Posted on

A Divinal Ribeira Sacra

Breve História e Localização

Há quem se refira a região Ribeira Sacra como um dos grandes segredos da Galícia. Localizada na região norte da Espanha, cortada por dois importantes rios, o Minho e o Sil e alguns afluentes. Repleta de paisagens de tirar o fôlego com cânions monumentais e impactantes, e com um viticultura que ultrapassa o heroísmo de um povo, é algo sem dúvida divino. O início desta história remete ao próprio início do cristianismo onde monges buscavam um local que lhes proporcionassem uma vida eclesiástica de reclusão.

Houveram muitos fatos históricos em que a região passou, mas manteve-se durante os séculos preservando um patrimônio com uma das maiores concentrações da Europa de igrejas e mosteiros do período medieval. Por muitos séculos o vinho tinto Amandi foi produzido com caráter exclusivo ao Papa, para se ter uma ideia da importância da expressão deste terroir para as figuras eclesiásticas que dominavam as principais regiões vitivinicolas do mundo no período da Idade Média. A importância da presença dos romanos não pode ser esquecida sobretudo na implantação da viticultura.

A área possui 2500 ha de vinhedos implantados e representa cerca de 5,2% da região da Galícia. O status de Denominação de Origem Ribeira Sacra foi obtido em 3 de setembro de 1996 no Conselho de Agricultura, Gandería e Montes da Junta da Galicia, é o mais jovem da região e está sub-dividida em 5 áreas, a Amandi, a Chantada, a Quiroga-Bibei, a Ribeiras do Minho e a Ribeiras do Sil.

.

Descrição do Terroir

As manchas de solo na Ribeira Sacra apresentam diversidades com presença de granito, quartzo, argila, areia e limo. Os vinhedos estão implantados majoritariamente em terraços com inclinações impressionantes, fator que faz com que essa região seja conhecida pelos especialistas como uma viticultura heróica.

Numa viticultura de montanha é bom sempre lembrar que o clima pode variar bastante conforme a altitude e a exposição solar a que o vinhedo está implantado e também a presença de massas de água como rios ou oceanos. Em Ribeira Sacra pode se dividir em dois grandes tipos de clima, o do Vale do Minho que apresenta influência climática Atlântica e Continental, com um índice pluviométrico de 900 mm/ano e temperatura média de 14°C e o do Vale do Sil com influência mediterrânea e Continental, com um índice pluviométrico de 700 mm/ano e temperatura média de 13°C.

As castas produzidas em maior densidade é a tinta Mencía e a branca Godello, mas estão autorizadas as produções também das tintas Bracellao, Merenzao, Sousón, Caiño Tinto, Caiño Longo, Caiño Bravo, Garnacha Tintureira, Mouratón, Tempranillo, Gran Negro e das brancas Loureira, Treixadura, Dona Branca, Albariño, Torrontés, Branco Lexítimo e Caiño Branco. A Mencía é a casta mais importante e é considerada por muitos o Pinot Noir espanhol, em Portugal recebe o nome de Jaen e é produzida na região do Dão.

Estilos de Vinhos

Cerca de 80% dos vinhos produzidos na Ribeira Sacra são tintos e 20% brancos. O estilo do vinho pode variar conforme o terroir especifico do vinhedo ou devido o processo de vinificação utilizado pelo produtor e o enólogo.De modo geral são tintos de corpo, tanino e acidez média, com presença de aromas frutados como cereja, romã, amora e também algum ligeiro floral. Quando estagiado em barrica ganha notas especiadas discretas. Nos brancos se destaca a frescura e notas aromáticas de frutas cítricas e flores, podendo ter alguma presença de untuosidade quando estagiado sur lees.

Há duas divisões estabelecidas pelo Conselho Regulador Ribeira Sacra para estar na menção dos rótulos, os vinhos Ribeira Sacra Súmmum que devem conter 85% de castas tintas autorizadas quando mencionado como um varietal, em caso de não varietal devem possuir no mínimo 60% da casta Mencía e no caso do vinho branco só está presente as castas autorizadas brancas. Os vinhos mencionados em seus rótulos somente Ribeira Sacra devem possuir 70% das castas tintas autorizadas em caso de varietal. Os vinhos Súmmum que não conseguiram atingir níveis analíticos ou organolépticos exigidos para essa menção, podem ser rotulados como Ribeira Sacra.

Enoturismo

A região é um verdadeiro convite a explorar a natureza, a história, a cultura e sobretudo as várias Bodegas da região que estão completamente alinhadas para o saber receber.

Visitar in loco os terraços e perceber o grau de inclinação e as dificuldades que se tem para produzir uma garrafa de vinho em Ribeira Sacra sem dúvida é uma experiência incrível e aproveito para deixar um convite a você leitor para quando possível ir visitar a região, e aliar a isto poder contemplar vistas panorâmicas extraordinárias dos cânions, fabulosos monumentos arquitetônicos, provar uma excelente enogastronomia e também degustar néctares divinos carregados de muita história e muito heroísmo de um povo resiliente. Abaixo imagens dos produtores Rectoral de Amandi, Adega Algueira e Bodegas Regina Viarum.

Rectoral de Amandi – www.rectoraldeamandi.com

Adega Algueira – www.adegaalgueira.com

Bodegas Regina Viarum – www.reginaviarum.es

Espero que você tenha gostado deste compilado de informações e imagens sobre a Ribeira Sacra, desejo muita saúde e boas provas com os vinhos desta região mágica onde a vitis brota nas encostas das montanhas íngrimes da Galícia.

Saudações Báquicas!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal