Posted on

Chef carioca Alessandra Montagne faz gastronomia refinada em Paris

Alessandra nasceu no Vidigal, morou em uma pequena cidade de Minas Gerais, voou alto e foi de certa forma salva pela gastronomia. Chegou sem nada em Paris, aos 22 anos, para escapar da vida problemática que tinha no Brasil e já foi até homenageada pelo presidente Emmanuel Macron. Ela comanda o bem-sucedido Nosso, restaurante contemporâneo, de ambiente descontraído, com cozinha aberta, mas de alta gastronomia. Tive a chance de jantar lá há duas semanas (levei uma hora de Uber desde a Rive Gauche e morri de vergonha pelo meu atraso, mas foi um dia de chuva e trânsito complicado; na próxima vou de metrô) e tive uma noite excepcional!! Além de extremamente carismática, Alessandra é muito talentosa. 

Renata Araujo
Alessandra e sua equipe, no restaurante Nosso ParisRenata Araujo/Divulgação

O menu degustação traz pratos inspirados na infância da chef, que aprendeu a cozinhar com sua avó mineira em Poté, de apenas dezesseis mil habitantes. Ela chegou até a vender coxinhas quando era jovem. A base da receita foi reaproveitada, agora com  maionese apimentada, brócolis e alho poró, e faz enorme sucesso entre os parisienses no Nosso. Além disso, espere também pão de queijo com caviar; caldinho de feijão; lagosta grelhada com abobrinha e castanha de caju e medalhão de vitela em creme de trufa, abóbora em conserva e purê, entre outros. Ou seja, segundo ela mesma, “uma culinária francesa de coração com troques brasileiros.”

Pão de queijo do Nosso Paris
Pão de queijo com caviarRenata Araujo/Divulgação
Mario Kanesi
Renata Araújo prova o caldinho de feijãoMario Kanesi/Divulgação
Renata Araujo
A fachada do Nosso ParisRenata Araujo/Divulgação

Aberto há dois anos, no Nosso as reservas são imprescindíveis! Vários famosos já foram provar sua comida franco-brasileira, entre eles a atriz Natalie Portman, que foi jantar com os pais e outros políticos e personalidades francesas. Afinal, ele fica em uma região pouco conhecida dos turistas, mas muito familiar dos parisienses, repleto de pequenos bares e restaurantes que eles gostam de frequentar. 

Renata Araujo
Alessandra Montagne e os cozinheiros brasileirosRenata Araujo/Divulgação
Renata Araujo
Alessandra Montagne e Renata Araujo no Nosso ParisRenata Araujo/Divulgação

Alessandra faz questão de conhecer todos seus fornecedores, afirma a importância da matéria-prima para o produto final sair do jeito que imaginou e luta contra o desperdício dos alimentos. A chef controla a cozinha com leveza e maestria e conta ainda com outros dois funcionários brasileiros. Alessandra comanda ainda o Tempero, ali em frente, mistura de delicatassen e restaurante informal, o Little Tempero, no 6º  Arrondissement, perto do Jardin de Luxembourg, e foi convidada para assumir a cozinha de um elegante restaurante, o Dana, mediterrâneo na sofisticada região da Saint Honoré. Como dá conta de tudo? “Pego o metrô e em 20 minutos estou lá uma vez por semana. No dia-a-dia, entrego para a formidável chef executiva brasileira Lais Borba.”

Renata Araujo
Menu degustação harmonizadoRenata Araujo/Divulgação
Renata Araujo
A famosa coxinha da chef Alessandra MontagneRenata Araujo/Divulgação
Renata Araujo
Renata Araújo – ambiente do Nosso ParisRenata Araujo/Divulgação

Legitimada por mestres da gastronomia francesa, como Alain Ducasse, Yannick Alléno e Romain Meder, Alessandra é apaixonada pelo que faz, um exemplo de mulher e que enche nós, cariocas, de orgulho! Ela confessa que um dos seus sonhos é abrir um restaurante no Brasil, “assim, com jeito de casa, porque acho mais acolhedor, e na minha cidade, o Rio, claro”!

.
Alessandra Montagne em momento de folga./Divulgação

Renata Araújo é jornalista e editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da pagina do instagram @youmustgoblog

Continua após a publicidade

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO