Posted on

Polvos e Vinhos: Dicas de Harmonização

Os frutos do mar compõem pratos muito apreciados em diversas possibilidades de harmonização com vinhos. Os moluscos, como lulas e polvos, são alguns dos frutos do mar muito presentes na culinária brasileira. O polvo, especificamente, é um molusco de oito braço que, diferentemente das lulas e sepsias, não possui tentáculos, seu corpo é mole e em forma de saco, sua carne possui baixo teor de gordura com grande percentual de proteínas e ômega 3, além de uma boa quantidade de fósforo e vitamina B12.

O polvo possui uma carne com sabor ligeiramente neutro, portanto, no momento da harmonização, o mais importante é se ater aos componentes do prato em geral. O alimento pode ser preparado de diversas formas, e cada uma delas deve receber uma atenção diferenciada quando se deseja apostar em uma harmonização com vinhos. Se trata de um fruto do mar nobre que pode compor receitas frias ou quentes.

É comum ver em diversos locais que vinhos brancos são as principais recomendações para harmonizar com frutos do mar em geral, mas esta não é uma regra, a diversidade de preparos que o polvo pode receber também altera os vinhos mais indicados para a harmonização.

Um polvo à lagareiro, por exemplo, é um prato de sabor forte e, portanto, deve ser harmonizado com um vinho com a mesma potência, como um branco estruturado ou tintos da casta italiana Sangiovese, a espanhola Tempranillo, ou mesmo um Syrah. Também é recomendado que o vinho seja servido ligeiramente fresco.

O arroz de polvo, popular na culinária brasileira em especial para dias festivos, é um prato de sabores complexos e particulares. Boas opções de vinhos para harmonizar com essa iguaria incluem brancos estruturados, como Godello, Verdejo, Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Caso o prato seja cozido em vinho tinto, no entanto, vinhos brancos deixam de ser uma boa opção de harmonização.

O ceviche de polvo inclui diversos sabores distintos em seu preparo que agregam sabor ao ingrediente principal, em especial a cebola, limão, alho e pimenta. Para harmonizar com este prato fresco e saboroso, o ideal é optar por vinhos aromáticos e com boa acidez, como os brancos Gewürztraminer, Vinho Verde ou um espumante Cava.

Estes foram apenas alguns exemplos de pratos preparados com polvo, existem diversas outras possibilidades que merecem ser experimentadas.

Fonte:

Vinho em Casa