Posted on

Quinta da Barca, Uma Linda História no Douro

Esta belíssima Quinta localiza-se em Mesão Frio, na sub-região do Baixo Corgo no Vale do Douro, numa zona de transição entre a região do Douro e a região dos Vinhos Verdes. A paisagem é monumental, os vinhos produzidos tem arrastados inúmeros prêmios, mas é a riqueza de histórias que esta Quinta carrega que é o verdadeiro motivo de lhe convidar a ler este artigo.

Uma das Quintas mais antigas da região, carrega em seu nome ” Quinta da Barca ” um pedaço da rica história do próprio Douro, onde as pessoas que desejavam atravessar de uma margem para outra do rio, tinham que utilizar barcas e pagar taxas aos proprietários para se locomover. Isto foi há muitas décadas atrás e hoje ao pé da Quinta passa a linha de comboio e que é um dos encantos de quem visita a Quinta, admirar a fantástica paisagem dos socalcos e poder contemplar o trem passando entre as vinhas beirando o rio Douro.

Segundo dados de 2020 do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a sub-região do Baixo Corgo possui uma área total 45.000 ha dos 250.000 ha total do Douro, sendo que 13.204 ha de área com vinhas dos 43.708 ha total do região do Douro. O solo predominante na região é o xisto e o clima proporciona excelentes amplitudes térmicas e capacidade de produção de muitas castas com características diferentes devido a grande quantidade de microclimas presentes entre as montanhas. O Baixo Corgo produz vinhos mais frescos, elegantes e com ótima acidez o que lhes conferem uma boa ajuda para longevidade.

A Quinta da Barca possui no total em área 15 ha, sendo 12 ha com produção de vinhas, sendo estas em seu total autorizadas para produção de vinho do Porto pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), onde parte da produção a Quinta vende e outra parte produz belíssimos vinhos DOC Douro. As principais castas produzidas são Tinta Barroca, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Francisca e Touriga Nacional nas tintas sendo a última um clone da região do Dão. As brancas produzem Arinto, Viosinho, Malvasia Fina e uma nova área com uma pequena parcela com a Folgasão, casta que tem sido bastante requisitada pelo enólogos para composição de blends.

Vinhos DOC Douro tranquilos a Quinta da Barca produz atualmente branco, tinto e rosé, já nos espumantes produz um maravilhoso Blanc de Noir chamado Pontas Soltas e neste verão já haverá também uma grande novidade de um espumante rosé especial já com a marca premium ” Quinta da Barca ” , esta adquirida recentemente.

Reservo um parágrafo a parte para compartilhar o grande trabalho que a bióloga molecular Justina Teixeira vem fazendo na Quinta da Barca, a Quinta que os pais adquiriram em 1995 e começaram a replantar e a recuperar as vinhas desde de 2000. Ela que não era desta área, foi desafiada pela vida a cuidar dos negócios da família, devido um grave problema de saúde do seu pai, quem comandava tudo. Ela, uma mulher destemida, determinada e extremamente inteligente vem apresentando ao mercado vínico seus vinhos com muita maestria e ousadia. Ela promete que a nova marca de vinhos premium ” Quinta da Barca” vem como verdadeiros néctares especiais de Baco e eu uma amante de vinhos especiais já estou ansiosa a espera de poder degusta-los.

Desejo ainda mais sucesso a Quinta da Barca e excelentes provas à você leitor, saúde !

Quinta da Barca
www.quintadabarca.pt
+351 969 425 300

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal