Posted on

Formação, Floração e Vingamento – Ciclo da Videira

Após seis à treze semanas do período do abrolhamento, podemos visualizar um rápido crescimento dos pâmpanos, sarmentos e folhas da videira e em seguida vem o período tão aguardado da floração que pode variar conforme as castas e o clima. No hemisfério Norte podem acontecer nos meses de Maio à Junho. No hemisfério Sul pode ocorrer de Novembro à Dezembro.

O clima favorável a floração são temperaturas moderadamente quente, acima dos 15ºC e abaixo dos 37ºC. Pouquíssima ou até mesmo nada de chuvas e ventos fortes nessa fase, pois arrastariam grande parte do pólen e a polinização seria comprometida e consequentemente também o vingamento.

O vingamento é a transformação das flores em frutos, no caso da videira “ em uva “, a taxa de vingamento pode variar de 15% à 60%, ou seja, nem todas as flores se transformarão de fato em fruto, as que não forem polinizadas caem.

Desavinho é causado por uma taxa de vingamento relativamente baixa, em que algumas castas são mais susceptíveis devido está relacionado com o baixo teor de açúcar ao nível do cacho como a branca Bical e a tinta Merlot. Por vezes os bagos até podem crescem sem serem fecundados, mas não apresentam as sementes “grainhas” , esse fenômeno é chamado de Bagoinha.

Ambos os fenômenos ( Dasavinho e Bagoinha) reduzem drasticamente o rendimento e estão correlacionados com o clima durante essa fase tão importante do ciclo da videira, a polinização. Após a fecundação das flores o bago começa a se desenvolver e em seguida vem o período da maturação que será o tema de outro artigo.

Espero que você tenha gostado destas curiosidades do ciclo da planta de Baco.

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal