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Bianca Andrade chega para nossa sessão de fotos sabendo exatamente o que fazer. Perfeitamente maquiada, com um terno Dolce & Gabbana impecável, bem penteada, sem nenhum fio de cabelo fora do lugar, ela posa para a câmera com tranquilidade. “Passei um creminho no rosto, peguei a primeira roupa no armário e vim”, brinca.
A brincadeira reflete a maneira como Bianca Andrade, a Boca Rosa, construiu seu negócio milionário – o faturamento da holding em 2022 foi de R$ 180 milhões. Parece algo que veio fácil e naturalmente, mas há muita estratégia e método desde os primeiros dias. “Desde o início, eu mapeava a concorrência e entendia o que os poucos creators, que na época nem tinham esse nome, estavam fazendo”, diz Bianca sobre a época em que morava na favela da Maré, no Rio de Janeiro, trabalhava como maquiadora e produzia vídeos para conquistar mais clientes.
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Transformação digital, portanto, um assunto em que grandes grupos estão investindo pesadamente hoje, foi algo que Bianca fez em 2012. “Meu negócio nasceu físico e migrou para o digital quando eu percebi que ganharia escala e poderia me conectar com marcas que aumentariam meu faturamento”, diz. Assim, o que começou com vídeos feitos em troca de R$ 150 (e alguns produtos de beleza) para lojinhas do bairro logo chegou até o Boticário – e daí para o resto do mundo.
Onze anos e 20 milhões de seguidores depois, Bianca sonha com a possibilidade de ser uma empreendedora global. Acaba de passar dois meses em Londres, onde foi estudar maquiagem, gestão de negócios e treinar o inglês já planejando a internacionalização do seu negócio. “Quero ser uma Fenty Beauty [marca de make up de Rihanna], quero ver meus produtos do lado dos produtos da Kylie Cosmetics [de Kylie Jenner]”, diz, mostrando que nunca sonhou baixo. Para essa empreitada, o benchmarking é a marca Rare, de Selena Gomez, o que indica que Boca Rosa deve colocar um pezinho no crescente mercado de clean beauty, que hoje fatura algo em torno de US$ 10 bilhões no mundo.
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No próximo mês de junho, Bianca faz o caminho de volta e investe novamente no mundo físico. Depois de cinco anos de parceria com a fabricante de cosméticos Payot, ela levará ao mercado sua marca própria. “Eu queria ter o controle de todo o negócio, do começo ao fim, não apenas estrelar a campanha das marcas ou criar conteúdo”, diz. Pela primeira vez, além de vender em outros marketplaces, a marca Boca Rosa terá e-commerce próprio. Para isso, vai começar vendendo 73 produtos da marca criada pela influencer. “Dá para acreditar que ainda não tínhamos nosso canal de vendas digital? Queremos faturar R$ 158 milhões com essa linha em 2024.”
Reportagem publicada na edição 117 da revista Forbes, em março de 2024.
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