Posted on

5 pratos para harmonizar com Chardonnay

5 pratos para harmonizar com Chardonnay

É o Chardonnay, um dos vinhos brancos mais populares e queridos do mundo. Por isso que no dia 26 de maio, o mundo celebra o Dia Internacional do Chardonnay. Neste dia, em 2010, o designer e sommelier californiano Rick Bakas criou uma enquete no Twitter para comemorar um dia do vinho na véspera do Memorial Day.

No dia internacional do Chardonnay (conhecido como #ChardonnayDay ou #ChardDay), discutiremos as harmonizações mais populares de Chardonnay, que capturam o espírito do vinho, bem como as vinícolas onde você pode provar este vinho estético!

Características do vinho Chardonnay

Os principais sabores e aromas – limão, maçã, pêra, abacaxi, pêssego e figo.

  • Você também encontrará – aromas de ervas, especiarias, florais e minerais. Aromas após envelhecimento em carvalho – baunilha, torta assada, manteiga, açúcar caramelizado, crème brûlée, endro, coco.
  • A temperatura de serviço – para chardonnay sem tempero: é de 9 °C, para aqueles com idade de 12 °C.
  • Acidez – abaixo da média (envelhecido em carvalho) – acima da média (sem carvalho).

O que você deve saber sobre Chardonnay

O berço do Chardonnay é a Borgonha, mas a variedade é adaptável a qualquer clima e produz resultados significativamente diferentes, e muitas vezes inesperados, sob diversas condições. Da França e da Itália ao Novo Mundo, o Chardonnay é um dos favoritos entre os vinicultores. Chardonnay pode produzir vinhos em uma variedade de estilos: leve, fresco, mineral, sem carvalho ou rico, cremoso, carvalho e espumante. Também possui extrato de carvalho, que confere ao corpo um sabor de baunilha e uma textura cremosa, além de notas de nozes, mel e uma nota cítrica picante.

Harmonização de pratos para Chardonnay

Ao harmonizar o Chardonnay com a comida, deve-se levar em consideração o perfil aromático do vinho, bem como seu corpo e acidez. Chardonnays leves e crocantes com poucas características de carvalho combinam bem com refeições mais leves; Chardonnays ricos em carvalho (baunilha, torrada, fumaça) combinam bem com alimentos mais ricos que refletem os sabores mais doces e amanteigados do vinho.

Chardonnay com frutos do mar

Chardonnay complementa perfeitamente peixes e frutos do mar. É sempre um ganha-ganha! O marisco tem propriedades altamente nutritivas e é uma excelente fonte de proteínas de fácil digestão. Conhecer essas características dos alimentos facilitará a escolha do vinho adequado para a sua refeição.

Chablis e ostras

Chardonnay de Chablis cresce em solos argilosos Kimmeridgian, que são literalmente cobertos de conchas antigas do período Jurássico. O que é, senão um sinal? Considerando que os frutos do mar têm um tom de iodo, precisamos de vinhos jovens, frescos e minerais. Por exemplo, refeições de ostras e Chablis combinam muito bem! O estilo salino do Chablis Chardonnay combina perfeitamente com a textura fresca das ostras.

Langhe Chardonnay e sopa de salmão

A sopa de salmão norueguês tem uma textura espessa e cremosa e um sabor suave. O delicado Chardonnay do Piemonte, com sua boa mineralidade e acidez contida, equilibra maravilhosamente a rica sensação na boca da sopa.

Chardonnay com sushi

Sushi e pãezinhos são pratos fantásticos que vêm em uma ampla gama de cores. Eles têm notas doces, picantes e salgadas. O ponto chave aqui é selecionar o vinho Chardonnay certo para combinar com um sabor básico, mas rico de pãezinhos, a fim de destacar e complementar seus méritos.

Que tal rolinhos com cream cheese?

Os principais queijos cremosos usados ​​para pãezinhos são ”Philadelphia” e ”California”. Os nomes dos rolos simplesmente implicam que eles foram criados por chefs japoneses que viajaram para os Estados Unidos. Os rapazes rapidamente descobriram como conquistar corações e começaram a adicionar queijo cremoso em pãezinhos, cuja marca mais conhecida é simplesmente chamada de “Filadélfia”.

Os Chardonnays do Novo Mundo farão um belo par aqui, já que são igualmente ricos e cremosos, mesmo com um leve açúcar residual – deixe-o combinar com o queijo.

Chardonnay com queijo

Chardonnay para queijos macios e semi-moles é um excelente parceiro. Por exemplo, Chardonnay crocante/leve + brie, mussarela fresca e Chardonnay frutado/rico + ricota e queijos fontina.

Borgonha Chardonnay e Brie

Brie é um queijo macio feito na região de Brie da França. É preparado a partir de leite de vaca ou ovelha.

Brie tem um pouco de sabor de noz, picante e doce. Esses sabores em evolução e mudança tornam o queijo incrivelmente versátil. Eles também permitem que o queijo combine bem com diferentes vinhos. Este queijo tem um alto teor de gordura, por isso requer um companheiro ácido e forte para ajudá-lo a perder peso. Chardonnay é uma combinação requintada com Brie. A acidez do vinho ajuda a purificar o paladar, evitando que a riqueza do queijo se torne demasiado dominante. O vinho também tem corpo suficiente para complementar a cremosidade do queijo, tornando-os uma harmonização requintada.

O Chardonnay da Borgonha com queijo brie será o suficiente para comemorar o final da semana de trabalho ou seu paladar excepcional.

Chardonnay com carne

Que tipo de proteína combina perfeitamente com Chardonnay? Embora possa parecer confuso em termos de cor, um prato de carne combina bem com Chardonnay! Chardonnay, especialmente Chardonnay de carvalho, combina bem com carne de porco (porco assado com maçã ou creme), vitela, coelho, frango (assado com ervas) e peru (molho de limão e alho grelhado).

Chardonnay de almôndegas de coelho

Chardonnay de Mendoza e almôndegas de coelho

Mais uma bela opção para quem é apaixonado por um sabor suave e cremoso. Tente combinar almôndegas de coelho em um molho de creme com açafrão com um vinho argentino Chardonnay. Mendoza Chardonnay tem um corpo bastante encorpado e uma cremosidade de carvalho perceptível, então o prato deve ser delicado.

Chardonnay com cogumelos

Cogumelos vêm em uma variedade de formas e tamanhos e podem oferecer muita profundidade e corpo a qualquer prato, seja carne, arroz ou macarrão. Todas essas combinações oferecem uma variedade de texturas e sabores, dando-nos uma ampla gama de opções para acompanhar Chardonnay. Cogumelos que são perfeitos para Chardonnay: shitake, porcini, cogumelos ostra.

Chardonnay e Torta de Cogumelos

Chardonnay de Mâconnais e torta de cogumelos

Se você usar cogumelos Porcini frescos e batatas quebradiças na torta, ela ficará arejada e leve. Coloque o recheio no forno com o molho de creme de leite, sal e pimenta moída na hora. Chardonnay complementa lindamente a base cremosa dos pratos. Borgonha Chardonnay da denominação AOC de Mâconnais (Macon) à torta tornará sua refeição agradável e memorável.

Fonte:

Tudo Sobre Vinho