Posted on

Aprenda a Harmonizar Vinho e Salmão

O salmão é um peixe muito versátil no momento da harmonização, possui bom teor de gordura e sabor marcante, podendo combinar com uma variedade de rótulos, desde brancos a tintos. O salmão pode ser preparado de diversas formas e acompanhando uma variedade de ingredientes de acordo com cada receita, portanto, é importante se atentar a aspectos do prato como molho, acompanhamentos e modo de preparo.

O salmão quando recebe na receita molhos à base de frutas tropicais, como o clássico molho de maracujá, acaba formando um certo contraste entre a carne e o molho, que acompanha bem vinhos Sauvignon Blanc, que são frescos e cítricos, harmonizando por afinidade.

O molho branco proporciona um caráter aveludado ao prato, o que pede por um vinho intenso e com boa acidez, como os brancos Riesling ou Chenin Blanc, ou com espumantes brut.

Salmão ao molho de mostarda e mel é um prato agridoce e leve, com notas delicadas que harmonizam perfeitamente com as uvas Chardonnay e Viognier, que possuem acidez média e agradável, com aromas herbáceos.

Também existem diversos modos de preparo do salmão que não acompanham molho, como o salmão grelhado. De textura macia e delicada, este prato exige um vinho de corpo leve, como Sangiovese, Pinot Noir ou Gamay. Chardonnay sem passagem por barricas de carvalho também é uma boa opção de harmonização.

O sushi de salmão é um prato clássico entre os amantes da culinária japonesa, este prato oriental frio exige um vinho leve, delicado, aromático e com boa acidez. Boas opções são os vinhos brancos da uva Riesling ou mesmo os tintos Pinot Noir.

Já o salmão defumado recebe um marcante sabor tostado e salgado que acompanham bem espumantes brut bem refrescantes, além de rosés frutados ou mesmo tintos elaborados com Pinotage, pois estas bebidas ajudam a equilibrar os sabores e proporcionam uma experiência agradável de harmonização.

Fonte:

Vinho em Casa