Posted on

Chile: Uma potência Sul-Americana

Chile: Uma potência Sul-Americana

A região vinícola do Chile é uma das primeiras a iniciar a produção de vinho dos países vitivinícolas do Novo Mundo. Os conquistadores espanhóis trouxeram as primeiras videiras de Vitis Vinifera  aqui quando colonizaram a região. O clima da região vinícola do Chile é uniformemente seco e quente; doenças da videira são raras. Ao redor da cidade de Chillán, 90% do vinho chileno cresce. No entanto, grande parte também é destilada para a produção da bebida nacional Pisco.

A corrente de Humboldt que corre ao largo da costa garante que as temperaturas não subam muito e caiam à noite. A intensidade da luz é alta e as uvas amadurecem em todos os lugares. Esses fatores levam a uma forte concentração de aromas, típica dos vinhos chilenos.

No entanto, a irrigação é necessária inundando os vinhedos ou por gotejamento com água das geleiras andinas derretidas. A variedade de variedades de uvas varia de Chardonnay a Sauvignon Blanc, enquanto a maior parte é plantada com variedades tintas. Acima de tudo, o Chile é conhecido pelo Cabernet Sauvignon, que dá vinhos frescos, encorpados, com ênfase em taninos que lembram groselha preta, eucalipto e cedro em seu aroma.

Enoturismo no Chile

Vales férteis, onde os vinhedos estão aninhados entre a Cordilheira dos Andes e a costa oceânica, vinhos de qualidade premium, belezas naturais excepcionais tornam a região vinícola do Chile atraente não apenas para os apreciadores de vinho, mas também um destino perfeito para os amantes da natureza.

Descubra os sabores do Chile através de seus vinhos do famoso Carménère do Vale Central ao vigoroso Cabernet Sauvignon do Vale do Colchagua e muitos mais. Nossas vinícolas parceiras locais garantirão uma experiência memorável para você.

A Terra de Carménère

Vindo de Bordeaux para o Chile no século 19, o Carmenère desenvolveu-se esplendidamente aqui. Hoje, os enólogos chilenos se esforçam para fazer do Carmenère um vinho “chileno” muito especial e distinto. Assim, a casta Carmenère também está em ascensão, raramente produzindo vinhos abaixo de 14,5% e cheirando a couro e geléia de frutas. Mas o Syrah resistente ao calor também pode ser encontrado no Chile, o que resulta em alguns dos melhores vinhos do país.

Regiões vinícolas chilenas

A região vinícola do Chile ocupa uma terra longa e estreita na costa oeste da América do Sul. O clima do país é influenciado pelos Andes a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. As regiões vinícolas chilenas estão localizadas ao longo de 1.300 km de extensão de terra desde a região do Atacama, no norte, até o Bio-Bio , no sul. A maioria das regiões vinícolas chilenas está localizada no Vale Central do país, onde os vinhedos são delimitados pela Cordilheira dos Andes a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Por outro lado, a sobremesa do Atacama ao norte e as geleiras da Patagônia ao sul fornecem proteção natural para os vinhedos localizados no Vale Central.

A região vinícola do Vale Central do Chile combina regiões como:

Vale do Maipo – Localizado perto de Santiago, o Vale do Maipo é um destino muito popular entre os moradores e turistas.

Vale do Rapel – Onde você poderá descobrir alguns dos melhores vinhos Cabernet Sauvignon,

Vale do Curicó – Uma das mais importantes regiões vitivinícolas chilenas que desempenhou um papel importante na abertura do caminho para a expansão da vinificação em outras regiões.

Vale do Maule – Uma das maiores regiões vinícolas do Chile, dominada pelos vinhedos Cabernet Sauvignon, bem como uma pequena quantidade de Malbec e Carignan

Não perca a oportunidade de visitar os territórios escondidos de Souther Valley, onde, juntamente com os vinhos premium do país, você poderá desfrutar da excepcional beleza natural do Rio Biobio, do Parque Nacional Nahuelbuta e, claro, das estepes áridas, pastagens e desertos de Patagônia.

Fonte:

Tudo Sobre Vinho