A cadeia do vinho é algo complexo, requer profissionalismo e olhar atento em cada detalhe. As embalagens tem um impacto primordial, profundo, de forma multifacetada e que influenciam o consumidor primeiramente através do contato visual, podendo leva-lo a decisão da compra ou não de um vinho. Através da embalagem há a comunicação onde ocorre a percepção de qualidade, de valor, de adequação a necessidade do consumidor e esses podendo ser, através de elementos visuais, táteis e informativos.

No mercado tradicional do setor vínico, a composição de um pack apresenta muitos elementos como a garrafa de vidro, a rolha ou vedante, o lacre, a etiqueta, algum elemento visual anexo a garrafa e a caixa individual ou a do conjunto de garrafas, todos esses itens juntos comunicam algo, mas será que a maioria dos produtores estão sendo “intencionais” nesta comunicação ? Afinal a embalagem é uma ferramenta poderosa de comunicação e precisa transmitir o estilo do produto e a identidade da marca, para cumprir o seu objetivo primordial que é atingir o seu público alvo. Há muitos ângulos e perspectivas que podemos analisar sobre o papel das embalagens no setor dos vinhos, neste texto irei abordar três pontos, a percepção de qualidade, a percepção de praticidade e a percepção a quem se destina o vinho, o seu “público alvo”.
Na Percepção de Qualidade
O termo qualidade refere-se ao grau de excelência, a características que distinguem um vinho, podendo ser algo subjetivo e até em alguns casos imensurável. O fato é que a embalagem pode ser uma poderosa forma de transmitir ao primeiro impacto “qualidade de um vinho” e a “identidade de uma marca“, se tornando algo diferenciador no mercado, ou o oposto disto. Há especialistas em branding que chamam as embalagens de “vendedor silencioso“, sobretudo em mercados onde a maioria das decisões de compra são tomadas no mesmo momento da compra. Ser consistente e coerente visualmente com a identidade da marca ajuda a reforçar o reconhecimento e a lembrança da marca.

Crédito de Imagem : Wines From Another World
Importante lembrar que muitas vezes o investimento numa embalagem pode representar uma parcela significativa do custo total do produto, e portanto deve-se analisar em qual segmento o produto se destina que justifique tal acréscimo. Isto é mais aplicado no segmento de vinhos premium ou para os extraordinários, onde o custo elevado da embalagem consegue ser diluído no valor agregado do produto, formando um conjunto do vinho em si e da embalagem um produto final apropriado ao segmento ao qual foi desenhado e que o seu público alvo valorize e pague por ele.
Na Percepção de Praticidade
Há empresas vínicas que apresentam ao mercado embalagens com propostas que facilitam o consumo, com aberturas práticas e em formatos e tamanhos adaptados às necessidades do cliente, essas podem contribuir diretamente na experiência de quem procura praticidade e gerar maior potencial de vendas em escala no caso do produto seja desenhado para tal. Alguns exemplos são as latas, bag in box, garrafas e copos em polietileno tereftalato, Treta Pak e garrafas de vidro com doses individuais e de fácil abertura.


A praticidade de uma embalagens bem projetadas também passa em reduzir perdas por danos durante transporte e armazenamento, impactando positivamente a margem de lucro. A eficiência logística, como empilhamento e otimização de espaço, afeta diretamente os custos operacionais, e contribuem para o retorno sobre o investimento (ROI) e devem ser levadas em consideração dentro da análise da escolha da embalagem.
Na Percepção a Quem Se Destina o Vinho, o Seu “Público Alvo”
A apresentação de uma embalagem de vinho pode ser a primeira maneira de selecionar seu cliente. Ela não é apenas um invólucro que protege o vinho, ela carrega muitas informações explicitas sobre o próprio vinho. De modo geral a própria embalagem comunica a quem está destinado o vinho e em que circunstâncias poderá ocorrer seu consumo. Fatores como atratividade e destaque no ponto de venda, a informação contida nela, a identidade da marca, o posicionamento dentro do setor e segmento, a experiência do consumidor e a emoção despertada são pontos a observar quando pensamos em atingir determinado público alvo do vinho.
As embalagens de vinho podem ser multiculturais ou específicas para determinados mercados, levando em consideração as cores, alguns símbolos, determinados nomes, seguir leis de cada país, e apresentar diversos formatos que possam ter significados específicos. A inclusão e acessibilidade, como textos em braile ou aberturas facilitadas para pessoas com limitações físicas, demonstram um olhar social de quem produziu e isto sempre é somado como mais valia.
Um exemplo é quanto temos uma lata de vinho como embalagem, em alguns lugares o consumidor interpreta como vinho de baixa qualidade, já em outros mercados este tipo de embalagem no primeiro impacto é vista positiva e como facilitadora do seu consumo. Já quando temos um luxuoso pack, rico em detalhes elegantes, no primeiro impacto o vinho pode ser avaliado pelo consumidor como produto segmentado ao mercado de luxo, e isto pode leva-lo a repelir imaginando que não é para seu bolso ou criando desejo de adquiri-lo, por representar o acesso de poucos a este produto.
O Case “Wines From Another World“
Trago como exemplo o case do mercado de luxo “Wines From Another World“, e o exemplo é só levando em consideração as embalagens e não aos demais fatores fantásticos que compõem o que estes vinhos carregam em sua identidade. O projeto objetiva lançar nove vinhos, estes com referências de nomes de planetas, cada um com o seu código, com produtores e regiões vitivinícolas diferentes. O maestro do projeto é Cláudio Martins, CEO da Martins Wine Advisor, e com uma equipe multidisciplinar tem chegado em “órbita” com seus vinhos extraordinários. O nome por trás do branding e das embalagens é Pedro Antunes, ao qual cada detalhe comunica de forma primorosa e elegante com seu público-alvo, o mercado de alto padrão.
Dos nove vinhos já foram lançados quatro, o Jupiter, o Uranus, o Saturn e o recém-lançado Neptuno. Abaixo imagens com importantes detalhes destes vinhos que só a embalagem já diz muito sobre as percepções que o consumidor pode obter sobre estas garrafas em especial.













Há uma complexidade de fatores que compõe o branding de imagem de um produto e um dos mais importantes sem dúvida é a sua apresentação. As embalagens pensadas em cada por menor, de forma profissional e estratégicas costumam ser peças vitais para o posicionamento do vinho no mercado.
Espero que com este artigo eu possa ter contribuído com um incremento do seu olhar dentro da cadeia do vinho, e que lhe leve a partir de agora a observar com mais atenção a embalagem de um vinho que chegar em suas mãos.
Desejo boas provas e saúde !
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