Posted on

Gastronomia (Bruno Calixto): com Lady Gaga no Rio, o menu será dramático

lday
Lady GagaReprodução/Internet

O novo “Coringa: Delírio a Dois” é um dos piores filmes da história. Não sobra nem pra maquiagem que errou (e borrou feio!), no musical que desperdiçou o talento de Lady Gaga em obras do gênero. Mas o fato é que os fãs brasileiros terão a chance de ver a diva pop ao vivo no dia 3 de maio, em show nas areias de Copacabana, como publicou Lauro Jardim, em O Globo.

Se como Arlequina não rolou, será como Gaga sua grande performance do ano. A artista espera o show de maior público de toda a sua carreira: previsão de um milhão de pessoas. Enquanto Gaga não vem, a coluna foi atrás de alguns mestres-cookies para saber o que a cantora comeria e beberia no Rio. Quais seus hábitos gourmets? Sabe-se que ela é fã de iogurte grego com granola saudável, almoça salada com legumes e boas fontes de proteínas, e para por aí, tudo ao sabor da sua música, beeeem dramático. Oh-oh-oh-oh-oh!

Bloody do Café 18 do forte
Bloody Mary do Café 18, no Forte de CopacabanaReprodução/Divulgação
Edu Café 18 do Forte
Edu, sócio do Café 18Reprodução/Divulgação

Um dos grandes sucessos de Lady Gaga leva o nome de um drinque apreciado pela manhã, tarde e noite por aqui: “Bloody Mary”, no qual ela afirma “When you’re gone, I’ll still be Bloody Mary” (“Quando você tiver partido, eu ainda serei a Maria Sangrenta”). É um dos mais pedidos no Café 18 do Forte de Copa, no Posto 6, dos sócios Edu Araújo e Jonas Aisengart, que vão fazer de tudo para a “mãe monstro” conhecer a casa de frente para o mar. “Nosso bloody leva molho de ostras e mix de pimentas, além do molho de tomate temperado na casa, e aquele camarãozão na beira do copo”, diz Edu, na foto, sentado, com uma xícara de café, esperando pela artista, atualmente, como dizem especialistas, na “dieta da embriaguez”.

Continua após a publicidade

Casa Horto Lu e Jessica
As delícias da Casa HortoReprodução/Divulgação

De Copacabana (onde provavelmente vai ficar hospedada) para o Horto, onde o Rio está mais “gaga” do que nunca, se ela quiser conhecer o mais novo fervo da noite carioca na Zona Sul, é para as costas do Jardim Botânico que vai. Bem provável que a chef Luísa Veiga, da Casa Horto, esteja à porta, dando aquele confere quando ela descer do carro.

“Primeiro, seria uma honra preparar um prato Lady Gaga! E pensando no Rio, na alegria, no colorido, no frescor, com certeza seria o carpaccio de linguado com aioli cypriani, ovas, alcaparras crocante, azeite de tomate, pó de nori e cebola roxa. Acompanha chips de batata-doce. A cara dela!”, aposta Luísa, com aval da mixologista que assina a carta de coquetéis da casa, Jéssica Sanchez.

“O Tropical Punch é, ao mesmo tempo, exótico, disruptivo e envolvente — representa muitas vertentes de personalidade que Lady Gaga reflete. Acho que seria um drinque queridinho dela na sua passagem pelo Brasil, com toda a certeza.”

Continua após a publicidade

Tereze (1)
Tereze, em Santa TeresaReprodução/Divulgação

Subindo para Santa Teresa, Luanna Malheiros, do Térèze, apostaria no ceviche de manga com lichia e romã. “Li que Lady Gaga tem fibromialgia, uma doença crônica que requer alimentação baseada em frutas e legumes e sem processados: nosso ceviche de manga é saudável e vegano.”

Surubar
Drinque do SuruBarReprodução/Divulgação

Descendo para a boemia Lapa, no SuruBar, a ideia é sempre “oferecer brasilidade”, não é, Igor Renovato? “Sim, com isso, ofereceria a ela uma vasta opção de coquetéis com cachaça, com destaque para o Zé, cachaça branca, Cynar, mel, limão e hortelã. Vai proteger até a voz.”

Continua após a publicidade

Nolita
Nolita, na BarraReprodução/Divulgação

Se a ideia for um estica na Barra (tudo pode quando se trata dessa turma do pop, não é mesmo?), há uma torcida enorme pelo Nolita Roastery, no BarraShopping, onde qualquer sobremesa nunca será uma mera sobremesa.

Isso porque o chef pâtissier Felipe Appia é fã da cantora e contou à coluna que faria uma cheesecake de abóbora com especiarias e calda de chocolate com gengibre somente para ela.

Conhecida como “Willy Wonka brasileiro”, a sobremesa é “misteriosa, assim como o novo álbum de dark pop que Gaga está para lançar”, tirou onda Appia.

Continua após a publicidade

Gabbiano
GabbianoReprodução/Divulgação

Romano Fontanive, do Gabbiano (no Barra Garden), sugere a panna cotta, que é uma das sobremesas preferidas da cantora e atriz Lady Gaga.

heaven-delhaye
Chef Heaven DelhayeVitor Faria/Divulgação

Ainda por ali, no Vogue, a chef Heaven Delhaye lembrou o histórico vestido de carne usado por Lady Gaga no MTV Video Music Awards de 2010, para sugerir o Arrosto di Manzo, roast beef assado no ponto rosé e finamente fatiado com creme de burrata servido com seu próprio jus, azeite trufado e minifolhas, com torradas de fermentação natural. A entrada de R$ 53 faz parte do cardápio do Heaven Cucina (também no Shopping Tijuca).

Continua após a publicidade

boloco de bacalhau momo
Bolovo do Bar do MomoReprodução/Divulgação

E no vizinho Bar do Zeca? O que é que a Gaga tem? O chef dos chefs, Toninho Momo, prepararia seu maior clássico de todos para ela: bolovo de bacalhau, em homenagem à entrada feita por Gaga dentro de um ovo no Grammy 2011”.

Caio Silva Roxy
Caio Silva, do Roxy Dinner ShowReprodução/Divulgação

De volta a Copacabana, não podemos esquecer o mais novo empreendimento turístico absurdamente lindo e brasileiríssimo: o novo Roxy é Lady Gaga na veia. Caio Silva, chef-executivo da casa, resolveu preparar uma moqueca especial para a cantora, caso ela dê as caras por ali. “Vai com leite de coco, azeite de dendê, palmito pupunha, banana-da-terra e completada com arroz de coco.”

gaga no cantagalo
Lady Gaga no Cantagalo, em 2012, quando fez show no RioReprodução/Internet

De cabelo cor-de-rosa, em sua única aparição no Rio (2012), Lady Gaga subiu o Morro do Cantagalo, jogou bola com as crianças e depois tomou cerveja de garrafa num boteco do morro. A cantora voltaria em 2017 para um show no Rock in Rio, mas cancelou a performance e, claro, virou meme na hora: “Ela não vem mais”. Toc, toc, toc!

tarja calixto
<span class=”hidden”>–</span>Arquivo pessoal/Reprodução
Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO