Posted on

Vinho Nero d’Avola

Vinho Nero d'Avola

Nero d’Avola é uma das histórias de sucesso da Sicília, seguindo a onda da recente atenção global da ilha do sul da Itália. É encontrado em todos os lugares, desde vinhos comerciais de um único varietal em franquias de pizza até vinicultores cult, de intervenção mínima e de pequena escala que enfeitam as prateleiras das lojas de vinhos da moda.

Nero d’Avola (também conhecido como Calabrese) é a variedade de uva de vinho tinto mais importante e amplamente plantada na Sicília. Vastos volumes de Nero d’Avola são produzidos na ilha todos os anos e têm sido produzidos há séculos. A uva de pele escura é de grande importância histórica para a Sicília e leva o nome atual da cidade de Avola, na costa sudeste da ilha. A área foi um foco de comércio e movimento populacional durante a Idade Média e Nero d’Avola foi frequentemente usado para adicionar cor e corpo a vinhos menores na Itália continental.

Traduzido, Nero d’Avola significa “Preto de Avola”, uma referência à coloração escura distinta da uva, mas suas origens exatas são objeto de debate. A região da Calábria pode reivindicar a variedade por meio de seu sinônimo Calabrese (que significa “da Calábria”), embora este termo possa ser uma derivação de Calaurisi, um nome antigo para alguém de Avola.

Durante a maior parte do século 20, a Nero d’Avola foi usada como uva de mistura e o nome raramente aparecia nos rótulos dos vinhos. Na virada do século 21, no entanto, a sorte da uva mudou consideravelmente, e agora é comum encontrar Nero d’Avola produzido também como um vinho varietal. É frequentemente comparado ao Syrah porque gosta de condições de crescimento semelhantes (a Sicília tem um clima mediterrâneo quente) e exibe muitas características semelhantes.

Dependendo dos métodos de produção, o Nero d’Avola pode ser transformado em vinho denso e escuro que é armazenado em barricas de carvalho e adequado para envelhecimento, ou vinhos jovens e frescos. Vinhos mais jovens mostram sabores de ameixa e suculentos, frutas vermelhas, enquanto exemplos mais complexos oferecem sabores de chocolate e framboesa escura.

Nero d’Avola normalmente tem taninos altos, acidez média e um corpo forte. No entanto, também pode ser muito suave se cultivada em altitudes mais altas, onde temperaturas mais baixas restringem os níveis de álcool. Ela prospera na parte oriental da Sicília e está sendo testada na Austrália e na Califórnia. Por causa de sua cor generosa, o Nero d’Avola às vezes é produzido como vinho rosé.

Harmonizações de comida para Nero d’Avola incluem:

  • Salada de frango com romã, pinhões e passas (rosé)
  • Rissóis de porco assado caramelizado (bun cha)
  • Bife de alcatra grelhado na brasa
Fonte:

Tudo Sobre Vinho