Posted on

A pérola do Atlântico – Guia de viagem para a Região do Vinho da Madeira

A pérola do Atlântico - Guia de viagem para a Região do Vinho da Madeira

A Madeira é considerada um dos porta-enxertos da indústria vitivinícola portuguesa. As vinhas foram trazidas pela primeira vez para a Madeira por colonos ingleses no século XV. Através da aposta na viticultura e da determinação em cultivar excelentes vinhas, as vinhas logo cobriram grande parte da paisagem madeirense. Inicialmente, os viticultores da Madeira produziam vinhos brancos e tintos, mas desde o século XVIII, esta região vinícola tornou-se internacionalmente conhecida especificamente pelos seus vinhos generosos. Para os verdadeiros apreciadores e apreciadores de vinho, a Madeira oferece a oportunidade de percorrer a estrada da memória vitivinícola. Combine isto com a requintada beleza natural e faz da Madeira um local a não perder.

O berço do Vinho Madeira – um dos vinhos generosos mais apreciados do mundo
Visite a região vinícola da Madeira e desfrute de vinhos que alcançaram fama ao longo dos tempos. A região oferece aos amantes do vinho uma vasta gama de vinhos de excelente qualidade. Mime-se com os mundialmente conhecidos vinhos fortificados da Madeira e visite algumas das melhores casas de vinho em Portugal.

Vinhas de pérgulas

A região vinícola da Madeira faz parte do DO Madeira, DO Madeirenses e do IG Terras Madeirenses. A região é conhecida pela produção de vinho generoso com o nome do local onde é feito – Vinho Madeira. As vinhas da região vinícola da Madeira são cultivadas principalmente em pérgulas tradicionais. Destas pérgulas, os cachos pendem baixos onde são protegidos do sol pelas folhas. Este método produz altos rendimentos de uvas com alto nível de acidez. Esta característica das uvas é o que torna os vinhos da Madeira tão únicos.

Outras áreas vitivinícolas notáveis ​​na região vitivinícola da Madeira incluem o Seixal e São Vicente. Lá você pode encontrar Espumante – um vinho português efervescente, espumante e semelhante a champagne. Nos últimos tempos, o Espumante tornou-se extremamente popular entre os amantes do vinho, pois os espumantes das ilhas são sempre algo inusitado. Este espumante português tem sabores de brioche, torradas e biscoitos.

Os vinhos da Madeira são conhecidos por terem vários perfis de sabor diferentes. Apesar disso, a maioria desses vinhos carrega os sabores de açúcar, caramelo, pêssego, nozes, laranjas e avelãs. O DOC Madeira é mais conhecido pela sua sobremesa ou vinho fortificado mundialmente famoso. Estes vinhos estão disponíveis em vários níveis de doçura. Os vinhos de sobremesa da Madeira que são considerados os melhores, são aqueles que envelhecem por um período de tempo relativamente curto.

Variedades de uva

Variedades tintas: Tinta Negra, Bastardo.

Castas brancas: Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia, Terrantez, Listrao.

Como é o Gosto dos Vinhos da Madeira?

Vinhos que são feitos para agradar o paladar de todos os amantes e bebedores de vinho.

Na Madeira encontram-se ambos: vinhos de lote e vinhos monovarietais. Os vinhos brancos da Madeira podem ser descritos como frescos e delicados. Estes vinhos são muito fáceis de beber e são perfeitos quando servidos como aperitivo ou quando acompanhados de um peixe branco leve.

O vinho rosé da Madeira é outro exemplo do excelente vinho produzido nesta ilha. Normalmente, este vinho é muito aromático e tem notas de frutos silvestres e cerejas. Pode ser descrito como um vinho crocante com um nível de acidez equilibrado.

O vinho fortificado da Madeira é produzido em determinadas áreas. Este vinho é representado em vários estilos, dependendo das especificidades da vinificação (adição de aguardente vínica, processo de aquecimento, envelhecimento etc.). Existem vinhos fortificados secos, semi-secos e doces (ou seja, “ricos”) em oferta. O sabor único dos vinhos fortificados da Madeira advém do processo de aquecimento e arrefecimento repetidos do vinho. Este processo resulta no vinho com sabores de toffee, caramelo, nozes e frutas cozidas.

Lugares para visitar na Madeira

Porto Santo – A Ilha Dourada

Porto Santo é uma ilha que emerge das águas azuis do Oceano Atlântico. Esta ilha perfeita é conhecida por seus trechos de praias brancas e águas azul-turquesa. A ilha é um paraíso para os visitantes em qualquer época do ano devido ao seu clima excelente e quente. Além das praias, o Porto Santo tem uma série de outras atrações para os visitantes. Estes incluem os Jardins do Infante, o Museu Cristóvão Colombo e o Largo do Pelourinho. Porto Santo é o destino turístico perfeito com uma oferta variada para todos os visitantes.

