Posted on

O Vinho no Reino de Navarra

Imagem captada em Bargota, Navarra em Julho 2022

Um grande amor pela terra e uma enorme paixão pelo vinho foi o que constatei com meus próprios olhos peregrinando a pé por todo o norte do reino de Navarra. Adentrando este reino pela belíssima e histórica capital Pamplona e seguindo para Obanos, Puente La Reina, Estella, Ayegui, Igúzquiza, Los Arcos e Torres del Rio. Neste percurso foram muitos quilômetros apreciando os detalhes desse terroir vínico tão encantador.

O vinho está presente nesta região já há muitos séculos e faz parte da cultura e da tradição fazê-lo com muito esmero e qualidade. A região se caracteriza além do vasto acervo histórico-cultural, pela grande diversidade de paisagens e climas dentro deste mesmo reino. Navarra possui uma particularidade climática, ela está na confluência dos tipos de climas, atlântico, continental e o mediterrâneo. Em seu relevo destaca-se está cercada ao norte pela cordilheira da Cantábria, receber influência dos Pirineus (montanha do vale do Roncal) e a região está localizada no vale do rio Ebro.

Com esta diversidade de micro-climas Navarra produz vinhos tintos, brancos e rosés com qualidade para acompanhar deliciosos pratos com a culinária local ou também com a cozinha internacional. 

Com cerca de 10.200 ha de área com a Denominação de Origem ( D.O.), divididos em cinco sub-regiões : Baja Montaña, Valdizarbe, Tierra Estella, Ribeira Alta e Ribeira Baixa. A casta mais produzida na região é a melindrosa Garnacha das tintas, mas há forte presença também da Tempranillo, Mazuelo, Graciano e das internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir . Nas brancas a Viúva, Malvasia e Garnacha Branca marcam presença como castas autóctones e a Chardonnay, Sauvignon Blanc e a Moscatel de Grano Menudo como brancas internacionais bem adaptadas ao terroir. 

Uma curiosidade é que mais de 70% da plantação é com castas autóctones ( Garnacha, Tempranillo e etc. ) e 30% que estão com castas internacionais no território. Dentro do D.O. Navarra são produzidas 90% de castas  tintas e só 10% de castas brancas, e essas todas juntos são magníficas para produzirem deliciosos néctares de Baco. 

Convido você leitor desbravar os vinhos D.O. Navarra, boas provas e muita saúde.

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal