Posted on

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a “Fashion Week” dos Vinhos

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

É bem provável que você já tenha ouvido falar das semanas de moda de Nova York, Paris ou Londres. O En Primeurs é a resposta do mundo dos vinhos a esses eventos — uma espécie de “semana de moda” dedicada aos rótulos finos. Durante uma semana, produtores de várias partes do mundo se reúnem para apresentar suas safras mais recentes a compradores internacionais.

“Os vinhos apresentados são amostras retiradas diretamente do barril e ainda estão em estágios muito iniciais de desenvolvimento”, explica Josephine Davies, corretora da Justerini & Brooks. “Isso dá aos compradores uma ideia de como o vinho pode evoluir até o engarrafamento, que costuma acontecer em cerca de dois anos. Se você é convidado para o Primeurs, tem o privilégio de um ‘primeiro olhar’.”

Assim como acontece nas passarelas da moda, o Primeurs permite aos compradores conhecerem os lançamentos antes de chegarem oficialmente ao mercado. Todos os vinhos destacados durante o evento são colocados à venda nas semanas seguintes — e o sistema permite que os convidados comprem garrafas que ainda nem foram engarrafadas.

Segundo Davies, o sistema en primeur (ou “vinhos futuros”) existe em Bordeaux desde o século XVIII. “A Borgonha iniciou seu próprio sistema de primeurs em 1989, e ambos continuam até hoje. No passado, comprava-se en primeur para garantir uma cota do produtor preferido, registrando o interesse antecipadamente e pagando adiantado.” Historicamente, essa era a maneira mais econômica de adquirir vinhos — conhecida como a forma mais barata e simples de assegurar sua parte da produção.

Divulgação

O sistema en primeur permite que você compre vinho que ainda não foi engarrafado

“Na época, era a chance de obter vinhos muito raros que, fora desse período, dificilmente chegariam ao mercado”, acrescenta Davies. “Quando você compra vinho en primeur, ele costuma ter um preço menor, já que está ajudando o fluxo de caixa do château ao pagar por um produto ainda em elaboração.”

Embora o conceito tenha surgido em Bordeaux, ele se espalhou para outras regiões vinícolas, como Borgonha, Piemonte e Alemanha. “Alguns vinhos degustados en primeur se esgotam no lançamento”, diz Davies. “Isso significa que essa pode ser sua única oportunidade de prová-los. De modo geral, os vinhos apresentados no En Primeur são feitos para envelhecer — seja por cinco ou cinquenta anos —, então pode levar bastante tempo até que possam ser degustados novamente.”

Os compradores avaliam diversos fatores ao provar vinhos diretamente do barril. O mais importante, segundo Davies, é identificar a fruta, a acidez e a estrutura — aquilo que dá “bons ossos” a um vinho para envelhecer bem. “Esses aspectos, aliados ao preço final, ajudam na tomada de decisão.” Como os vinhos ainda são muito jovens nessa fase, a degustação costuma ser menos prazerosa do que abrir uma garrafa pronta, já que os taninos e a acidez estão mais pronunciados.

O evento En Primeur acontece anualmente em Londres e é aberto a profissionais do setor de vinhos.

O post Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a “Fashion Week” dos Vinhos apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte:

Notícias e Conteúdos sobre vinhos na Forbes Brasil