Prazeres – Uma Pequena Cidade com Grande Charme

Prazeres é uma pequena vila da Madeira. Esta pequena e pitoresca vila portuguesa está localizada perto da Calheta. À primeira vista, os Prazeres podem parecer despretensiosos, mas não se deixe enganar! Prazeres tornou-se uma movimentada vila portuguesa com muitos restaurantes e bares incríveis. Uma das maiores características dos Prazeres é que não faz muito calor no verão, tornando-o perfeito para longos passeios panorâmicos.

Algumas das atrações mais populares nos Prazeres são a Levada Nova, o parque de ciclismo Bikulture, a Igreja de São Bento e o Jardim das Plantas Indígenas da Madeira. Há muitas opções de acomodação com vistas deslumbrantes sobre o oceano azul cintilante. Os Prazeres proporcionam a fuga perfeita da cidade e devem ser incluídos nos roteiros de todos na Madeira.

Jóia Escondida da Madeira – Viaje para o Céu

Fuja das movimentadas regiões turísticas da Madeira e faça uma viagem ao teleférico das Achadas da Cruz. Uma viagem neste belo teleférico leva os visitantes à praia da Fajã de Quebrado Nova. Até recentemente, a praia da Fajã de Quebrado Nova só era acessível por barco. Como resultado disso, ainda é relativamente remoto e esquecido pela maioria dos visitantes. Faça um piquenique e perca-se nesta área incrivelmente bonita. As praias de seixos, as águas azuis e a espetacular natureza circundante são o lugar perfeito para recarregar as energias na natureza.

A natureza é a melhor terapia – Descubra a Beleza Natural da Madeira
A beleza natural da região da Madeira é uma das suas maiores atracções. A ilha tem uma incrível variedade de fauna e flora. O ambiente natural da Madeira é tão espectacular que foi classificado como Património Mundial Natural da UNESCO. Visite a Madeira e deixe-se envolver pela natureza.

Laurissilva da Madeira – A maior floresta de louros do mundo

A Laurissilva da Madeira está localizada dentro do Parque Nacional da Madeira. Esta área é a maior floresta de louros sobrevivente, tornando-se um local único para visitar. Ao visitar a Laurissilva da Madeira, comece pelo Ribeiro Frio e faça um passeio tranquilo pela Levada. Este passeio termina numa varanda natural com vista para as belas áreas florestais circundantes. A Laurisilva da Madeira oferece a oportunidade perfeita para experimentar a natureza intocada pela intervenção humana.

Pico Ruivo – Caminhada no ponto mais alto da Madeira

O Pico Ruivo é o pico mais alto das montanhas da Madeira. Este pico está localizado a 1862m acima do nível do mar. Uma caminhada até o pico é a atividade perfeita para os amantes da natureza e para quem gosta de passar o tempo ao ar livre. No Pico Ruivo existem dois percursos pedestres diferentes. A rota mais popular é a caminhada mais desafiadora. Esta rota não é para os fracos de coração, mas oferece vistas incríveis das áreas circundantes. Os caminhantes avançados podem aproveitar esta rota que leva aproximadamente 6 horas para terminar. A segunda rota de caminhada é menos desafiadora e leva aproximadamente 3 horas para ser concluída. Pegue a sua garrafa de água e aproveite a aventura do Pico Ruivo.

Gastronomia da Ilha da Madeira

A região vinícola da Madeira não é apenas o destino perfeito para o enoturismo, mas também um paraíso para os amantes da gastronomia. A culinária local possui sabores deliciosos. Esses sabores únicos foram transmitidos por gerações desde a época dos camponeses locais. Visite a Madeira e delicie o seu paladar.

Espetada – Espetada de carne de dar água na boca

A espetada pode ser considerada o prato oficial da Madeira. Esta deliciosa refeição é o prato perfeito para quem gosta de carne. A espetada é feita com pedaços de carne bovina espetados no espeto. Antes da carne ser espetada é marinada em sal e alho e sabor adicional. A carne espetada é então cozida em fogo quente. Ao visitar a Madeira, encontrará Espetada em quase todos os menus. É mais bem apreciado com fatias grossas de pão e harmonizado com um excelente vinho tinto local.

Bolo de Mel – O bolo da Madeira

O Bolo de Mel é um bolo tradicional da região da Madeira. Os madeirenses consideram o Bolo de Mel o deserto mais antigo da região. Este delicioso bolo é feito com canela, mel, amêndoas e nozes. Tradicionalmente, o Bolo de Mel era comido no Natal, mas não é apreciado em qualquer época do ano. Uma dica ao visitar a Madeira – ao comer o seu Bolo de Mel, não corte o bolo, mas sim rasgue pequenos pedaços e coma-os à mão.

Fonte:

Tudo Sobre Vinho