do consumidor.

Degustar vinhos com a verdadeira personalidade do seu terroir é o que faz o mundo dos vinhos magnífico e rico em diferenças. Poder sentir características típicas das castas, do clima, do solo, de outras condições específicas, juntos do trabalho humano por trás de cada detalhe do processo, é sem dúvida o que faz com que cada vez mais surjam Bacolovers que valorizam e que desejam consumir vinhos diferenciados que carregam a bravura de homens que romperam com o trivial e que buscaram a qualidade acima de tudo.

Convido à você leitor para assim que possível degustar um belo Corpinnat e poder tentar perceber o que esse líquido sagrado tem de tão especial do povo Catalão.
Um grande brinde aos Corpinnat e saúde !

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal