Posted on

Abrolhamento – Ciclo da Videira

O abrolhamento ou também conhecido como período de brotação se dá na primavera e portanto dependendo onde estão implantadas as vinhas podem variar os meses do ano em que esse fenômeno natural ocorre, se as vinhas estiverem plantadas no hemisfério Norte ocorre nos meses de Março e Abril dependendo da casta ou da latitude, e se estiverem plantadas no hemisfério Sul ocorre nos meses de Setembro e Outubro também variando conforme a casta ou a latitude.

O interessante deste período do ciclo da videira é que ele marca o início do crescimento vegetativo onde os gomos se “inflam e explodem” dando origem aos brotos e pâmpanos e a partir disso ocorre o desenvolvimento dos órgãos da planta, as ramificações, os sarmentos, a floração e os cachos de uva.

Dentre as castas viníferas podemos classifica-las neste período como castas de abrolhamento precoce ou abrolhamento tardio, como exemplo temos castas como Maria Gomes, Bical, Chardonnay e Pinot Noir que não necessitam que as temperaturas estejam muito altas para brotar, já as castas Syrah, Cabernet Sauvignon, Malvazia Fina e Tempranillo já necessitam de temperaturas bem mais altas para que ocorra o seu abrolhamento.

Um detalhe interessante e que necessita de um alerta dos produtores durante esta fase, são com as geadas que podem acontecer no período da primavera onde podem matar os gomos e gerar muitas quebras na produção, há casos em que quase toda a safra é perdida. Algo extremamente trágico para o produtor que labuta as suas videiras o ano todo.

Agora me diz aqui nos comentários, você já acompanhou este período de abrolhamento das videiras? Gostou desta curiosidade ? 

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal