Posted on

Com afeto: chef Katia Barbosa homenageia a mãe, Sofia, em nova empreitada

Foi no final de 2019, quando Katia Barbosa estreava para imensa audiência no programa global Mestre do Sabor, que a cozinheira se emocionou durante o almoço com o repórter que aqui escreve, em seu Aconchego Carioca, e enxugou algumas lágrimas ao falar da mãe, Sofia, hoje com 92 anos, lembrando da infância apertada com nove filhos no subúrbio carioca de Ramos, e de delícias como os bolinhos de vagem, e a torta de batata com carne moída feita pela matriarca. Ali, Kátia revelou: “Quero abrir um restaurante diferente de tudo que já fiz e ele vai se chamar Sofia, uma homenagem a essa mulher tão importante”.

+ Com pizzaiolo italiano no comando, garagem em Santa Teresa vira point

Menu: almoço tem entradas como cenoura em versão deliciosa
Menu: almoço tem entradas como a cenoura com iogurte e meladoInternet/Reprodução

Missão cumprida. A casa abriu as portas essa semana, no esquema de soft opening, na rua Barão de Iguatemi, a mesma do Aconchego, na Praça da Bandeira. Comida afetiva em alto grau, brasileira e popular, certamente, mas também autoral, como Kátia nunca exibiu em restaurante próprio. Resultado de memórias profundas, mas também das andanças atentas da cozinheira pelo mundo, e seu indisfarçável amor pela cozinha.

Compartilhe essa matéria via:

O momento é de ensaios no salão aberto inicialmente apenas para o almoço, que inclui entrada, prato principal e sobremesa a R$ 70,00. Dentro de um mês, vai pintar um menu maior, com quatro etapas a cerca de R$ 120,00, servido no jantar. Preços acessíveis para a nova cozinha de Kátia Barbosa, que tem como fiel escudeira a chef e filha Bianca Barbosa, à frente de uma equipe formada inteiramente por mulheres.

Continua após a publicidade

Ambiente: casa tem toda a equipe formada por mulheres
Ambiente: casa charmosa tem toda a equipe formada por mulheresInternet/Reprodução

Hoje, lá estão entradas como as lâminas de cenoura marinadas e dispostas como flor, com azeite, iogurte e melado. E pratos como o que reúne copa lombo, milho crioulo e cenoura. Ou couve-flor, tahine e chimichurri. Uma das sobremesas anuncia tapioca, café, chocolate, cupuaçu e mascarpone – eis o promissor tiramissu brasileiro do Sofia.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Para beber há sodas da casa em sabores como maçã verde e amora, todas levando gengibre, limão siciliano e água gaseificada. Drinques clássicos também figuram na carta, e está saindo do forno, ou melhor, da adega, uma carta de vinhos brasileiros naturais feita pelo músico e gastrônomo Gabriel da Muda. Saúde, Sofia.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Continua após a publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO