Posted on

O Canadense Inniskillin

Eles são considerado um dos melhores produtores de Icewines do mundo, são internacionalmente renomados por seus vinhos premiados e possuem fortes motivos para receber esta referência e distinção vinda de críticos especializados e de consumidores experientes em degustar vinhos nobres.

A começar pelo início da história, em 1975 foi o primeiro produtor a receber a licença de vinhedo no Canadá desde a proibição com a “lei seca” de 1929. No ano de 1991 entraram no cenário mundial dos vinhos ganhando o Grande Prêmio de Honra com o vinho “Vidal Icewine da safra 1989” na Vinexpo em Bordeaux na França, um prêmio que marcou no mapa o Canadá como um reconhecido país em produzir vinhos com qualidade a nível global.

Karl Kaiser e Donald Ziraldo co-fundadores do Inniskillin Wines Inc. ajudaram a criar a VQA (Vintners Quality Alliance), um sistema de classificação dos vinhos garantindo qualidade e credibilidade da região. Para um vinho ser rotulado com o VQA é necessário que 100% das uvas devem ser provindas da respectiva região de cultivo, 75% da casta mencionada no rótulo deve estar presente na composição do vinho. Quanto a menção da safra pelo menos 90% do vinho deve ser proveniente desta safra. Vinhos degustados pelos avaliadores da VQA e que são de extrema qualidade recebem o selo dourado VQA.

Winter landscape in the vineyard, Ontario, Canada

Uma outra curiosidade referente ao produtor Inniskillin Wines Inc. foi que a sua primeira tentativa (1983) de colher as uvas congeladas para produzir o primeiro Icewine da empresa foi consumida em sua totalidade pelos enormes bandos de pássaros que passam migrando pela região, fazendo com que no ano seguinte houvesse uma atenção na proteção dos cachos de uvas e assim conseguir se produzir a primeira safra de Icewine (1984).

O Inniskillin Icewine Riesling 2015 tem em seu aspecto visual uma aparência límpida, pálida e cor dourado, ao nariz ele mostra-se limpo, com intensidade de aromas pronunciado e características marcadas de frutos cítricos como uma laranja e lima, notas de damasco e mel. Em boca é de uma envolvente doçura, com alta acidez, álcool baixo, com um bom corpo e os aromas sentidos no nariz se intensificam em boca com o retrogosto, apresenta um final de boca longo e apaixonante. Bela harmonia com um pudim de leite, com sobremesas a base de frutas, com um bom panetone e até mesmo com bolo de laranja.
Fica aqui um convite à você leitor para assim que possível provar esse excelente vinho do gelo produzido por esse icônico produtor canadense Inniskillin !

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal