Posted on

Caves São João, Uma História Viva na Bairrada

Resumo Histórico

Fundada em 1920, sendo uma das pioneiras caves na região da Bairrada e que ainda se encontram em atividade, a Caves São João localiza-se na cidade de Anadia, capital do espumante português. O objetivo inicial foi comercializar vinhos da região do Douro, os icônicos vinhos do Porto e também diversos licores. Após uma década começaram a produzir vinhos tranquilos e também espumantes pelo método clássico na região da Bairrada, sob o acompanhamento técnico do enólogo francês Gaston Mennesson.

Após alguns anos iniciaram as exportações de seus vinhos para o Brasil e em seguida para algumas colônias portuguesas da África. Na década de 50 lançaram o vinho Frei João (DOC Bairrada) com a inédita designação “Reserva”, com o pioneiro rótulo em cortiça e lançaram também o vinho Porta dos Cavaleiros (DOC Dão), ambos os vinhos se tornaram verdadeiros ex-líbris do produtor, e através deles contam boa parte da história vínica deste que é o produtor com uma das bibliotecas de vinhos mais antigas do país e ainda com alguns exemplares sendo comercializados na atualidade.

Atualidade

A Caves São João depois de ultrapassar tantos desafios ao longo da sua história centenária como mudanças de legislações que fizeram muitas caves fecharem as portas na Bairrada, alguns fatos históricos dentro do país e também problemas internos, na atualidade esta resiliente empresa continua firme e com o foco em produzir vinhos ainda melhores e que encantem aos mais exigentes consumidores. Hoje a empresa tem armazenado em suas caves milhares de garrafas, produz vários rótulos diferentes entre vinhos das regiões do Dão e da Bairrada, exporta para diversos países e seus vinhos também são muito apreciados pelo mercado nacional, tornando-os uns queridinhos de apreciadores de vinhos com muita qualidade. Esta histórica empresa bairradina recentemente recebeu importantes investimentos com a aquisição de cotas de novos investidores que tem o foco em elevar ainda mais a imagem da Caves São João e a qualidade de seus vinhos.

Quinta do Poço do Lobo

Um dos brilhantes do produtor sem dúvida é a Quinta Poço de Lobo, uma quinta com 40 ha localizada em Pocariça (Cantanhede). Possui um microclima, exposições solares e fragmentos de solos fantásticos para a produção de uvas com excelência. A Quinta foi toda replantada, onde seus técnicos selecionaram os melhores clones de determinadas castas para cada parcela. Nesses solos estão implantadas as castas tintas como a Cabernet Sauvignon, a Baga, a Moreto, a Touriga Nacional, a Alicante Bouchet, a Castelão, a Pinot Noir e nas brancas, a Chardonnay, a Arinto, a Maria Gomes dentre outras castas.

Os vinhos produzidos a partir da matéria prima desta magnífica Quinta são as referências dos espumantes Quinta do Poço de Lobo e os tintos Quinta do Poço do Lobo, um blend com as castas Baga, Moreto e Castelão, e outro varietal com a Cabernet Sauvignon, e também um Quinta do Poço do Lobo rosé.

Biblioteca Vínica

Com um dos acervos vínicos de vinhos tranquilos mais antigos de Portugal, a Cave São João guarda em suas magníficas “catacumbas” milhares de garrafas, um verdadeiro tesouro que conta a história de uma empresa que ultrapassou diversos dilemas históricos e que resistiu ao colapso em muitos momentos que marcam a sua trajetória, e se hoje nós Bacolovers que amamos vinhos, temos o prazer de desfrutar essas jóias foi graças ao trabalho dos técnicos e proprietários que passaram ao longo dos tempos e preservaram essas garrafas que podem nos dizer tanto sobre longevidade dos vinhos da região da Bairrada e do Dão.

Vinhos Especiais

Dentre os vários vinhos carregados de história que a Caves São João produz, destaco alguns rótulos que são muito especiais para mim, pois além de serem excelentes vinhos estão correlacionados a momentos especiais e que por si só contam imensas histórias.

O vinho branco 95 Anos de História Caves São João (2014), um 100% arinto provindas as uvas da Quinta do Poço do Lobo. Um vinho complexo, com excelente acidez e corpo, marcado por uma enorme elegância. Em seu rótulo tem grafadas duas frases que gostei imenso de ler sobre liberdade.

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.

-George Orwell-

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na Prisão. É uma questão de consciência.

-Mahatma Ghandi-

O vinho Bom Caminho (2011), um vinho especial que homenageia em seu nome a saudação aos peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, estando a Caves São João dentro da rota portuguesa que leva a Compostela. Um blend de Baga, Touriga Nacional e Merlot, em seu rótulo está estampado o carimbo que os peregrinos quando passam pelas Caves recebem com chancela que por ali passaram. Claro que uma peregrina como eu, não poderia deixar de menciona-lo e parabenizar a Caves por tal distinção e homenagem.

O espumante Caves São João Primeira Reserva é um vinho homenagem a história do início da produção dos espumantes pela empresa na década de 30, esta edição especial foi produzida unicamente em garrafa Magnum da safra 2017 e que possui 55 meses de autólise. Um vinho muito elegante, com um delicados e complexos aromas e um mousse em boca rico em finesse e sofisticação.

Visita e Eventos na Caves São João

A Caves São João dispõem de espaços para os mais variados tipos de eventos, que podem ser organizados com vários tamanhos de grupos e adaptados a medida conforme o interesse. Já participei de diversos eventos nas Caves como almoços, jantares, masterclass e no início deste mês de junho pude vivenciar um evento produzido a medida pela gestora das Caves, a Engenheira Célia Alves e sua eficiente equipe, para grandes apreciadores de vinhos premium, os Bacos do Digital.

Pudemos viajar na história viva das Caves através dos seus antigos vinhos das regiões da Bairrada e do Dão, uma prova inesquecível para o seleto grupo, que ainda contou com um magnífico almoço servido por uma empresa especializada e com magnífico menu apresentado pelo próprio chef, tudo isto dentro das suas catacumbas de espumantes, um local icônico para apreciar vinhos com tanta riqueza de histórias. Fica algumas imagens dos vinhos degustados, mesmo sendo difícil escolher um em especial destaco o Porta dos Cavaleiros Branco 1964(DOC Dão), esse incrível vinho ainda mostrava-se VIVO e com capacidade de mais longevidade.

A Bairrada é sem dúvida uma região vitivinícola rica em história e tradições, apesar de representar somente cerca de 3% do vinho produzido em Portugal, nela são produzidos 2/3 dos espumantes do país. Por essas terras a rainha das castas é a Baga, uma casta que tem um perfil muito versátil na enologia, pois produz espumantes elegantíssimos e também grandes vinhos tintos com uma grande capacidade de longevidade e já até alguns rótulos inovadores de Blanc de Noir de vinhos tranquilo utilizando a Baga. A Caves São João está de parabéns pela sua história e por ter chegado ao século XXI com vinhos que retratam tanto o que a Bairrada e também o Dão podem oferecer ao mundo.

Espero que você leitor tenha gostado deste compilado de informações sobre um dos ex-líbres desta região apaixonante que é a Bairrada, fica o convite para você conhecer a Caves São João e também degustar seus maravilhosos vinhos.

Saudações Báquicas à você leitor e ao Vinum Baerradinum !!!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal