Posted on

Caudalie: A Revolução da Beleza com os Bioativos da Uva

A revolucionária Caudalie é uma empresa privada e reportou receita de 430,4 milhões de dólares em 2023, evidenciando o seu revolucionário crescimento desde a sua fundação em 1995. Neste artigo abordarei como a marca francesa de cosméticos transformou resíduos das uvas em produto de luxo, a partir da ajuda da ciência e com o foco em sustentabilidade. Entenda também onde o Château Smith Haut Lafite entra como palco do enredo desta bela história de empreendedorismo envolto da cadeia do vinho.

Crédito de imagem: Dayane Casal

O casal Mathilde e Bertrand Thomas foram sensibilizados para iniciar a empresa após uma informação preciosa fornecida pelo professor Joseph Vercauteren, PhD, então Diretor do Laboratório de Farmácia da Universidade de Bordeaux. Em 1993 quando esteve visitando a propriedade dos pais de Mathilde em plena vindima, o lendário Château Smith Haut Lafite em Bordeaux, ao ver ser descartado todas as sementes de uvas junto com o bagaço, disse : “Estão descartando um tesouro”. Explicou que nas sementes das uvas haviam grandes quantidades de polifenóis, os antioxidantes mais poderosos do reino vegetal, e uma vez estabilizados, seriam poderosas moléculas antienvelhecimento e que poderiam fazer um fabuloso creme antirrugas. O casal havia acabado de se formar em Gestão de Empresas e já estavam cogitando criar um negócio, logo idealizaram associar o professor aos seu projeto, o convidando a descobrir uma fórmula para estabilizar os polifenóis presentes na uva. Assim surgiu a fórmula resultando no registro de patente e dando origem em 1995 a marca Caudalie.

O cientista estudava compostos antioxidantes da videira e compartilhou com os fundadores da Caudalie sua descoberta de que os oligômeros de procianidina da semente de uva são potentes antirrugas . Sob sua liderança científica, a Caudalie fez suas primeiras patentes incorporaram os polifenóis de sementes de uva em cosméticos, e mais tarde desenvolveram patentes de resveratrol e viniferina com sua equipe na universidade.

Com intensos trabalhos de pesquisas para elaborar fórmulas especiais, em apenas dois anos, lançaram os três dos primeiros produtos contendo os polifenóis isolados e estabilizados a partir das semente das uvas, surpreendendo o mercado da beleza. Após o passar do tempo, a marca expandiu abrindo spas, boutiques, um novo laboratório e uma moderna fábrica.
Uma curiosidade é que o nome Caudalie está ligado às raízes da empresa, pois vem de uma unidade de medida de tempo de persistência do vinho em boca após a degustação. Traduzindo 1 caudalie equivale a 1 segundo de percepção aromática em boca. Os fundadores desejavam homenagear a origem da marca no universo do vinho e também a idéia de persistência e refinamento. Em resumo o nome tem o simbolismo da elegância e a duração de uma experiência sensorial que permanece tanto no paladar quando o vinho é consumido, quanto na pele através do uso dos produtos da marca.

Breve linha do tempo da marca Caudalie:
• 1999: Lançamento da Eau de Beauté, um dos produtos mais icônicos da marca.
• 2001: Abertura do primeiro Spa Vinothérapie no Château Smith Haut Lafitte.
• 2006: Adoção de uma abordagem mais sustentável e formulações livres de parabenos.
• 2012: Expansão internacional com presença em diversos países, incluindo Brasil e Portugal.
• 2021: Inauguração da fábrica eco-friendly em Gidy, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Atualmente a Caudalie é uma das marcas mais respeitadas no setor de cosméticos naturais e de luxo, sendo reconhecida por seus produtos à base de vinoterapia e sua forte responsabilidade ambiental.

O início do investimento no negócio os fundadores utilizaram os recursos próprios oriundos da família envolta das atividades dos vinhedos e do vinho, e com a ajuda das pesquisas acadêmicas para desenvolverem os primeiros produtos. Na atualidade a Caudalie permanece uma empresa privada e familiar, e tem investido fortemente em expansão e inovação. Um exemplo foi a inauguração do laboratório de formulações naturais e centro de logística na cidade de Gidy na França que envolveu 20 milhões de euros. Cerca de 5% do orçamento anual é destinado à pesquisa e inovação, e os recursos humanos também fazem parte da parcela de investimentos constantes. Desde o ano de 2012 a empresa é membro do “1% for the Planet” mostrando sua sinergia e prioridade com a sustentabilidade, dedica também parte das vendas a causas ambientais.

Como é uma empresa privada, não listada na bolsa, o valor de mercado dela não é público. Todavia, a marca registrou receitas anuais de $430 milhões, cerca de 398 milhões em 2023, apresentando um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Há estimativas de valuation da marca que giram em torno de 800 milhões, considerando múltiplos mercados, que a marca opera globalmente, tem presença forte em canais premium, apelo pela sustentabilidade e inovação. Números que explicam o peso da marca dentro do mercado da beleza. Em 2018 a co-fundadora Mathilde Thomas recebeu a distinção Legião de Honra Francesa pelo sucesso empresarial e pelo compromisso com fórmulas ecologicamente corretas.

Estima-se que os produtos da empresa estão presente em 52 países em torno de 30.000 pontos de vendas. O maior mercado de consumo da marca é a própria França, com cerca de 30% do faturamento da empresa, seguidos vem os Estados Unidos e a Itália. Outros mercados mais significativos são a Espanha, Alemanha e a China. Uma curiosidade é que Portugal está classificado como o quinto país europeu em vendas, e a marca cresceu nos últimos anos cerca de 50% dentro das terras Lusas. A maior parte das vendas ocorre dentro da Europa Ocidental, principalmente na França, Itália e Espanha, e nas Américas os EUA lidera, contudo a marca está cada vez mais presente no mercado asiático.

A Caudalie nasceu do aproveitamento dos resíduos da colheita das uvas, seus produtos utilizam moléculas isoladas e estabilizadas extraídas da uva e também da videira. Em conjunto os bioativos fornecem à pele principalmente ação antioxidante, hidratante, anti-idade e clareadora, a seguir alguns exemplos e detalhes dos ativos e suas promessas.

Os polifenóis extraídos da semente da uva são os poderosos antioxidantes naturais, a marca informa que eles reafirmam e protegem a pele humana contra o dano dos radicais livres, que correspondem com até 80% dos sinais de envelhecimento.
Já o mais famoso aliado a saúde o resveratrol é extraído dos sarmentos “sarments de vigne”, que são considerados resíduos agrícolas, onde ocorre a extração e a purificação da molécula para compor a matéria-prima dos cremes com ação firmadora e antirrugas. Ele estimula a síntese de elastina e colágeno e aumenta a produção natural de ácido hialurônico, firmando a pele e alisando as linhas de expressão.
A partir da seiva da videira é extraída a viniferina, considerada o agente clareador natural mais eficaz no tratamento de manchas na pele. Sua ação bloqueia e regula a enzima tirosinase, que produz melanina, o terror de quem sofre de melasma. Além de previnir e tratar as manchas, ele uniformiza e ilumina o tom da pele.
A água vegetal mineral extraída das raízes da videira é rica em oligoelementos, minerais, polifenóis antioxidantes e polissacarídeos hidratantes. O produto promete acalmar e hidratar intensamente e reforçar a microbiota da pele, beneficiando as peles sensíveis, sobretudo com o uso contínuo.
O óleo da semente da uva é fonte vegetal de vitamina E e ácidos graxos essenciais. A marca o utiliza em esfoliantes devido ação emoliente e nutritiva, removendo as células mortas.

Em 2001 inaugurou o primeiro Spa Vinothérapie no Château Smith Haut Lafitte, um marco para a marca reforçando o posicionando da empresa no mercado de luxo. A Caudalie a parti daí passou a criar spa em vinhedos selecionados. Na atualidade existem 8 spas Vinithérapie oficiais da marca, todos instalados em hotéis ou vinhedos emblemáticos como o pioneiro Le Souces de Caudalie, Les Sources de Cheverny, Château de Germigney em Port-Lesney, Hotel Marqués de Riscal em Bilbao. Além desses há spas parceiros exclusivos da marca como por exemplo o no Hotel Yeatman em Vila Nova de Gaia, L’AND Vineyards em Montemor-o-Novo.

Além do que já foi mencionado a marca possui dezenas de boutiques-spas urbanos em grandes cidades onde oferce tratamentos rápidos com os ativos da vinoterapia. Na soma total entre os 8 spas Vinothérapia e 36 boutiques-spas, são 44 locais utilizando de forma específica os seus produtos sempre com os ativos da Vitis vinífera, esta planta milenar e sagrada.

Espero que você leitor tenha gostado de ler este compilado de informações sobre esta empresa francesa e tão especial para nós que amamos o universo do vinho. Em seu DNA a cultura vínica está expressa de forma explícita e em todos os seus produtos carregam os bioativos de uma planta que já possui cerca de 200 milhões de anos presentes em nosso planeta e provavelmente foi uma das primeiras plantas a ser domesticada pelo próprio homem. Desejo muito mais sucesso a empresa e que ela também sobretudo contribua neste momento crítico do setor, a defender, a fomentar e a preservar a cultura vínica para as próximas gerações.
À você leitor habitual das minha palavras, desejo boas provas com bons vinhos e muita saúde.
Saudações Báquicas !

Fontes: Algumas informações foram extraídas de sites institucionais da Caudalie e outras de reportagens do mercado.

Fique por dentro das novidades do setor também acompanhado aos episódios do Bacocast , o podcast vínico que aborda temas importantes da cadeia do vinho, através de conversas com convidados ilustres e com uma abordagem única da hostess Dayane Casal.
Clique na imagem acima e acesse agora mesmo este canal que transborda a cultura vínica.

Fonte:

Mundo de Baco por Dayane Casal