Posted on

Está na Flip? Confira dicas de restaurantes e cafés em Paraty

Literatura por todos os cantos, linda arquitetura colonial, cenários da Mata Atlântica inspiradores e culinária vibrante que tem raízes na cultura caiçara. Paraty tem ótimos lugares para comer durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste fim de semana (até domingo, dia 3), seja em refeições ligeiras, drinques ou almoço caprichado.

+ Conheça a nova onda carioca das coffee parties

Restaurante mais famoso da região, o Banana da Terra (Rua Dr. Samuel Costa, 198, Centro Histórico) completou 30 anos pelas mãos da chef Ana Bueno, que faz trabalho notável com a comunidade paratiana, os pescadores e produtores locais, além de possuir horta própria. Além de um dos melhores peixes com banana da cidade, vale a pena provar a lula recheada com coalhada, e risoto e folha de taioba.

Compartilhe essa matéria via:

A chef Ana Bueno também está por trás do Café Paraty (Rua do Comércio, 253, Centro Histórico), que vai do café da manhão ao jantar, com drinques destacados que utilizam cachaça e gim produzidos no Alambique Paratiana, onde a Casa Paratiana, também de Ana, é outra boa opção.

Continua após a publicidade

Internet
Pupu’s Panc: arroz de copa lombo com hortaliças e pancsInternet/Reprodução

Saúde, sabor e localidade andam juntos também no Pupu’s Panc Party, do Hotel Sandi (Largo do Rosário, Centro Histórico), ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. As plantas não convencionais (Pancs) refrescam o cardápio, que tem tempero oriental e apresenta sushis, além de frutos do mar variados em receitas cheias de cor. O bar Apothekario, no hotel, tem drinques autorais feitos com ingredientes e especiarias da região.

O Quintal das Letras (Rua Tenente Francisco Antonio, 362, Centro Histórico), anexo à Pousada Literária, trabalha com ingredientes orgânicos da Fazenda Bananal e pequenos produtores da região, conhecido por pratos como os bolinhos de siri, ou o robalo em crosta de banana e arroz de lula na cachaça. O café da manhã da pousada, servido a qualuer hora, é uma delícia e traz itens como sucos, café, chá, frutas, frios, bolos e o waffle de pão de queijo da pousada.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Internet
Thai Brasil: tropicalidade tailandesa no clássico de ParatyInternet/Reprodução

Um dos mais antigos restaurantes tailandeses do estado é um dos destaque da cena paratiana de sabores. O Thai Brasil (Rua Tenente Francisco Antonio, 308, Centro Histórico), da chef alemã Marina Schlaghaufer, é conhecido por receitas como o camarão grelhado ao molho de ostra, castanha de caju, cebolinha e manjericão tailandês, além de distintos curries artesanais.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO