A ilha grega de Santorini é a ilha mais ao sul das ilhas Cíclades no mar Egeu, e este local especial tem uma grande importância para a história do vinho mundial, pois nele estão abrigados vinhedos com o DNA mais primitivo da Grécia e um dos mais antigos mundo.
1.Breve História do Terroir
Localizado na região sul da ilha de Santorini, o sítio arqueológico Akrotiri, abriga uma das suas primeiras moradias datando o período Neolítico e há inúmeras evidências de ali tenha sido um dos maiores centros urbanos da época, devido a sua grande extensão em área do assentamento pré-histórico e também devido a grande rede de relações com povos externos como os de Creta, Chipe, Síria, Egito e dentre tantos outros. Os achados em Akrotiri demonstram que havia cultivo de vinhas há pelo menos 3500 anos atrás, juntamente com a produção de vinhos, trocas de vinhos e o comércio desta bebida milenar. Estas atividades todas estavam presentes no cotidiano dos moradores.
Nesta ilha qualquer tipo de vegetação ou traço de vida humana foram destruídos com os sucessivos terremotos seguidos da grande erupção vulcânica ocorrida no século XVII. Ao que parece da mesma forma que em outros lados do mundo como em Pompeia, foram preservados inúmeros objetos e detalhes que na atualidade podemos conhecer através deles um pouco da história deste lugar antes desta enorme catástrofe. Os povos fenícios recolonizaram a ilha após este período, e foram desafiados a encontrar maneira de cultivar plantas que já tinham habilidade de produção como a videira. Devido condições especiais de solo e por está isolada, a ilha não sofreu com a grande praga de Filoxera que dizimou os vinhedos mundiais no século XIX, mantendo assim muitas plantas originais anterior ao período da praga. Em 1971 Santorini PDO (Protected Designation of Origin) recebeu a sua regulamentação e é a primeira Designação de Origem da Grécia a ser incluída no Índice Nacional da Herança Cultural Intangível.
2.Características do Terroir Vínico
Este terroir vínico apresenta um ecossistema com especificidades únicas e com longa tradição em cultivo das vinhas. Ao percorre-lo para onde se coloque à vista, sobretudo na região mais central e ao norte da ilha se observam vinhedos espalhados, e um detalhe curioso é que por esta ilha foram encontradas algumas vinhas que apresentam raízes até com 300 anos.
O clima da ilha é típico mediterrâneo com longas horas de sol durante o período do crescimento vegetativo do ciclo da videira. Apresenta os verões secos e os invernos moderados. Um fenômeno interessante que ocorre na ilha é a formação de névoas matinais que surgem devido a evaporação da água do mar no local da caldeira do vulcão cobrindo toda a ilha. Durante a noite as temperaturas caem e a ilha torna-se mais úmida. Esta umidade noturna é absorvida pelo solo característico o que ajuda na hidratação da videira. Outro fenômeno climático importante que ocorre na ilha são a presença de intensos ventos vindo do Norte chamados de “meltemi”, que contribui para a sanidade das partes vegetais e dos cachos de uva, pois os mantém secos.
Há uma combinação de diferentes tipos de solos na ilha que tem características de solos vulcânicos de basalto, cinzas vulcânicas, areias, pedras-pomes, andesito e pequenas quantidades de argilas. As pedras-pomes que são extremamente leves, executam um papel fundamental na absorção da umidade atmosférica que é produzida em determinados períodos e a guarda para ajudar a videira a se manter equilibrada. O fato dos vinhedos da ilha estarem implantados em terrenos de solos arenosos e com baixíssima quantidade de argila o parasita da filoxera não conseguiria sobreviver e portanto além do isolamento territorial da ilha o detalhe da areia do solo manteve os vinhedos de Santorini protegido neste período negro na história do vinho mundial.
A Assyrtiko é a casta emblemática da ilha, cerca de 75% a 80% dos vinhedos são desta uva branca com maturação tardia e extremamente adaptada as condições áridas da ilha. A Athiri e a Aidani são outras castas brancas também cultivadas em menor escala. Uma das poucas castas tintas produzida em Santorini é a Mandilaria e a Movrotragano.
3.Método de Cultivo
Não é novidade que a videira é uma planta que se adapta a múltiplos tipos de terrenos e diversas condições climáticas, mas na ilha de Santorini as condições são quase inóspitas e para driblar essas grandes dificuldades os produtores encontraram maneiras de cultivar a vinha de forma a conseguir extrair boa matéria-prima para a produção de grandes vinhos. Abaixo um mapa e esquema da distribuição dos vinhedos na ilha retirados do livro The Wines of Santorini, do autor Yannis Karakasiss.
Sobre um solo majoritariamente vulcânico com composições especiais descritas anteriormente e que apresentam algumas variações conforme o local que o vinhedo está implantado, as videiras são cultivadas até a 300 metros do nível do mar através do sistema de “Kouloura“, uma espécie de trançado em forma de cestas realizado com a própria madeira velha da planta. Esse sistema permite que a videira seja protegida dos incansáveis ventos “meltemi” que assolam a ilha, ajudam na proteção de areias sobre os cachos de uva e também protegem os cachos de uva da ação desidratante do sol escaldante antes de completar a maturação fenólica desejada dos bagos.
Neste ecossistema peculiar os vinhedos são protegidos naturalmente de ações de fungos e bactérias levando a uma condição quase unânime de vinhedos orgânicos, onde a única prática utilizada em alguns casos é a correção de enxofre. Claro que nestas condições o rendimento de produção é baixíssimo, uma média de 40Kg/ha enquanto em outras áreas pelo mundo pode chegar a 300Kg/ha, esses números podem ser melhor entendidos nos preços das garrafas de vinhos.
4.Estilos de Vinhos
Há diferentes estilos de vinhos produzidos em Santorini, mas os brancos e com a casta Assyrtiko dominam a produção chegando até a 80% do que a ilha produz. Apesar desta casta ser produzida em outras regiões gregas, na ilha de Santorini ela ganha uma expressão única, o que a faz a casta emblemática e rainha deste lugar. O vinho com a Assyrtiko tem alta acidez, altos níveis alcoólicos, uma mineralidade e até uma “salinidade”, a casta não tem aromas exuberantes mas apresenta discretos em fruta cítrica e de caroço, quando em blends os aromas e sabores exuberantes são acrescentados de outras castas como a Athiri e a Aidani, essas com aromas muito mais marcados. Na ilha existem referências dos estilos de vinhos interessantes de partilhar como o PDO Santorini, o Nykteri, o Vinsanto e os vinhos tintos secos.
PDO Santorini
Para deter essa nomeclatura o vinho precisa conter no mínimo 85% Assyrtiko e 15% com as castas Athiri e/ou Aidani. Mas a grande maioria dos vinhos PDO Santorini são produzidos com 100% Assyrtiko. Esses vinhos são muito distintos, com grande prestígio e muito valorizados no mercado devido sua qualidade e o seu terroir.
Nykteri
Esta distinção de classificação é dada aos vinhos PDO Santorini que apresentam no mínimo 13,5% de álcool e que estagiam em barricas de carvalho no mínimo por 3 meses. São vinhos que apresentam um perfil muito mais rico, intenso e complexo, com o passar do tempo em garrafa ganham aromas de evolução como mel, frutos secos e nozes.
Vinsanto
É o vinho doce produzido na ilha e que tem sinonímia ao vinho italiano, mas o significado é diferente, na Itália significa vinho santo, na ilha quer dizer Vinho de Santorini. Trata-se de um vinho em que as suas uvas são submetidas ao processo de secagem por 15 dias sobre o solo preparado para isso nas adegas. Com a desidratação dos bagos ocorre a concentração dos açúcares naturais da uva e também de acidez, aromas e sabores, formando a matéria-prima para produção de um dos vinhos mais encantadores de sobremesa. Esses estagiam em barris pelo mínimo 24 meses.
Vinhos Tintos Secos
A produção de vinhos tintos secos é bastante limitada, e quando ocorre são as utilizadas as castas Mandilaria e a Mavrotragano. Esses vinhos não apresentam muito corpo e nem bons níveis de taninos e acidez o que podem em alguns casos os torna-los flácidos, mas há a produção de bons vinhos tintos secos em casos mais isolados da ilha.
5.Enoturismo em Santorini
Santorini é um dos destinos mais badalados do verão europeu e sem dúvida as suas inúmeras belezas naturais e atrações fazem milhares de turistas visitarem esta ilha do mar Egeu. O vinho com certeza é um dos maiores motivos que fazem os BacoLovers à sério visitarem este belíssimo destino grego. O enoturismo está por toda a ilha com diversos estilos de adegas. Há a visita imperdível no Sítio Arqueológico de Akrotiri mencionado no início deste artigo, também há a visita no Museum Wine Santorini que fica cerca de 10 minutos do aeroporto da cidade na sede da adega Koutsogiannopoulos e possui uma organização primorosa que conta toda a história do vinho da ilha e ao fim você pode fazer uma bela prova de diversos vinhos do produtor.
De frente para a área da caldeira do vulcão com uma vista deslumbrante, você pode visitar a Santo Wines, uma das maiores empresas da ilha e que possui uma excelente estrutura de produção e de enoturismo, conta com profissionais competentes para receber turistas normais e também técnicos da área dos vinhos, gostaria de deixar um agradecimento em especial a colaboradora Eleni Maria que me acompanhou por toda a visita e que gentilmente me transmitiu informações valiosas sobre os vinhos de Santorini.
Um pequeno produtor que recomendo é Gavalas Winery, possui uma modesta instalação, mas com muito primor produzem vinhos de muita qualidade e tem uma vinoteca histórica especial. Interessante é que no início da visita já acontece a prova dos vinhos e só depois visita-se o local. Possui profissionais atenciosos e gentis para acompanhar aos visitantes em todo o momento.
A Ártemis Karamolegos Winery possui uma boa instalação e uma fantástica experiência enogastronomica, sempre acompanhada de profissionais explicando todo os detalhes dos pratos e dos vinhos servidos.
A Art Space Winery é um produtor que associa a visita a adega a uma exposição com inúmeras obras de artes, algumas inclusive disponíveis para venda. Produz de forma artesanal e seu portfólio é pequeno.
Dentre tantas curiosidades e informações desta linda ilha que produz néctares tão distintos e cheios de personalidade, espero que você leitor tenha gostado e também tenha sido estimulado a provar os maravilhosos vinhos de Santorini, esse terroir histórico e milenar do mundo dos vinhos.
Desejo excelentes provas, saudações báquicas e saúde!
Yia Mas!
Saudação em grego e que significa, “aqui está a saúde” !
-
Cursos
“FALANDO EM VINHOS…..”
R$ 39,90 ou em 10x de R$ 3,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
A arte da harmonização
R$ 29,90 ou em 10x de R$ 2,99[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso -
Cursos
Curso Mitologia do Vinho
R$ 597,00 ou em 10x de R$ 59,70[seja o primeiro a comentar]Comprar Curso