Era manhã de um domingo de inverno e, antes das 11h, a calçada da rua Pacheco Leão, bem em frente ao bar e restaurante Eleninha, já estava toda tomada por uma turma heterogênea. Havia ali desde ciclistas envelopados em macaquinhos esportivos até mulheres de vestidos longos esvoçantes e homens com suas camisas de linho claro. Em comum, todos munidos de seus óculos escuros para drilhar a luz do sol. Enquanto essa turma esperava para entrar na casa, mais uma dúzia de clientes ansiosos aguardavam para colocar o nome na lista de espera, que preenchia uma página e meia. Uma moça bem vestida surgiu em frente ao bar, fez pose, disparou uma saraivada de selfies e, segundo depois, entrou num carro, seguindo seu rumo. O disputado evento em questão era uma coffee party, mais uma novidade impulsionada pela mudança de hábitos da geração Z, nascida entre 1995 e 2010, e que vem conquistando outras faixas etárias. A turma dorme e acorda cedo, e evita a temida ressaca em nome do bem-estar. “Vi o anúncio no Instagram e, como já conheci a vida noturna da cidade, quis fazer algo diferente”, contou a intercambista portuguesa Francisca Ventura, 21 anos, que esperou mais de uma hora na calçada até conseguir entrar na casa.

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Nos Estados Unidos, país que ajudou a disseminar a festa em que a cafeína é protagonista, o consumo de álcool entre adultos de 18 a 35 anos caiu 10% nas duas últimas décadas, segundo um estudo da consultoria Gallup. Em terras brasileiras, metade da população maior de idade não ingere bebida alcoólica, como aponta uma pesquisa do Datafolha divulgada em maio. Desse total de abstêmios, 48% costumavam ingerir, mas pararam, e 34% tomaram a decisão por fins de saúde. No fervo do Eleninha, a bartender Taynah de Paula despachava cafés gelados, drinques à base da bebida estimulante e criaÁões alcoólicas, ao melhor estilo brunch party. “No domingo a gente pode relaxar”, brincou a empresária Monica Andrade, 55 anos, que tinha levantado às 5h30 para pedalar na Vista Chinesa e emendou o programa. Enquanto bebericava uma mimosa, combinaÁão de espumante e suco de laranja, ela afirmou que o grande chamariz do evento era o horário. “Às nove da noite já estou dormindo”, acrescentou.
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O apetite pelas festas diurnas, num ritmo mais calmo, também é tendência no verão europeu, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e aterrissou em São Paulo antes de pipocar pelo Rio. Na capital paulista, até mesmo a rede Starbucks já apostou no modelo, quando lançou uma linha de copos e canecas com as estampas da Farm. “Fizemos a primeira edição no início de junho, numa pegada mais agitada, mas vieram famílias com cachorro e criança. Ao longo do tempo, fomos adaptando”, explicou Ana Luiza Real, gerente de marketing do Elena e do Eleninha. Quando VEJA Rio esteve por lá, no primeiro fim de semana de julho, músicas latinas, brasileiras e soul ecoavam das caixas de som. “A trilha sonora tem um BPM calmo, refletindo o clima da manhã de domingo”, descreveu o DJ Lôu Caldeira. O som alto elevava um pouco o tom das conversas, sempre contidas, mas o clima de festinha com pista de dança passava longe. Por volta das 13h, já com os clientes chegando para o almoço, um carrinho de chope posicionado do outro lado da rua, passou a atrair mais a atenção.

Engana-se quem pensa que as coffee parties se restringem às plácidas manhãs de domingo no Horto. A Crums Confeitaria, em Copacabana, já fez duas edições, com preparações especiais da bebida, menu caprichado de doces, DJ das 11 às 19 horas e uma turma que se arrisca mais na pista. No Nolita Roastery, no shopping NewYorkCityCenter, na Barra, os encontros com música e degustações são sempre às sextas, a partir das 15h. Para Marcelo Torres, à frente do grupo Bestfork, que administra a casa, o sucesso desse modelo é explicado pelo interesse crescente no grão, além de refletir as preferências da geração Z. “Antigamente, as pessoas saíam para jantar às 21h. Hoje em dia, pouquíssimos comensais ainda estão à mesa às 23h. Os hábitos mudaram”, definiu. Independentemente do horário ou do lugar, um cafezinho (ou vários) é sempre a desculpa perfeita para sair de casa, papear e aproveitar o dia.
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